Tráfico De Drogas Flashcards

1
Q

Conceitue drogas.

A

Substâncias ou produtos capazes de causar dependência, assim especificados em lei e relacionados em listas atualizadas periodicamente pelo poder executivo da União. Enquanto não houver tal lista, denominam-se drogas substâncias entorpecentes psico trópicos, precursoras e outras sob controle especial da portaria número 344 da Anvisa, de 12 de maio de 1988.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Basta que a substância esteja na lista número 344/88 da ANVISA para configurar droga?

A

Sim. conforme jurisprudência pacífica do STJ e ST F , a exclusão da lista acarreta abolitio criminis.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Folha de maconha droga?

A

Sim, porque no item E da lista da portaria número 344/88 da ANVISA há plantas e em outro item fala em substâncias precursoras de outras que estão na lista.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Semente de maconha é droga?

A

Para doutrina não , porque ela não é planta ainda e porque não conteria o princípio ativo das substâncias efetivamente contidas na lista. Obs: o STF e o STJ entendem que a importação ou a venda , o tráfico de sementes de maconha , configuram tipo penal descrito no art. 33 parágrafo primeiro , inciso I da Lei 11.343/16, que trata de matéria-prima ou insumo destinado à preparação de droga.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Como se prova que uma substância droga?

A

Através do exame pericial, que faz uma análise de substância e narra que o produto integra um dos dispositivos da portaria 344. A droga é apreendida, realiza-se um narcoteste preliminar, que depois é confirmado pelo laudo definitivo, realizado em condições técnicas mais apuradas. O laudo preliminar, nos crimes de tráfico de drogas, é fundamental para o oferecimento de denúncia. Para a condenação, é necessária a apresentação do laudo definitivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual o bem jurídico protegido no nos crimes de tráfico de drogas?

A

A saúde pública.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

É admissível a incidência do princípio da insignificância nos crimes de tráfico de drogas?

A

Não, conforme jurisprudência do STF e STJ. Assim, tanto para traficantes como para usuários (para uso pessoal) , mesmo quando a quantidade encontrada for ínfima, não incide o princípio da insignificância , sob pena de descriminalização do próprio porte.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Usuário de drogas não é mais considerado criminoso?

A

O porte do usuário ainda é crime. O que há é um tratamento despenalizado para o usuário e repressor para o traficante.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quem é a competência para julgar o crime do art. 28 da Lei antidrogas (adquirir guardar tiver em depósito, trouxer consigo PARA CONSUMO PESSOAL, drogas, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar. Às mesmas medidas - advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade, medida educativa de comparecimento um programa ou curso educativo - submete-se quem para PARA SEU CONSUMO PESSOAL, semeia, cultiva ou colhe plantas destinadas à preparação de pequenas quantidades de substância ou produto que possa causar dependência física ou psíquica)?

A

Justiça Estadual. Há casos em que a acusação de tráfico de drogas é desclassificada para o art. 28.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O Direito Penal punir o uso de drogas?

A

Não. Ele pune apenas o porte ou a posse, pois o direito não pune autolesão.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Como distinguir usuário do traficante de drogas?

A

Para determinar se a droga destina-se ao consumo pessoal, o juiz atentará à natureza e a quantidade da substância aprendida no local e as condições em que se desenvolveu ação, as circunstâncias sociais e pessoais, bem como a conduta e os antecedentes do agente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

No que consiste o crime de tráfico de drogas?

A

Importar ,exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor a venda, oferecer, ter em depósito , transportar ,trazer consigo , guardar ,prescrever ,ministrar , entregar a consumo ou fornecer drogas , AINDA QUE GRATUITAMENTE, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Os verbos guardar e ter em depósito configuram crimes permanentes no tráfico de drogas. Explique.

A

Protrai-se no tempo, justificando flagrante e permitindo o ingresso no domicílio para apreensão de drogas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

A condição de viciado exclui a condição de traficante?

A

Não.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual elemento subjetivo do tipo tráfico de drogas?

A

O dolo. Não precisa haver nenhum fim especial como por exemplo levar vantagem lucrar. Obs: apenas o art. 28 (consumidor, e não, traficante) exige que seja para o consumo pessoal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais são as condutas equiparadas ao crime de tráfico de drogas?

A

1) quem importa, remete, produz, fabrica, etc., sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar, matéria prima insumo o produto químico DESTINADO à preparação de drogas. Ex. acetona para refino de cocaína. Tais produtos não precisam causar dependência ou estar catalogados na portaportaria 344 anvisa ; 2) quem realizar qualquer processo de plantação sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar de plantas que se constituam em matéria prima para preparação de drogas. Ex. quem tem grande plantação de maconha; 3) utilização de lugar o bem (propriedade) para realização de traficância. Ex. vigia que deixa usar o imóvel para tal fim. Obs. Se a utilização for para consumo pessoal , não se configura esse inciso.

17
Q

No crime equiparado ao de tráfico de drogas, os insumos abrangem máquinas?

A

Não insumos são outras substâncias que serão posteriormente transformadas em drogas.

18
Q

Descreva a conduta de uso compartilhado na Lei antidrogas (art. 33,& 3).

A

Oferecer droga eventualmente, sem objetivo de lucro , a pessoa de seu relacionamento , para juntos a consumirem. Pena - seis meses a um ano. É o tráfico punido de forma mais branda, pois tem menos relevância penal.

19
Q

Quais os requisitos para se configurar a causa de diminuição prevista no parágrafo quarto do artigo 33 da Lei antidrogas?

A

Nos delitos definidos no caput e parágrafo primeiro do art. 33, as penas podem ser reduzidas de 1/6 a 2/3 desde que o agente seja primário e de bons antecedentes e não se dedique a atividades criminosas e nem integre organização criminosa. Este parágrafo se destina ao traficante independente, à mula (pessoa cooptada para situação eventual). Os requisitos são cumulativos. Sobre não integrar organização criminosa, se não houver informação a respeito, em princípio, o indivíduo não integra.

20
Q

É possível a substituição da pena para penas restritivas de direitos dos crimes de tráfico de drogas?

A

Sim, caso o crime não tenha sido cometido com violência ou grave ameaça e a pena for inferior a quatro anos.

21
Q

Para se definir a infração da diminuição da pena entre 1/6 e 2/3 no caso concreto, o mesmo fato critério pode ser utilizado na primeira e terceira fases de aplicação da pena?

A

Segundo o STF, não, sob pena de “bis in idem”. Ex quantidade de drogas para definir que se trata de tráfico e, depois, para dizer que o acusado fax parte de organização criminosa, pois uma grande quantidade só é entregue a pessoa de confiança na organização.

22
Q

A atuação do agente no transporte, em atividade correspondente à função de mula configura automaticamente a sua vinculação a uma organização criminosa?

A

Segundo o STF, não. O recrutamento pode ser eventual.