Tradução E Replicacao Celular Flashcards

1
Q

Onde ocorre a tradução?

A

Ocorre no citoplasma pelos ribossomos livres e por ribossomos associados a superfície do RER.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Start códon

A

AUG - metionina

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Fatores envolvidos na ligação do a.a do RNAt correspondente

A

aminoacil RNAt sintase especifica e ATP..

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que a aminoacil RNAt sinta-se faz?

A

Essa enzima tem que reconhecer o anticódon e o códon do determinado aminoácido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Sítios do ribossomo

A

A – Entrada do aminoácido
P – Ligação peptídica
E – Saída do RNAt

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Etapa de INICAÇÃO da tradução

A

Inicialmente, na subunidade menor do ribossomo irá se ligar o RNAt ligado a metionina, esse conjunto se liga na região do CAP do RNAm e se desloca até parear com o códon de início da tradução (AUG).
Só então vem a subunidade maior e disponibiliza o sitio A para a entrada do próximo RNAt-aminoácido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Etapa de ELONGAÇÃO

A

Após a iniciação, corre a entrada dos diversos RNAt-
aminoácido correspondentes àquela fita de RNAm.

Isso acontece até chegar no Stop Códon

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Término da tradução

A

Após a chegada do Stop códon, há a ligação do fator de liberação ao códon de terminação que
ativam a hidrólise do polipeptídeo do peptidil- RNA

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Proteínas que corrigem a estrutura de proteínas terciárias mal enoveladas:

A

Chaperonas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Polirribossomos

A

Vários ribossomo traduzindo simultaneamente um mesmo rna

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Fatores de início da tradução, qual a função?

A

Deixa o RNA circular para aumentar a produção de proteínas quando necessário

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Proteassomo

A

Degradam proteínas (danificadas, erroneamente dobradas)

Mais específico que lisossomo

Ubiquitina: marcam proteínas que precisam ser degradadas (ubiquitina ligase)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Corpos de Lewy

A

Acúmulo de ubiquitina formam agregados que se prendem na parede de neurônios-> degradação por proteossomos -> demência

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Quais são os elementos necessários e as etapas da PCR (reação em cadeia da polimerase)?

A

Elementos necessários:

DNA alvo: é a sequência de DNA que se deseja amplificar.

Primers: são pequenos oligonucleotídeos sintéticos que são complementares às regiões flanqueadoras do DNA alvo e servem como iniciadores para a amplificação.

Taq DNA polimerase: é uma enzima termoestável que é capaz de sintetizar novas fitas de DNA a partir dos primers.

Desoxinucleotídeos trifosfato (dNTPs): são os blocos de construção para a síntese de novas fitas de DNA.

Solução tampão: é uma solução que contém sais que ajudam a manter a estabilidade da Taq DNA polimerase e otimizam a eficiência da reação.

Etapas da PCR:

Desnaturação: o DNA alvo é desnaturado, ou seja, as duas fitas do DNA são separadas por aquecimento a uma temperatura de cerca de 94°C por alguns segundos a minutos, dependendo da região alvo.

Anelamento: a temperatura é reduzida para cerca de 50-60°C, permitindo que os primers se liguem (anelamento) às regiões flanqueadoras complementares do DNA alvo.
Extensão: a temperatura é elevada para cerca de 72°C, a temperatura ideal para a Taq DNA polimerase, que inicia a síntese de uma nova fita de DNA, utilizando os dNTPs como blocos de construção, a partir dos primers.

Repetição: as etapas de desnaturação, anelamento e extensão são repetidas várias vezes (geralmente de 25 a 35 ciclos), amplificando exponencialmente a quantidade de DNA.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

PCR x Rt PCR

A

A principal diferença entre PCR (reação em cadeia da polimerase) e RT-PCR (PCR com transcrição reversa) é que a PCR amplifica diretamente o DNA, enquanto a RT-PCR amplifica o RNA por meio da transcrição reversa em cDNA (DNA complementar).

Na PCR, a amplificação é feita a partir de um template de DNA, utilizando primers que hibridizam (ligam-se) às sequências de interesse, permitindo a amplificação específica da sequência de DNA desejada.

Já na RT-PCR, o RNA é convertido em cDNA utilizando a enzima transcriptase reversa, que produz uma cópia complementar de DNA (cDNA) do RNA alvo. Em seguida, a amplificação é realizada como na PCR convencional, usando primers específicos que se ligam ao cDNA produzido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

qual é o mecanismo de ação da helicases na replicação do DNA?

A

Helicases são enzimas que desenrolam e separam as duas fitas de DNA durante a replicação, permitindo a exposição das sequências de nucleotídeos complementares que serão utilizadas como modelo para a síntese de novas fitas de DNA. As helicases são responsáveis pela quebra das ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas e pelo desenrolamento da dupla hélice do DNA em uma estrutura de fita simples.

17
Q

qual é o mecanismo de ação da topoisomerase na replicação do DNA?

A

A topoisomerase é uma enzima que atua na replicação do DNA, desempenhando um papel importante na regulação da tensão do DNA. Durante a replicação do DNA, as duas fitas de DNA são desenroladas para permitir que as enzimas de replicação acessem as sequências de nucleotídeos para a síntese das novas fitas de DNA. No entanto, essa desenrolação pode levar ao aumento da tensão no DNA, o que pode causar emaranhamentos e superenrolamentos. A topoisomerase age para prevenir esses emaranhamentos e superenrolamentos, relaxando a tensão do DNA.

O mecanismo de ação da topoisomerase envolve a quebra temporária das ligações fosfodiéster entre as bases de um filamento de DNA, permitindo que a molécula gire em torno do eixo do filamento e alivie a tensão. A topoisomerase quebra uma ou ambas as fitas de DNA em um ponto específico, permitindo que a dupla hélice gire e, em seguida, religando as fitas após a rotação para continuar a replicação do DNA.

18
Q

qual é o mecanismo de ação da primase na replicação do DNA?

A

A primase é uma enzima crucial na replicação do DNA que atua como uma RNA polimerase especializada na síntese de pequenos fragmentos de RNA conhecidos como primers. Os primers são necessários para iniciar a síntese de novas fitas de DNA durante a replicação, fornecendo um ponto de partida para a enzima DNA polimerase sintetizar novos filamentos de DNA complementares.

O mecanismo de ação da primase na replicação do DNA começa com a identificação de uma região de replicação em um filamento de DNA. Em seguida, a primase se liga a essa região e sintetiza um primer de RNA complementar a uma sequência de DNA específica.

Uma vez que o primer de RNA foi sintetizado pela primase, a enzima DNA polimerase pode se ligar ao primer e iniciar a síntese da nova fita de DNA complementar. A enzima DNA polimerase adiciona nucleotídeos à fita de DNA em uma direção específica, seguindo a sequência de nucleotídeos da fita molde. A medida que a replicação avança, os primers de RNA são removidos e substituídos por DNA pela enzima DNA polimerase.

19
Q

qual é o mecanismo de ação da Rnase H na replicação do DNA?

A

A RNase H é uma enzima envolvida na replicação do DNA que atua na remoção de primers de RNA da fita molde de DNA recém-sintetizada.

O mecanismo de ação da RNase H ocorre quando a enzima reconhece a junção entre o primer de RNA e a fita de DNA, e cliva a ligação fosfodiéster entre o RNA e o DNA, removendo o primer de RNA.

20
Q

qual é o mecanismo de ação da DNA ligase na replicação do DNA?

A

Durante a replicação do DNA, a fita de DNA molde é continuamente lida pela DNA polimerase na direção 3’ para 5’, enquanto a nova fita é sintetizada na direção oposta, 5’ para 3’. Como resultado, a fita de DNA sintetizada na direção oposta é produzida em fragmentos curtos conhecidos como fragmentos de Okazaki.

Após a síntese dos fragmentos de Okazaki pela DNA polimerase, a DNA ligase entra em ação para unir os fragmentos e formar uma única fita contínua. A enzima age catalisando a formação de uma ligação fosfodiéster entre o grupo fosfato 5’ da extremidade de um fragmento de Okazaki e o grupo hidroxila 3’ da extremidade do fragmento adjacente, formando assim uma ligação covalente que une os dois fragmentos e completa a síntese da nova fita de DNA.

O mecanismo de ação da DNA ligase envolve a quebra de uma molécula de adenosina trifosfato (ATP) para fornecer energia para a reação de ligação, e a formação de uma ligação fosfodiéster estável entre os dois fragmentos de DNA adjacentes.

21
Q

o que são fragmentos de Okazaki?

A

Fragmentos de Okazaki são pequenos fragmentos de DNA produzidos durante a replicação da fita atrasada (lagging strand) em um processo conhecido como replicação semiconservativa. Durante a replicação, a fita atrasada é lida em direção oposta ao movimento da forquilha de replicação, e isso requer que a síntese da nova fita ocorra em fragmentos pequenos e discretos.

22
Q

podemos dizer que a PCR e a replicação é semiconservativa? Porque?

A

A replicação do DNA é o processo pelo qual uma célula copia o seu DNA antes da divisão celular. Esse processo é semiconservativo, o que significa que as duas fitas de DNA originais são desenroladas e cada uma serve como molde para a síntese de uma nova fita complementar. O resultado é que cada nova molécula de DNA contém uma fita antiga (original) e uma fita nova, conservando assim metade do material genético da célula original.

Da mesma forma, a PCR é um método utilizado para amplificar o DNA em laboratório. A PCR também é semiconservativa, pois utiliza duas sequências de iniciadores (primers), que são projetados para hibridizar com sequências específicas do DNA alvo, servindo como molde para a síntese da nova fita complementar. O resultado é a amplificação exponencial da sequência específica de interesse, conservando assim a sequência original.

23
Q

Porque a replicação de células neoplasias demora menos?

A

pois perde a garantia de qualidade do material genético formado.

24
Q

Replicon

A

O DNA será replicado a partir de vários pontos ao longo da mesma molécula, sendo esses pontos chamados de origens de replicação. Essas origens de replicação vão estar em estruturas que irão se desenovelar daquela bastante condensada formando uma unidade de replicação: replicon.

O DNA não é duplicado enquanto estiver preso às histonas. Portanto as alças que se soltam das histonas para dar início a replicação são chamadas de UNIDADES DE REPLICAÇÃO. Então trechos do DNA irão descondensar, desespirilalizar formando essas grandes alças. Na alça podem ter vários pontos de origem de replicação. No final da replicação, todos esses pontos serão ligados, de modo que se replicou a molécula inteira.

25
Q

Forquilhas de replicação

A

A partir de uma origem de replicação são formadas duas forquilhas de replicação, sendo elas bidirecionais (vão em sentidos opostos).

26
Q

Porque a direção é 5’->3’?

A

No lado 3’: a energia está no nucleotídeo que ela irá ligar.
No lado 5’: a energia está no nucleotídeo que já está na fita. Se errar não consegue ligar o próximo nucleotídeo certo, porque já usou a energia do nucleotídeo presente na fita (que é a energia usada para adição do nucleotídeo anterior).

Quando um nucleotídeo novo é incorporado na cadeia que está crescendo, ele usa a energia liberada pelo pirofosfato. Supondo que a ligação foi feita com o nucleotídeo errado, a enzima desfaz a ligação e então é adicionado um nucleotídeo novo, que contém os três fosfatos e usando a energia deles para se ligar na cadeia.

Se a incorporação fosse na direção oposta (3’5’), o nucleotídeo novo faz a ligação dele através de seus fosfatos. No entanto, se esse estiver nucleotídeo errado, a enzima irá retira-lo. O próximo nucleotídeo não terá os fosfatos no lugar adequado para fazer a ligação.

27
Q

Fita líder

A

Fita-filha sintetizada continuamente

28
Q

Fita retardada/descontínua

A

Na fita descontínua, a direção da polimerização dos nucleotídeos é oposta à direção do crescimento da cadeia de DNA