Texto 04 Flashcards
(28 cards)
Desafios para a atuação e formação profissional
A Psicologia na Saúde Pública:
A Saúde Pública é uma área que emprega muitos profissionais de ______, no Brasil.
Psicologia
Estes estão distribuídos e atuam em Instituições de saúde mental, Unidades Básicas de Saúde e __________.
Hospitais
Desde a sua regulamentação como profissão a Psicologia tem conquistado e ampliado o seu espaço na Saúde Pública, sobretudo após a Reforma ________ e a instituição do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sanitária
Observa-se uma grande dificuldade de atuação nessa área, em virtude da falta de conhecimento sobre o _________ e do uso limitado de técnicas, como consequência de uma formação inadequada, que não prepara o profissional para esse trabalho.
SUS
A atuação reduz-se à clínica tradicional, __________ no indivíduo, com tratamentos demorados, que não consideram o contexto sociocultural em que o paciente vive.
centrada
A Psicologia na Saúde Pública
É necessário repensar esse modelo de fazer Psicologia nessa área e expandir as suas práticas e _______ de atuação para que a intervenção aconteça de forma mais adequada e contextualizada.
formas
O Sistema Único de Saúde
Constituição Federal de 1988;
Ocorreu uma mudança na concepção clássica de atenção à saúde, que era norteada por fundamentos assistencialistas e curativos, _________na figura do médico e nos hospitais.
centrada
O Sistema Único de Saúde
Ruptura da visão biologista dominante de conceituar a saúde como somente a ausência de doença.
Estabeleceu uma relação direta entre saúde e condições de vida, que inclui os condicionantes econômicos, sociais, ________ e bioecológicos.
culturais
O Sistema Único de Saúde:
Compreende um conjunto ________
e articulado de serviços e ações de saúde e aglutina o conjunto das organizações públicas de saúde existentes nos âmbitos municipal, estadual e nacional, e, ainda, os serviços privados de saúde que o integram funcionalmente para a prestação de serviços aos usuários do sistema, de forma complementar, quando contratados ou conveniados para tal fim.
organizado
O Sistema Único de Saúde:
Originou-se do Projeto da Reforma _________ Brasileira, elaborada na 8ª Conferência Nacional de Saúde, a partir das propostas advindas do Movimento Sanitário.
Sanitária
O Sistema Único de Saúde:
É _____________ de um amplo processo político que mobilizou a sociedade brasileira para propor novas políticas e novos modelos de organização de sistema, serviços e práticas de saúde.
resultado
O Sistema Único de Saúde:
Não se resume a um sistema de prestação de serviços assistenciais.
É um sistema complexo, que tem a responsabilidade de articular e coordenar ações promocionais e de _________, com as de cura e reabilitação.
prevenção
O Sistema Único de Saúde:
Seus princípios são: a universalização, a equidade, a integralidade, a participação popular e a ___________.
descentralização
Programa Saúde da Família:
Romper com o modelo assistencial de saúde que possui como esteio a atenção curativa, com postura medicalizante, verticalizada e individualista, ainda centrada na atuação do médico e com pouca resolutividade.
_________ a rede de assistência à saúde, mediante uma política que apontasse para a universalização do acesso da população brasileira à atenção básica.
Reorganizar
Estratégia Saúde da Família:
Reorientar o modelo assistencial a partir da atenção básica, retirando o cuidado de dentro dos hospitais e trazendo para a comunidade, focando suas ações no eixo _______.
Campo de práticas e produção de novos modos de cuidado.
territorial
Estratégia Saúde da Família:
Parceria com a família.
É vista como a porta de entrada do usuário no SUS.
Um dispositivo de ____________ institucional e sanitária no processo de cuidado com a saúde, articulado a toda rede de serviço.
responsabilidade
Pontos centrais do trabalho da ESF:
O estabelecimento de vínculos e
A criação de laços de compromisso e de co-responsabilidade entre os profissionais da saúde e a população,
Numa tentativa de ______ com a perspectiva tecnicista em saúde e fortalecer o envolvimento dos atores sociais no processo saúde-doença-cuidado.
romper
Psicologia na ESF:
A Psicologia, como uma especificidade na área da saúde, insere-se no grupo da ESF, por intermédio da equipe matricial, composta também por outros profissionais de outras especialidades.
Tais equipes se organizam com base nos problemas específicos da região e do projeto de ____________________ da vigilância em saúde.
descentralização
Psicologia na ESF:
A função dessas equipes é tanto apoiar as equipes locais de referências em áreas específicas, como desenvolver ações ________ no território.
diretas
A Psicologia na ESF:
Os psicólogos ocupam um lugar de _______, junto às equipes de referência,
Na perspectiva de ampliação da clínica e
Na realização de Projetos Terapêuticos,
Com objetivo de facilitar a vinculação entre profissionais e usuários,
Desconstruindo a lógica dos encaminhamentos desnecessários e
Impedindo a patologização do sofrimento.
apoio
A Psicologia na ESF:
A Psicologia tem realizado ___________ com grupos, principalmente para o cuidado de questões prevalentes na saúde, como os grupos de hipertensão, diabetes e gestantes.
Destacam-se, também, o trabalho das equipes de saúde mental, constituídas por psicólogos e psiquiatras, que assessoram a equipe da ESF, através de estudo de casos, interconsultas, supervisão continuada, orientação e capacitação no cuidado e acolhimento dos casos.
intervenções
Atuação e formação do psicólogo:
A Psicologia, que praticamente atendia somente em instituições ambulatoriais e hospitalares de saúde mental, ganha espaço nas Unidades Básicas de Saúde.
Com isso, houve uma significativa ________ na atuação do psicólogo, que antes se limitava apenas às instituições de saúde mental.
expansão
O psicólogo se depara com diversas dificuldades:
O abandono prematuro dos tratamentos por parte dos usuários,
grande número de faltas e atrasos frequentes, dificuldade de se inserir nas equipes multiprofissionais, há também fatores como a defasagem salarial, a precariedade das instalações físicas, a _______ de material e a falta de apoio das instituições públicas para desenvolver o trabalho pretendido.
O psicólogo se depara com diversas dificuldades:
O abandono prematuro dos tratamentos por parte dos usuários,
grande número de faltas e atrasos frequentes, dificuldade de se inserir nas equipes multiprofissionais, há também fatores como a defasagem salarial, a precariedade das instalações físicas, a _______ de material e a falta de apoio das instituições públicas para desenvolver o trabalho pretendido.
escassez