Tradução Do RNA Flashcards
Por que a tradução se dá em trincas de nucleotídeos?
Porque com 4 bases nitrogenadas formando um trio é possível obter 64 sequências diferentes, número superior ao total de 20 aminoácidos.
Por que o código genético é degenerado, mas não ambíguo?
64 códons para 20 aminoácido. Vários códons codificam cum mesmo aminoácido. Isso o torna degenerado. Ele não é ambíguos pois um códon nunca pode codificar mais de um aminoácido.
Cite “proteções” do código genético.
Os diferentes códons que codificam um mesmo aminoácido, normalmente variam apenas na última base. São sequências parecidas. Além disso, sequências parecidas que não codificam o mesmo aminoácido, geralmente codificam aminoácido com propriedades semelhantes, o que não gera alterações muito absurdas em caso de um erro.
Quais são os tipos de mutações?
- Mutações pontuais: alteração em uma única base do códon, a mudança ocorre somente no local onde ocorrer a mutação. São divididas em:
- > Silenciosas - mudança para um códon que codifica o mesmo aminoácido programado
- > Missense - mudança que causa erro na leitura
- > Nonsense - mudança que causa paralisação na leitura, alteração que coloca um códon de parada onde não existia - Mutações por inserções, deleções e deslocamento do código (frame shift): alteram a leitura do ponto que ocorrem a modificação pra frente.
Quem é o adaptador do código genético? Caracterize-o.
É o RNAt. Ele apresenta um sequência de bases complementar ao RNAm, o anticódon, o que faz existir um RNAt para cada códon específico. E, em outro sítio, interage com o aminoácido correspondente ao códon, formando o Aminoacil-RNAt. Esse composto é formado a partir de uma reação catalisada pela enzima aminoacil-RNAt-sintetase. Ele catalisa a formcão da ligação éster entre o aminoácido e o RNAt. Antes da formação da ligação é preciso que o aminoácido seja ativado a partir do gasto de ATP.
Quais as etapas do processo de tradução?
Iniciação, alongamento e terminação.
Descreva a iniciação da tradução.
Em eucariotos:
- Formação do complexo metionil-RNAti met, RNAm e ribossomo.
- O RNAt acoplado ao metionil forma um complexo com a proteína fator de tradução eIF2, que se liga ao GTP. Esse complexo se liga à subunidade menor (40S) do ribossomo
- A capa da extremidade 5’ do RNAm se liga à proteína de ligação de capa (CBP)
- Esse complexo interage com outros fatores de tradução, fazendo o RNAm interagir com a subunidade ribossômica pequena, RNAt e aminoácido de iniciação
- Com a hidrólise de GTP, os fatores de tradução se desacoplam e é possível o acoplamento do complexo à subunidade maior (60S)
- A subunidade 60S apresenta os sítios de ligação a aminoácidos, o A e o P. O RNAt carregando a metionina irá se acoplar no P
Em bactérias:
- RNAt carregando metionil é formilado
- Envolve apenas 3 fatores de iniciação, são necessários 12 em eucariotos
- A identificação da tríade de iniciação AUG do RNAm é feita quando a sequência Shine-delegarno (sequência do RNAm) interage com uma complementar no RNAr da subunidade ribossômica menor.
Descreva a etapa de alongamento da cadeia polipetídica.
Envolve:
- O acoplamento de um RNAt com seu aminoácido correspondente no sítio A do ribossomo.
- A formação de uma ligação peptídica, catalisada pela peptidiltransferase, um RNAr da subunidade maior.
- A translocação do peptídeo para o sítio P, para deixar o sítio A livre para a interação com o próximo RNAt. Essa etapa envolve a proteína G.
- Esse processo envolve hidrólise de GTP e participação de fatores de alongamento
Descreva a terminação da tradução.
Quando o códon de terminação se move até chegar ao sítio A do ribossomo, fatores de liberação se ligam e causam hidrólise da ligação peptidiltransferase entre a cadeia peptídica e o RNAt.
Quais antibióticos estão citados no Marks que atrapalham a síntese proteica?
- Estreptomicina
- Tetraciclina
- Cloranfenicol
- Eritromicina
Como atua a estreptomicina?
- Se liga a proteínas e provavelmente ao RNAr da subunidade ribossômica menor
- Atrapalha na leitura do RNAm ao adicionar aminoácidos incorretamente e interromper a síntese
Como atua a tetraciclina?
- Se liga a subunidade menor da bactéria evitando a ligação de um aminoacil-RNAt no sítio A. Isso é revesrsível.
- Ela é mal absorvida no intestino.
Como atua o Clorafenicol?
- Se liga a subunidade ribossômica bacteriana maior inibindo a ação da peptidiltransferase, evitando a formação da ligação peptídica
- Efeito adverso: pode facilmente entrar na mitocôndria humana
Como atua a eritromicina?
- Se liga na subunidade ribossômica bacteriana maior, no sítio E, e inibe a etapa de translocação, evitando a liberação do sítio A para a entrada de um novo aminoácido
- É um antibiótico que faz parte da classe dos macrolídeos