TRATAMENTO FEBRE REUMÁTICA Flashcards

1
Q

Como é antibioticoterapia na febre reumática?

A

Todos os pacientes com FRA devem receber antibióticos suficientes para tratar a infecção estreptocócica do grupo A precipitante (Cap. 143). A penicilina é o fármaco de escolha, podendo ser administrada por via oral (VO) (como fenoximetilpenicilina, 500 mg [250 mg para crianças com ≤ 27 kg] VO, 2×/dia; ou amoxicilina, 50 mg/kg/dia [máximo 1 g] durante 10 dias**) ou como **dose única de 1,2 milhão de unidades (600.000 unidades para crianças com ≤ 27 kg) de penicilina G benzatina, IM.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

SALICILATOS E AINEs no tratamento da febre reumática.

A

Estes podem ser usados para o tratamento da artrite, da artralgia e da febre, uma vez confirmado o diagnóstico. Não têm valor comprovado no tratamento de cardite ou coreia. O ácido acetilsalicílico é o fármaco de escolha, administrado em uma dose de 50 a 60 mg/kg por dia, até um máximo de 80 a 100 mg/kg por dia (4-8 g/dia em adultos), em 4 a 5 doses fracionadas. Em doses mais altas, o paciente deve ser monitorado para sintomas de toxicidade por salicilato, como náuseas, vômitos ou zumbido; se os sintomas aparecerem, doses mais baixas devem ser usadas. Quando os sintomas agudos regredirem substancialmente, em geral dentro das primeiras 2 semanas, os pacientes com doses mais altas podem ter a dose reduzida para 50 a 60 mg/kg por dia por mais 2 a 4 semanas. Febre, manifestações articulares e reagentes de fase aguda elevados às vezes voltam a ocorrer até 3 semanas depois que a medicação é suspensa. Isso não indica uma recidiva e pode ser tratado recomeçando-se os salicilatos por um período curto. O naproxeno em uma dose de 10 a 20 mg/kg por dia é uma alternativa adequada ao ácido acetilsalicílico e tem a vantagem de a dosagem ser 2 vezes por dia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Tratamento ICC na febre reumática

A

Glicocorticoides: O uso de glicocorticoides na FRA permanece controverso. Duas metanálises não comprovaram o benefício dos glicocorticoides, em comparação com o placebo ou os salicilatos, na melhora do prognóstico da cardite em curto ou longo prazo. Contudo, todos os estudos incluídos nessas metanálises ocorreram há > 40 anos e não utilizaram medicações de uso comum hoje. Muitos clínicos tratam os casos graves de cardite (que causam insuficiência cardíaca) com glicocorticoides, na crença de que possam reduzir a inflamação aguda e resultar em resolução mais rápida da insuficiência. Entretanto, os benefícios potenciais desse tratamento devem ser balanceados contra os possíveis efeitos adversos. Se usado, prednisona ou prednisolona é recomendada em uma dose de 1 a 2 mg/kg por dia (máximo, 80 mg), em geral por poucos dias ou até um máximo de 3 semanas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Como é o tratamento da coreia na febre reumática?

A

As medicações para controlar os movimentos anormais não alteram a duração nem o prognóstico da coreia. Os casos mais leves podem ser tratados em geral pelo provimento de um ambiente tranquilo. Em pacientes com coreia grave, prefere-se a carbamazepina ou o valproato sódico ao haloperidol. Uma resposta pode não ser vista em 1 a 2 semanas; a medicação deve ser mantida por 1 a 2 semanas depois que os sintomas regredirem. Há evidências recentes de que os corticosteroides são efetivos e levam a uma redução mais rápida dos sintomas na coreia. Eles devem ser considerados em casos graves ou refratários. _Prednisona ou prednisolona pode ser começada com 0,5 mg/kg diariamente, com redução gradual o mais cedo possível, preferivelmente depois de 1 semana em caso de diminuição dos sintom_as, embora uma redução mais lenta ou um aumento temporário da dose possa ser necessário em caso de piora dos sintomas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como é a prevenção primária da febre reumática?

A

Idealmente, a prevenção primária deve implicar na eliminação dos principais fatores de risco para infecções estreptocócicas, em particular a superlotação domiciliar, porém isso é difícil de conseguir na maioria dos lugares onde a FRA é comum

Por isso, a base da prevenção primária para FRA continua sendo a profilaxia primária (i.e., o tratamento oportuno e completo com antibióticos de uma faringite causada por estreptococos do grupo A). Se a penicilina for iniciada dentro de 9 dias do início da faringite (conforme delineado anteriormente para o tratamento da FRA), prevenirá quase todos os casos de FRA que, caso contrário, se desenvolveriam. Em locais onde a FRA e a DCR são comuns, mas o diagnóstico microbiológico da faringite estreptocócica do grupo A está indisponível, como em países com escassez de recursos, as diretrizes de assistência primária recomendam que todos os pacientes com faringite sejam tratados com penicilina ou que um algoritmo clínico seja usado para identificar pacientes com maior probabilidade de faringite estreptocócica do grupo A. Embora imperfeitas, tais abordagens reconhecem a importância da prevenção da FRA à custa de tratar desnecessariamente muitos casos de faringite que não são causados por estreptococos do grupo A.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como é a prevenção secundária da febre reumática?

A

O principal controle da FRA e da DCR é a prevenção secundária. Como os pacientes com FRA têm um risco significativamente mais alto do que a população geral de desenvolver um novo episódio de FRA após uma infecção estreptocócica do grupo A, devem receber profilaxia com penicilina em longo prazo para prevenir recorrências. O melhor antibiótico para a profilaxia secundária é a penicilina G benzatina (1,2 milhão de unidades, ou 600.000 unidades para o paciente com peso ≤ 27 kg) administrada a cada 4 semanas. Esse antibiótico pode ser fornecido a cada 3 semanas (ou até mesmo a cada 2 semanas) a indivíduos considerados em risco particularmente elevado, embora uma dosagem mais frequente raramente seja necessária nas situações em que é possível alcançar uma boa adesão a um esquema de dosagem a cada 4 semanas. Em vez disso, a penicilina V oral (250 mg) pode ser administrada 2 vezes por dia, porém é menos efetiva do que a penicilina G benzatina. Pacientes alérgicos à penicilina podem receber eritromicina (250 mg) 2 vezes por dia.

A duração da profilaxia secundária é determinada por muitos fatores, em particular o tempo decorrido desde o último episódio de FRA (as recorrências tornam-se menos prováveis quanto maior for esse tempo_), a idade_ (as recorrências são menos prováveis com o aumento da idade) e a gravidade da DCR (se grave, pode ser prudente evitar até mesmo um risco muito pequeno de recorrência em virtude das consequências potencialmente sérias). A profilaxia secundária é melhor administrada como parte de um programa coordenado de controle da DCR com base no registro de pacientes. Os registros melhoram a capacidade de acompanhar os pacientes, identificar os que faltaram à profilaxia e instituir estratégias para melhorar a adesão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como é o prognóstico da febre reumática?

A

A FRA não tratada dura, em média, 12 semanas. Com tratamento, os pacientes geralmente são liberados do hospital dentro de 1 a 2 semanas. Os marcadores inflamatórios devem ser monitorados a cada 1 a 2 semanas até que tenham se normalizado (em geral, em 4-6 semanas), devendo ser realizado um ecocardiograma após 1 mês para determinar se houve progressão da cardite. Os casos com cardite mais grave necessitam de monitoração clínica e ecocardiográfica frequente em longo prazo.

Uma vez que o episódio agudo tenha regredido, a prioridade no tratamento é garantir o acompanhamento clínico de longo prazo e a adesão ao regime de profilaxia secundária. Os pacientes devem ser inscritos no registro local de FRA (se existir) e deve ser feito contato com os prestadores de assistência primária para garantir um plano de acompanhamento e administração de profilaxia secundária antes da dispensa hospitalar do paciente. Os pacientes e seus familiares também devem ser informados sobre a doença, enfatizando a importância da adesão à profilaxia secundária.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly