Transição menopáusica e menopausa Flashcards
Qual a definição de climatério? E qual a terminologia mais atual para esse período?
É o período fisiológico que se inicia desde os primeiros indícios de falta ovaríamos, mesmo que os ciclos continuem, e termina na senectude. Esta, por definição, se inicia aos 65 anos de idade.
A terminologia mais correta para esse período é transição perimenopáusica.
O que significa menopausa?
A última menstruação devido à falência ovariana. No entanto, essa última menstruação só pode ser chamada de menopausa após um ano de seu término. Ou seja, é um diagnóstico retrospectivo.
Qual a média de idade que as mulheres vivenciam seu último período menstrual?
Em média 51,5 anos, mas pode ocorrer em qualquer idade, sendo prematura antes dos 40 anos e tardia após os 55.
A que se deve o aumento dos níveis de FSH no período da transição menopáusica?
O aumento de FSH é atribuído à redução da secreção ovariana e inibida e não à redução na produção de estradiol. A inibida regula o FSH por meio do feedbacks negativo e a redução na sua concentração leva a um aumento no FSH. A produção de estradiol nessa fase oscila com essas flutuações no nível de FSH, podendo ficar até em mais altas concentrações do que em mulheres abaixo de 35 anos.
O que ocorre com a mulher no final da transição menopáusica?
Redução da foliculogênese, maior incidência de ciclos anovulatórios. Os folículos ovarianos sofrem uma taxa acelerada de perda até que finalmente ocorre exaustão. Essas alterações reflete, a redução da qualidade e na capacidade de secreção de inibida pelos folículos em fase de envelhecimento.
O que ocorre com os níveis do hormônio anti-mulleriano ao longo da idade fértil da mulher e o que ocorre na transição menopáusica?
O AMH mantém-se constante durante a vida fértil da mulher, caindo acentuada e progressivamente ao longo da transição menopáusica, podendo ser usado como marcador dessa fase.
O que ocorre com os hormônios do ciclo hipotálamo-hipófise-ovários durante a menopausa?
A liberação do hormônio esteroide ovariano cessa, abrindo a alça de feedback negativo. O GnRH é liberado com frequência e amplitude máxima. Como resultado, os níveis circulantes de FSH e LH aumentam e se tornam quatro vezes maiores que nos anos reprodutivos.