thipoa Flashcards
Quais são os produtos de origem animal mencionados no texto?
carnes, leites, derivados do leite, ovos e mel.
Quais são as responsabilidades do médico veterinário em relação à inspeção sanitária dos alimentos de origem animal?
As responsabilidades incluem inspeção sanitária dos animais antes e após o abate, inspeção de carcaças, vísceras, leite, carne e ovos.
Como a falta de higiene alimentar pode afetar a saúde pública?
ocasionar doenças que afetam a saúde pública.
Quais são as características fundamentais das matérias-primas e por que são mais vulneráveis às bactérias?
As características fundamentais das matérias-primas são temperatura, umidade e condições adequadas para a proliferação de microrganismos.
Quais são os fatores que interferem na qualidade das matérias-primas?
técnicas de produção, tecnologia de transformação, sistemas de conservação, distribuição, vigilância sanitária e legislação
Quais são as alterações indesejáveis que pode ocorrer na obtencao pelas matérias-primas?
Alterações indesejáveis podem ocorrer durante a obtenção, produção, industrialização, preparação do alimento, e por inadequações de embalagens e distribuição.
O que são doenças transmitidas por alimentos (DTA) e como são causadas?
Doenças transmitidas por alimentos (DTA) são conjunto de sintomas originados pela ingestão de água ou alimentos contaminados, causadas por agentes biológicos ou não biológicos
Quais são os principais causadores das DTA mencionados no texto?
Os principais causadores das DTA mencionados são Salmonella, Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Bacillus cereus, Rotavirus e Norovirus.
O que são perigos em alimentos e como podem se manifestar?
Perigos em alimentos podem ser de natureza química, física ou biológica, relacionados à sobrevivência ou multiplicação de microrganismos, e produção ou persistência de toxinas.
Quais são os objetivos da tecnologia em alimentos mencionados no texto?
garantir o abastecimento de alimentos de qualidade, criar variedade, aproveitar recursos nutritivos, preparar alimentos para necessidades especiais, aumentar a vida útil e evitar desperdício.
Quais são os microrganismos causadores de alterações químicas prejudiciais em alimentos?
Microrganismos causadores de alterações químicas prejudiciais são os deterioradores
O que são parâmetros intrínsecos e extrínsecos e como afetam a vida útil dos alimentos?
Parâmetros intrínsecos e extrínsecos afetam o crescimento de microrganismos e são trabalhados pelas indústrias para aumentar a vida útil dos alimentos
Quais são os parâmetros intrínsecos?
Parâmetros intrínsecos incluem pH, umidade, potencial de oxidação-redução, constituintes antimicrobianos e estruturas biológicas.
Quais são os parâmetros extrínsecos ?
Parâmetros extrínsecos incluem temperatura de armazenamento, umidade relativa, presença e concentração de gases, e atividade de outros microrganismos.
Como os parâmetros intrínsecos e extrínsecos podem prever a vida útil dos alimentos?
Parâmetros intrínsecos e extrínsecos permitem prever a vida útil e estabilidade microbiológica dos alimentos
Por que é importante garantir a qualidade dos alimentos produzidos com tecnologia?
É importante garantir a qualidade dos alimentos produzidos com tecnologia para proteger a saúde pública.
Como a tecnologia em alimentos pode contribuir para evitar o desperdício e aumentar o lucro dos fabricantes?
A tecnologia em alimentos pode contribuir para evitar o desperdício, oferecer alimentos durante todo o ano e aumentar o lucro dos fabricantes.
O que são procedimentos efetuados em qualquer etapa da produção, armazenamento e transporte para garantir a qualidade e segurança dos alimentos?
Os procedimentos efetuados em qualquer etapa da produção, armazenamento e transporte para garantir a qualidade e segurança dos alimentos são os que atendem os padrões higiênicos-sanitários e conformidade da legislação vigente, conhecidos como Manual e POPS
Quais são os regulamentos técnicos mencionados no texto que abordam condições higiênico-sanitárias e boas práticas de fabricação para estabelecimentos de alimentos?
Os regulamentos técnicos mencionados são a Portaria Nº 368/1997 do Ministério da Agricultura e do Abastecimento e a RDC N° 216 da ANVISA.
Qual é o objetivo do Manual de Boas Práticas na industrialização de alimentos?
O objetivo do Manual de Boas Práticas na industrialização de alimentos é atender todos os procedimentos desde a obtenção da matéria-prima até o produto final, garantindo padrões higiênicos-sanitários.
O que é necessário para a aprovação de projetos de prédios e instalações em termos de condições ideais de higiene?
Para a aprovação de projetos de prédios e instalações, é necessário que sejam construídos de forma sólida e sanitariamente adequada, com disponibilidade de espaços suficientes para todas as operações.
Quais são as características de produção mencionadas no texto em relação a fluxograma e equipamentos?
As características de produção mencionadas incluem fluxograma e equipamentos que possibilitam a limpeza e impedem a entrada de contaminantes ambientais.
O que é limpeza, conforme definido no texto?
Limpeza é a eliminação de terra, restos de alimentos, pó ou outras matérias indesejáveis
O que significa contaminação no contexto do Manual de Boas Práticas?
Contaminação é a presença de substâncias ou agentes estranhos de origem biológica, química ou física, considerados nocivos ou não para a saúde humana.
Como é definida a desinfecção e qual é o seu propósito?
Desinfecção é a redução, por meio de agentes químicos ou métodos físicos adequados, do número de microorganismos em instalações, maquinaria e utensílios a níveis que impeçam a contaminação do alimento.
Quais são os procedimentos operacionais padronizados que os estabelecimentos produtores/industrializadores devem desenvolver, implementar e manter, de acordo com a RDC 275-2004?
Os procedimentos operacionais padronizados (POPs) incluem higienização das instalações, controle da potabilidade da água, higiene e saúde dos manipuladores, manejo dos resíduos, controle integrado de vetores e pragas urbanas, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, programa de recolhimento de alimentos, e manutenção preventiva e calibração de equipamentos.
Quais são os pontos abordados no controle da potabilidade da água, conforme mencionado no texto?
O controle da potabilidade da água abrange origens como água do abastecimento público, água de origem alternativa e água de poço artesiano com cloração na empresa.
Quais são os itens mencionados nos procedimentos operacionais padronizados relacionados à higiene das instalações, equipamentos, móveis e utensílios?
Os itens relacionados aos procedimentos operacionais padronizados incluem higienização das instalações, equipamentos, móveis e utensílios
O que é POP de Higienização e quais são as informações que deve abranger?
O POP de Higienização deve abranger a natureza da superfície a ser higienizada, método de higienização, princípio ativo selecionado e sua concentração, tempo de contato dos agentes químicos e/ou físicos utilizados, temperatura e outras informações necessárias.
Quais são as frequências e locais associados ao POP preventivo e corretivo para higienização?
O POP preventivo tem frequência anual, enquanto o corretivo tem frequência trimestral. Os locais de avaliação são todas as dependências da empresa: recepção, produção, estocagem e expedição
Como deve ser realizada a higienização da caixa d’água, conforme descrito no texto?
A higienização da caixa d’água envolve vários passos, incluindo fechamento do registro, retirada da água, limpeza das paredes e fundo, preparação e aplicação de solução desinfetante, enxágue e reabastecimento
Quais são os pré-requisitos controle mencionados para o sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle)?
Os pré-requisitos para o sistema APPCC incluem plano de qualidade da água, PPHO (Procedimentos Padrão de Higiene Operacional), controle de pragas, desenho sanitário e manutenção de equipamentos, rastreabilidade de lotes, higiene pessoal e métodos higiênicos de trabalho, e descarte e tratamento de produtos não comestíveis.
Qual é o primeiro passo para a implementação do Plano APPCC?
O primeiro passo para a implementação do Plano APPCC é reunir a Equipe APPCC após sua capacitação técnica.
Como são identificados os perigos em produtos e matérias-primas?
Os perigos em produtos e matérias-primas são identificados por características físico-químicas, composição dos ingredientes, origem, método de produção, método de acondicionamento e entrega, condições de armazenagem, vida de prateleira, critérios de aceitação relacionados à segurança de alimentos, informações preliminares da equipe, dados científicos, epidemiológicos e registros históricos.
O que é o Codex Alimentarius e qual é a sua definição em relação aos perigos
O Codex Alimentarius define a máxima frequência ou concentração de um perigo no alimento no momento de seu consumo, contribuindo para o nível de proteção apropriada.
O que significa Ponto de Controle Crítico (PCC) no contexto do APPCC?
preparação do produto onde se aplicam medidas preventivas de controle sobre um ou mais fatores, com o objetivo de prevenir, reduzir a limites aceitáveis ou eliminar os perigos.
Como é definido o Limite Crítico em relação ao controle de perigos?
Limite Crítico é o valor mensurável que separa a aceitação da rejeição.
O que são medidas preventivas e como são relacionadas às Boas Práticas?
Medidas preventivas são procedimentos ou fatores nas etapas de produção que visam controlar perigos à saúde, à perda de qualidade ou integridade econômica, e podem ser feitas pelas Boas Práticas.
O que é a monitorização no contexto do APPCC?
Monitorização é uma sequência planejada de observações ou medições registradas para avaliar se um PCC está sob controle
Quais são as ações a serem tomadas quando um limite crítico é excedido?
Ações corretivas são adotadas quando um limite crítico é excedido.
O que é verificação no contexto do APPCC?
Verificação é o uso de métodos, procedimentos ou testes sistematicamente executados pela empresa para assegurar a efetividade do programa de garantia da qualidade baseado no sistema APPCC.
O que é um desvio no contexto do APPCC?
Desvio é uma falha no cumprimento ou não atendimento de um limite crítico, indicando que este foi sub ou sobrepassado.
O que compreende a Equipe de Qualidade no processo de implementação do APPCC?
A Equipe de Qualidade, formada na 1ª etapa, lista e identifica perigos, analisa riscos, considera medidas preventivas, identifica PCCs, estabelece limites críticos, sistema de monitorização, ações corretivas, procedimentos de verificação e documentação.
Quais são os princípios do APPCC e o que cada um envolve?
Os princípios do APPCC são: identificação de perigos, identificação de PCCs, estabelecimento de limites críticos, estabelecimento de sistema de monitorização, estabelecimento de ações corretivas, estabelecimento de procedimentos de verificação, e providenciar documentação e estabelecer procedimentos de registro.
O que é um Ponto Crítico de Controle (PCC) e onde ele pode ocorrer no processo de fabricação ou preparação de um produto?
Um Ponto Crítico de Controle (PCC) é qualquer ponto, etapa ou procedimento onde os perigos podem ser controlados no processo de fabricação ou preparação do produto.
Quais são os critérios de utilização como indicadores para avaliar a qualidade microbiológica de um alimento?
Os critérios de utilização como indicadores para avaliar a qualidade microbiológica de um alimento incluem a deterioração laboratorial rápida e fácil, ser distinguível de outros microrganismos da microbiota do alimento e não ser um contaminante natural do alimento.