TUTORIA 1.2 Flashcards
Defina a ansiedade
A ansiedade é um estado mental de antecipação a uma ameaça ou a uma ameaça potencial, resultando em um estado de maior vigilância. É caracterizada por experiências subjetivas, como preocupações, tensão e alterações fisiológicas, incluindo sudorese e tontura, bem como aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. Esse estado emocional também pode ser desencadeado por estímulos que não representam perigo imediato ou pode ser gerado por estímulos internos (p. ex., sensações corporais).
A ansiedade ocasional/esporádica, ou adaptativa, é parte normal da experiência humana, ajudando na sobrevivência dos indivíduos ao aumentar sua consciência e permitir respostas rápidas a possíveis perigos. Entretanto, quando persistente, desproporcional ao perigo real ou disruptiva, ela pode ser debilitante e considerada patológica.
Quais as características essenciais dos transtornos de ansiedade e como se diferem do medo e da ansiedade adaptativos/provisórios?
Como características essenciais dos transtornos de ansiedade, podemos citar o medo e ansiedade excessivos, persistentes (além dos períodos apropriados ao nível de desenvolvimento, e, em geral, durando seis meses ou mais) ou fora de proporção e as perturbações comportamentais relacionados, como mecanismos de esquiva de ameaças percebidas.
Como o clínico pode avaliar pode avaliar a proporção do medo e da ansiedade?
Como os indivíduos com transtornos de ansiedade em geral superestimam o perigo nas situações que temem ou evitam, a determinação primária do quanto o medo ou a ansiedade são excessivos ou fora de proporção é feita pelo clínico, levando em conta fatores socioculturais.
O medo e a ansiedade são estados mentais que se sobrepõem e se relacionam, estando ambos presentes nos transtornos de ansiedade. No entanto, também se diferenciam. Explique essa diferença:
Medo é a resposta emocional a ameaça iminente real ou percebida, associado a pensamentos de perigo imediato, a períodos de excitabilidade autonômica aumentada, necessária para luta ou fuga e comportamentos de fuga. Já a ansiedade é a antecipação de ameaça futura, associada a tensão muscular e vigilância para perigo futuro, com comportamentos de cautela ou esquiva.
Como os transtornos de ansiedade diferem entre si?
Embora os transtornos de ansiedade tendam a ser altamente comórbidos entre si, podem ser diferenciados pelos tipos de situações que induzem medo, ansiedade ou que são evitadas (comportamento de esquiva) e pelo conteúdo dos pensamentos ou crenças associados (ideacao cognitiva associada).
Como os transtornos de ansiedade impactam o indivíduo?
Em todos os transtornos de ansiedade, as manifestações somáticas, cognitivas e comportamentais podem interferir no funcionamento normal e levar ao sofrimento, com prejuízos no funcionamento pessoal, social e econômico, até mesmo incapacidade do paciente de sair de casa. Quando não tratados, esses transtornos tendem a evoluir para cronicidade.
V ou F
Os transtornos de ansiedade constituem uma das principais causas de incapacidade ao redor do mundo.
Verdadeiro.
V ou F
A maioria dos transtornos de ansiedade é detectada
Falso. A maioria dos transtornos de ansiedade permanece sem ser detectada, não sendo tratada pelos profissionais nos sistemas de saúde, mesmo em países economicamente desenvolvidos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), ______em cada _______ indivíduos apresenta ou já apresentou um transtorno de ansiedade. Globalmente, a prevalência em 12 meses é um pouco menor que a prevalência ao longo da vida, indicando que esses transtornos são relativamente _____________. Além disso, mais da metade dos pacientes com um transtorno de ansiedade apresenta ___________ transtornos de ansiedade ______________.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada quatro indivíduos apresenta ou já apresentou um transtorno de ansiedade. Globalmente, a prevalência em 12 meses é um pouco menor que a prevalência ao longo da vida, indicando que esses transtornos são relativamente persistentes. Além disso, mais da metade dos pacientes com um transtorno de ansiedade apresenta múltiplos transtornos de ansiedade comórbidos.
V ou F
Em geral, os transtornos de ansiedade são pelo menos duas vezes mais comuns em homens do que em mulheres.
Falso.
Em geral, os transtornos de ansiedade são pelo menos duas vezes mais comuns em mulheres do que em homens.
Os transtornos de ansiedade em geral ocorrem em qual período da vida?
Os transtornos de ansiedade em geral ocorrem no início da vida, sendo que grande parte já se manifesta na infância.
De modo geral, qual a idade de início média para os transtornos de ansiedade?
A idade de início média, de modo geral, é de 21,3 anos.
Qual idade tem maior risco de incidência para início de Fobias e TAS?
Fobias e TAS têm início particularmente precoce, com maior risco de incidência entre os 6 e os 17 anos de idade
Qual a idade média de início de TAS e Fobia específica?
- TAS 10,6 anos;
- Fobia Específica 11 anos.
V ou F
A prevalência dos transtornos de ansiedade em 12 meses na infância e na adolescência é semelhante à observada em adultos.
Verdadeiro.