Queimadura Flashcards
Por quê a derme é considerada a “verdadeira pele”?
Porque contêm:
- vasos sanguíneos,
- vasos linfáticos,
- nervos,
- colágeno,
- os anexos da epiderme - glândulas sudoríparas, sebáceas e folículos pilosos.
Relate as funções e localizações de:
- discos de Merkel
- Corpúsculos de Meissner;
- Corpúsculos de Ruffini;
- terminações bulbosas de Krause;
- Corpúsculos de Pacini
derme papilar: Corpúsculos de Meissner, Ruffini, terminações bulbosas de Krause.
derme reticular: Corpúsculos de Pacini
estrato espinhoso: discos de Merkel
toque: discos de Merkel, Corpúsculos de Meissner
calor: corpúsculos de Ruffini
frio: terminações bulbosas de Krause;
pressão e vibração: Corpúsculos de Pacini.
Como é classificada as queimaduras?
É classificada atualmente através da profundidade do tecido epitelial destruído.
- Queimadura superficial;
- Queimadura superficial de espessura parcial;
- Queimadura profunda de espessura parcial;
- Queimadura de espessura completa;
- Queimadura subdermal
Relate característica da queimadura superficial:
É a queimadura que atinge somente a epiderme, a clássica “queimadura de sol”.
A pele se mostra vermelha ou eritematosa, não há lesão da derme.
A superfície é seca e sem bolhas, pode apresentar um leve edema.
A cicatrização é espontânea e não deixa cicatriz.
Relate característica da queimadura superficial de espessura parcial:
Ocorre dano através da epiderme, sendo destruída totalmente, e dano leve a moderado na derme.
O sinal mais comum é a presença de bolhas intactas.
A superfície terá aparência úmida, será vermelha viva pois a derme está inflamada, se for feita pressão contra o tecido, aparecerá uma área branca como resultado do deslocamento do sangue nos capilares sobre pressão.
O edema pode ser moderado, é uma queimadura extramamente dolorosa, com a ferida aberta o paciente fica sensível a mudança de temperatura, exposição ao ar e toque leve.
A cicatrização ocorre sem intervenção cirúrgica por meio de produção e migração de células epiteliais da periferia da ferida e anexo de pele sobreviventes.
A formação de cicatrizes é mínima.
Relate característica da queimadura profunda de espessura parcial:
Envolve a destruição da derme que está abaixo na camada reticular. A maioria das terminações nervosas, folículos pilosos e glândulas sudoríparas será lesada.
Cor mista de vermelho ou branco encerado, quanto mais profunda mais branca parecerá, o preenchimento capilar é lento após aplicação de pressão.
Edema é acentuado, há grande perda de água por evaporação, devido à destruição tissular e vascular.
A área de queimadura apresenta sensibilidade diminuída ao toque leve e estímulo pontiagudo, porém retém o senso de pressão devido aos corpúsculos de Pacini profundamente na derme reticular.
A preservação dos folículos pilosos e o crescimento de novos pêlos indica que é uma queimadura profunda de espessura parcial e não uma lesão de espessura completa.
O desenvolvimento de cicatrizes hipertróficas e quelóides é uma consequencia frequente deste tipo de queimadura.
Relate características da queimadura de espessura completa:
As camadas da epiderme e derme são destruídas, é caracterizada por uma escara dura, ela é rígida e seca, como se fosse couro.
Os folículos pilosos são destruídos e terminações nervosas também, tornando uma ferida insensível, porém há dor devido as áreas adjacentes afetadas.
Neste tipo de queimadura não há sítios disponíveis para reepitelização da ferida, todas as células epiteliais foram destruídas e será necessário um enxerto de pele sobre a ferida.
zona de coagulação: local onde as células estão irreversivelmente lesadas, devido à falta de tecido viável e quantidade de escara, o risco de infeccção é aumentado.
zona de estagnação: contêm células lesadas que podem morrer dentro de 24 a 48 horas sem tratamento especializado.
zona de hiperemia: é o local de mínimo dano celular e o tecido deve se recuperar dentro de alguns dias sem efeitos permanentes.
Como é avaliado a área queimada?
A extensão da queimadura é avaliada usando uma regra do 9, no qual divide o corpo em áreas que são múltiplos de 9% da superfície corporal total.
Quais são os comprometimentos indiretos e complicações da lesão térmica (7).
- Infeccção
- Complicações pulmonares
- Complicações metabólicas
- Complicações circulatóras e da função cardíaca.
- Ossificação heterotópica
- Neuropatias
- Cicatrizes patológicas
Relate sobre as complicações pulmonares:
Os sinais de uma lesão por inalação são:
- queimadura facial, pelos nasais chamuscados, tosse áspera, rouquidão, sons respiratórios anormais, dificuldade respiratória;
As complicações primárias associadas a essa lesão são:
- envenamento por monóxido de carbono, lesão da traqueia, edema pulmonar, pneumonia, obstrução das vias aereas superiores.
Relate sobre as complicações metabólicas:
Há um aumento da atidade metabólica e catabólica, trazendo consequencias como:
- rápida diminuição no peso corporal, diminuição nas reservas de energia que são vitais para o processo de cicatrização;
Há um aumento de 1 a 2 graus °C na temperatura central. Se os individuos com queimadura forem colocados em um quarto com temperatura ambiente normal, exibirão perde excessiva de calor.
O tecido muscular é usado preferencialmente como fonte de energia, essa situação combinada aos efetios de repouso no leito, faz com que os músculos atrofiem.
O que pode causar neuropatia e locais mais comuns afetados?
Pode ser resultado do próprio tratamento como bandagens compressivas muito apertadas, talas mal ajustadas ou posicionamento prolongado e inapropriado do paciente. Os locais mais comuns de envolvimento são o plexo braquial, o nervo ulnar e o nervo fibular comum.
Como é a recuperação da epiderme?
O estímulo para o crescimento epitelial é a presença de uma ferida aberta expondo o tecido subepitelial, o epitélio intacto tenta cobrir uma ferida exposta através do movimento amebóide das células da camada basal da epiderme partindo da periferia ao centro da ferida.
Após, o fechamento da ferida, as celúlas podem começar a se dividir e multiplicar através da mitose, para isso, é preciso prover uma base adequada e suprimento sanguíneo.
O dano nas glândulas sebáceas pode causar ressecamento e prurido na ferida que está cicatrizando. A lubrificação pode ser um problema e a nova pele é caracteristicamente seca e pode colapsar. Os terapeutas precisam orientar sobre o uso de cremes hidratantes para lubrificar o tecido.
Como é a recuperação da derme na fase inflamatória?
A lesão que envolve tecidos mais profundos se recuperam através de três fases que se sobrepõe sobre a outra.
- FASE INFLAMATÓRIA: a primeira reação é a inflamação, que prepara a ferida para a cicatrização através de eventos hemostáticos, vasculares e celulares. Dura cerca de 3 a 5 dias e é caracterizada por eritema, edema, calor, dor e diminuição da ADM.
Inicialmente, quando um vaso sanguíneo é rompido, a parede do vaso se contrai para diminuir o fluxo sanguíneo. As plaquetas se agregam e a fibrina é depositada para formar um coagulo sobre a área. A fibrina serve para uma tripla função: retém parcialmente os líquidos corporais, protege as células subjacentes de se desidratarem e fornece substancia de coagulo firme a partir de onde as células podem se infiltrar, formando algo como uma rede do tipo treliça por onde as células podem escalar e se inserir na estrutura que está cicatrizando.
Após uma vasoconstrição transitória da vasculatura, que dura cerca de 5 a 10 minutos, os vasos se dilatam para aumentar o fluxo sanguíneo na área. Há um aumento da permeabilidade dos vasos sanguíneos, com vazamento de plasma para o espaço intersticial e subsequente formação de edema. Os leucócitos infiltram a área e começam a livrar o local de possível contaminação. É de particular importância a presença de macrófagos, responsáveis por atrair fibroblastos para a área.