Teste Prático I Flashcards
Todas as células possuem o mesmo valor de potencial de membrana. Verdadeiro ou Falso?
Falso. Em todas elas há um diferença de distribuição de carga, mas o seu valor é diferente de célula para célula.
Um dos efeitos que um mensageiro pode desencadear numa célula-alvo é a alteração do seu ________________ ___ ________________.
pontencial de membrana
De que forma é que a ligação de um mensageiro ao seu recetor na célula-alvo pode induzir nesta uma alteração do seu potencial de membrana?
Esta ligação pode levar à abertura de canais iónicos que permitem a difusão dos iões a favor do seu gradiente eletroquímico (alterando a distribuição de cargas dos dois lados da membrana).
O citosol apresenta carga negativa, pela presença de macromoléculas ______________ não difusíveis.
aniónicas
O potássio está mais concentrado no ______________ da célula e o sódio está mais concentrado no _______________ da célula.
interior; exterior
Defina gradiente eletroquímico.
Todas as partículas apresentam uma tendência natural de se deslocarem de uma zona onde estejam mais concentradas para uma zona onde estejam menos concentradas - gradiente químico. No entanto, sabemos que todas as partículas que possuam carga elétrica têm a tendência de se aproximarem de zonas com carga elétrica contrária - gradiente elétrico. Os iões obedecem a ambas estas “tendências”, que se combinam, e por isso falamos frequentemente num gradiente eletroquímico (também chamado potencial eletroquímico, representado pela letra grega miu) de um ião.
Um ião desloca-se sempre de um local com ___________ potencial eletroquímico para um local com __________ potencial eletroquímico.
maior; menor
Se a diferença de potencial eletroquímico dos dois lados da membrana for zero e resolvermos a equação em função da diferença de potencial elétrico entre os dois lados da membrana (potencial de equilíbrio), obtemos a equação de Nernst. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
À medida que se aproximam do equilíbrio, o potencial de membrana vai-se aproximando do potencial de ____________ do ião.
equilíbrio
A equação de Nernst dá-nos o valor da diferença da “força” elétrica necessária para movimentar os iões no sentido que se ______________ ao sentido da “força” ______________ e que iguale este valor.
oponha; química
Quando um ião atinge o equilíbrio, para de haver movimentação desse ião entre os dois lados da membrana. Verdadeiro ou Falso?
Falso. O número de iões que atravessa a membrana do lado A para o lado B é igual ao número que atravessa a membrana do lado B para o lado A.
Em que condições é que é cumprida a equação de Nernst?
Quando o ião em questão atinge o equilíbrio.
Se o potencial medido apresenta o mesmo sinal (positivo ou negativo) que o calculado pela equação de Nernst, mas é maior em magnitude, então, o gradiente _______________ é maior que o gradiente ______________. O movimento será decidido pelo gradiente elétrico.
elétrico; químico
Se o potencial medido apresenta o mesmo sinal (positivo ou negativo) que o calculado pela equação de Nernst, mas é menor em magnitude, então, o gradiente _______________ é maior que o gradiente ______________. O movimento será decidido pelo gradiente químico.
químico; elétrico
Se o potencial medido apresenta um sinal oposto ao sinal do potencial calculado pela equação de Nernst, então os gradientes químico e elétrico atuam no mesmo sentido e, como tal, o ião não pode estar em equilíbrio e movimenta-se no único sentido possível. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Quais são os 3 fatores que contribuem para o estabelecimento de um potencial de membrana?
- Existência de maior número de canais leak para o potássio que para o sódio.
- Atividade eletrogénica da bomba de sódio-potássio.
- Efeito de Gibbs-Donnan
Porque é que o valor do potencial de membrana está mais próximo do valor do potencial de equilíbrio do potássio que do potencial de equilíbrio do sódio?
Isto acontece porque a membrana plasmática possui mais canais passivos (leak) para o potássio do que para o sódio. Assim, são mais os iões potássio que os de sódio que, num dado período de tempo, atravessam a membrana no sentido de atingirem o seu equilíbrio eletroquímico.
Os canais leak não estão sempre abertos. Verdadeiro ou Falso?
Falso
Porque é que o equilíbrio eletroquímico do sódio e do potássio nunca é atingido?
Isto acontece porque todas as células possuem um mecanismo que mantém constantes as concentrações iónicas intra e extracelulares, que é a bomba sódio-potássio. A bomba sódio-potássio, por molécula de ATP consumida, transporta 3 iões sódio para o exterior e 2 iões de potássio para o interior da célula, isto é, contra os seus gradientes químicos. Diz-se que esta bomba tem uma ação eletrogénica, já que promove que exista uma diferença de potencial entre os dois lados da plasmalema (o interior fica mais negativo).
O que é o efeito Gibbs-Donnan?
A membrana plasmática é uma barreira semipermeável que separa dois compartimentos: o citosol e o meio extracelular. Enquanto que os pequenos iões se difundem livremente através da membrana, pelo seu elevado peso molecular, existem moléculas que não a conseguem atravessar. Estas macromoléculas possuem um pH fisiológico, carga negativa, como é o caso dos ácidos nucleicos e das proteínas. O excesso de cargas negativas em relação às cargas positivas confere ao citosol uma carga negativa.
A forma mais rápida de transmissão de informação nos organismos vivos é a transmissão de _______________ _____________.
impulsos elétricos (gerados pelas células em resposta a estímulos que recebem e que podem ser mensageiros químicos, devido a torção/tensão mecânica, descarga elétrica e devido a variação de temperatura)
Quais são os dois tipos de impulsos elétricos existentes no ser humano?
Potenciais de ação e potenciais gradativos.
Diga tudo o que sabe sobre potenciais gradativos/eletrotónicos.
-São alterações transitórias do potencial de membrana e confinadas a pequenas regiões da membrana.
- A corrente elétrica gerada é proporcional à magnitude do estímulo que os provoca.
- Propagam-se com decremento, ou seja, a sua intensidade diminui à medida que se afasta do local onde foi gerado.
-São sinais utilizados na comunicação a curtas distâncias (desaparecem ao fim de 1-2 mm do local de origem).
-Quando ocorre um potencial gradativo, as cargas elétricas movem-se entre o sítio de origem do potencial e as regiões adjacentes da membrana que estão ainda no potencial da membrana. Estas correntes locais são originadas pelas movimentações dos principais iões, como Na+, K+ e Cl-.
Os potenciais gradativos sofrem _____________.
somação
Duas correntes despolarizantes somadas produzem uma terceira de ___________ intensidade e mais _____________.
maior; positiva
Diga tudo o que sabe sobre potenciais de ação.
-São alterações rápidas e de grande amplitude.
-A sua duração é da ordem dos milissegundos e variável consoante o tipo de célula e as variações de amplitude podem ser da ordem dos 100 mV.
-Apenas as membranas excitáveis podem gerar potenciais de ação (membranas das células nervosas, musculares, bem como algumas endócrinas, imunológicas e reprodutoras).
-Os potenciais originam-se a partir da somação de potenciais gradativos despolarizantes suficientes para que se atinja o limiar de excitação (POTÊNCIA UMBRAL).
Os canais dependentes de voltagem sofrem alterações de conformação (abertura, inativação e encerramento) a valores específicos de voltagem. Encontram-se fechados no valor do potencial de _______________ e abertos no valor que corresponde ao ___________ ___ ________________.
membrana; limiar de excitabilidade
Na fase de despolarização, o potencial de membrana aproxima-se mais do potencial de equilíbrio do _____________ e o número de iões de sódio que entram na célula é _________ do que os que saem devido à bomba de sódio-potássio e que o número de iões de potássio que saem por canais leak.
sódio; maior
Na fase de repolarização, dá-se a _______________ dos canais de sódio dependentes da voltagem e a ______________ dos canais de potássio dependentes da voltagem, o que faz com que a difusão de potássio para fora da célula seja muito _______________ à difusão de sódio para dentro desta. Deste modo, o potencial de membrana volta ao potencial de repouso. No final desta fase, os canais de sódio dependentes de voltagem começam a passar de inativos a fechados.
inativação; abertura; superior
A fase de hiperpolarização deve-se ao __________________ lento dos canais de _______________ dependentes da voltagem, o que faz com que o potencial de membrana desça para valores inferiores aos de repouso. Só após os canais de potássio terem encerrado é que o potencial de membrana é reposto pela ____________ ________________________. No início desta fase, já quase todos os canais de sódio dependentes da voltagem já se encontram fechados.
encerramento; potássio; bomba sódio-potássio
Defina PRA.
É aquele em que, por mais forte que seja um segundo estímulo, não se consegue desencadear um segundo potencial de ação, dado que a quase totalidade dos canais de sódio dependentes da voltagem se encontram inativos.
Defina PRR.
É aquele em que um segundo potencial de ação pode ser originado se o segundo estímulo for supra-limiar, dado que alguns dos canais de sódio já se encontram no estado fechado e portanto capazes de responder a um novo estímulo. Por outro lado, neste período a elevada condutância do potássio opõe-se à despolarização da membrana, contribuindo também para o fenómeno.
Os períodos refratários refletem assim o facto de os potenciais não se poderem suceder uns aos outros sem um intervalo de tempo entre eles, que varia de tecido para tecido e assegura também que a propagação de um potencial de ação seja unidirecional. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
A mielina é um material ____________, que torna mais ____________ a difusão de cargas entre os dois lados da membrana.
dielétrico; difícil
A mielinização permite também poupar ___________ e ___________ ao tecido ___________.
volume; energia; nervoso
Há células que conseguem gerar alterações espontâneas e rítmicas do potencial de membrana sem necessitarem de qualquer estímulo (batimentos cardíacos, respiração, peristaltismo gástrico e intestinal). Como se chama este tipo de potenciais?
Potenciais pacemaker.
Quando se chega a 70% da repolarização, a velocidade começa a diminuir. A este valor de potencial de membrana chamamos ________________ de _____________________.
potencial; pós-despolarização
Como é que se pode gerar um EPSP? E um IPSP?
Pela entrada de sódio e de cálcio no citosol. Através da entrada de cloro e da saída de potássio.
O que é que acontece quando se aumenta a permeabilidade do potássio?
Ao aumentar a permeabilidade do potássio, ele tem tendência a sair da célula (tem mais oportunidades de atingir o seu equilíbrio), porque vai aumentar o número de canais de potássio. Assim, o potencial de repouso da membrana vai aproximar-se do de equilíbrio do potássio.
O que é que acontece quando se aumenta permeabilidade do sódio?
Quando se aumenta a permeabilidade do sódio, ou seja, se se aumentarem os canais de sódio, ele tem tendência a entrar na célula (tem mais oportunidades de atingir o seu equilíbrio). Assim, o potencial de repouso vai aproximar-se do potencial de equilíbrio do sódio.
Os GABA e a glicina levam à abertura de canais de cloro, por isso, são neurotransmissores _______________.
inibitórios
A lidocaína leva ao bloqueio de canais de sódio, não se dando portanto a fase de despolarização rápida, havendo uma lentificação do processo de repolarização (redução da ascensão da despolarização normal) e uma inibição da libertação de cálcio pelo retículo sarcoplasmático. Assim, pode dizer-se este fármaco __________ o potencial de ação.
inibe
A 3,4-diaminopiridina bloqueia os canais de potássio, prolongando a despolarização da membrana celular pré-sináptica, há um melhor transporte de cálcio para os botões terminais, há mais tempo para se dar a exocitose das vesículas pré-sinápticas (melhor transmissão de informação). Além disso, ao aumentar a despolarização, aumenta-se o PRR, isto é, a célula vai passar mais tempo sem poder gerar um segundo potencial de ação, por isso, é que se usa este fármaco no tratamento das arritmias.
Lê só e cala a boca.
Na transmissão sináptica, pelo menos uma das células comunicantes tem de ser nervosa, podendo a outra ser ____________, muscular ou _____________.
nervosa; endócrina
Nas sinapses elétricas, as junções entre as células chamam-se ______ ____________, permitindo a propragação direta do potencial de ação de uma célula para a outra.
gap junctions
A libertação dos NT’s é um processo de exocitose “cálcio-dependente”. Porquê?
A chegada do potencial de ação ao botão terminal leva à abertura dos canais de cálcio, que ativa a calmodulina, que, por sua vez, ativa uma proteína cinase, levando à fusão das vesículas acostadas com a plasmalema e à exocitose dos NT’s. A vesícula é revestida com clatrina e recuperada por endocitose. No
citoplasma, funde-se com o endossoma e o ciclo repete-se.
Defina atraso sináptico.
Este atraso ocorre devido ao tempo requerido pela entrada de cálcio no terminal do axónio e pela fusão das vesículas sinápticas com a membrana que assim libertam o NT, o que se irá difundir na fenda sináptica.
Quais são os possíveis destinos dos neurotransmissores, após deixarem de estar ligados aos recetores na célula pós-sináptica?
- Podem ser degradados a substâncias inertes na fenda sináptica.
- Podem difundir-se para outros locais longe da sinapse.
- Podem ser recaptados para a célula pré-sináptica.
- Pode ser captado por células da glia.
Categorize os seguintes neurotransmissores em inibitórios e excitatórios: glutamato, péptidos opióides, aspartato, serotonina, glicina, GABA, noradrenalina e adrenalina.
Inibitórios: GABA, serotonina, glicina e péptidos opióides.
Excitatórios: aspartato, adrenalina, noradrenalina e glutamato.
A medula suprarrenal constitui a ponte entre o sistema nervoso e o endócrino, liberta catecolaminas e produz uma resposta simpática mais prolongada. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
O que é que acontece quando se aumenta a concentração de sódio intracelular?
Diminui o potencial de repouso (porque a ddp entre os lados da membrana é menor), mas pouco, porque a bomba de sódio e potássio atua para retirar o sódio do meio intracelular, então, a adição de sódio ao interior da célula é compensada.
O que é que acontece quando se aumenta a concentração extracelular de potássio?
Aumenta o potencial de repouso (porque a ddp entre os lados da membrana é maior). Aumenta imenso, porque a diferença de K+ é o que torna a célula excitável. Quanto menor for o gradiente químico, mais fácil se torna atingir o potencial de ação. Além disso, a adição de potássio ao exterior da célula neutraliza a diferença entre as suas concentrações intra e extracelular, aumentando o gradiente elétrico ao mesmo tempo. Assim, a célula é mais fácil de se excitar, porque são criadas as condições perfeitas para a entrada em massa de sódio na célula.
O encéfalo e a medula espinhal encontram-se protegidos pelo __________ e pela __________ ______________, respetivamente, e estão separados do sangue pela barreira __________________.
crânio; coluna vertebral; hematoencefálica
O SNC é mais frágil a trauma físico e à lesão química e biológica. Verdadeiro ou Falso?
Falso
A divisão aferente do SNP é constituído pelo sistema _______________ e pelos sentidos _____________.
somatossensorial; especiais
O SNSo inerva o músculo ____________ e o SNA, o músculo __________, ______________, e as glândulas ________________ e _______________.
esquelético; liso; cardíaco; endócrinas; exócrinas
O SNA Simpático e Parassimpático tem origem na ______________ ______________.
medula espinhal
Qual é o sistema que coordena a função reprodutora?
Sistema Nervoso Autónomo
Faça as correspondências corretas.
- Fibras pré-ganglionares
- Fibras pós-ganglionares
A. Os corpos celulares localizam-se nos gânglios autonómicos periféricos e as terminações axonais nos tecidos-alvo.
B. Os corpos celulares localizam-se na medula espinhal ou no tronco cerebral e as terminações axonais nos gânglios autonómicos periféricos.
1.B
2.A
O Sistema Nervoso Entérico consiste numa rede reflexa periférica, localizada na parede do trato gastrointestinal. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Os corpos celulares dos neurónios pré-ganglionares do Sistema Nervoso Simpático localizam-se ao nível dos segmentos torácico e lombar da medula espinhal (T1 e L2), concentrando-se nas zonas de matéria cinzenta denominadas colunas __________________ e _________________.
intermédio-medial; intermédio-lateral
Os axónios dos neurónios pré-ganglionares simpáticos deixam a _____________ ___________ em associação com axónios motores somáticos, divergindo, então, dos nervos ______________ como ramos comunicantes brancos para uma das 3 localizações:
-Vão estabelecer sinapses no gânglio da cadeia ganglionar simpática paravertebral situada ao nível da medula espinhal de onde saíram;
-Atingem a cadeia ganglionar simpática, mas em vez de efetuarem uma sinapse no gânglio desse nível, seguem a direção rostral (ascendente) ou caudal (descendente) ao longo da cadeia e estabelecem sinapses num gânglio de outro nível;
-Prosseguem através de um nervo esplénico de modo a estabelecerem sinapses em gânglios pré-vertebrais (ou colaterais).
medula espinhal; espinhais
O Sistema Nervoso Simpático possui uma distribuição menos dispersa do que o Parassimpático. Verdadeiro ou Falso?
Falso
Os neurónios pré-ganglionares do Sistema Nervoso Parassimpático encontram-se distribuídos pelas divisões craniana e ____________ da medula espinhal. Os corpos celulares da divisão craniana distribuem-se pelo tronco cerebral (ponte de _____________ e ___________ _______________) , de onde emergem quatro (pares) nervos cranianos: nervo oculomotor (III); nervo facial (VII); glossofaríngeo (IX) e vago (X).
sagrada; Varólio; bulbo raquidiano
A divisão sagrada do SNP tem os corpos celulares pré-ganglionares na matéria ____________ da medula sagrada (S2-S4), cursando estas fibras através dos nervos ____________, de modo a formarem sinapses nos gânglios ____________.
cinzenta; pélvicos; pélvicos
Os gânglios simpáticos encontram-se mais afastados do SNC do que os parassimpáticos. Nalguns casos, localizam-se mesmo dentro dos órgãos inervados, designando-se, então, por gânglios intramurais. Verdadeiro ou Falso?
Falso
O Sistema Nervoso Entérico (SNE) é formado por neurónios e plexos ganglionares situados no trato gastrointestinal, desde o ____________ até ao _________, na vesícula biliar e no _____________, participando no controlo da motilidade (plexo mientérico), secreção (plexo submucoso) e fluxo sanguíneo dos órgãos.
esófago; ânus; pâncreas
Algumas células imunitárias, como os mastócitos, podem ser diretamente inervadas por nervos _____________.
entéricos
Embora possa funcionar independentemente, o SNE é regulado através de inervação _____________ e _______________ extrínseca.
simpática; parassimpática
O SNE suporta 3 tipos de reflexos para o controlo gastrointestinal numa organização hierárquica:
1. Reflexos que ocorrem apenas dentro dos plexos da ______________ _____________ e que são os responsáveis pelo controlo da ____________, do peristaltismo e das ______________ de mistura.
2. Reflexos que envolvem os gânglios _________________, sendo responsáveis pela comunicação entre diferentes áreas do intestino (reflexos gastrocólico e enterogástrico).
3. Reflexos com extensas relações entre a medula e o __________ ____________ e que são responsáveis, nomeadamente, pelo dor e defecação.
parede intestinal; secreção; contrações; pré-vertebrais; tronco cerebral
Na inervação simpática da árvore vascular, existe uma atividade ______________ progressiva denominada ________ _______________. Aumentando ou reduzindo este tónus, pode efetivamente estimular-se ou inibir-se o alvo inervado.
neurológica; tónus autonómico
No trato digestivo, o parassimpático é o _______________ e o simpático é o ______________.
ativador; inibidor
A midríase (dilatação da pupila) é uma resposta do Sistema Nervoso ______________.
Simpático
A nível terminal, a norepinefrina e a acetilcolina podem inibir a libertação de neurotransmissores opostos. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
O Simpático estimula a _____________ dos vasos sanguíneos no trato ______________ (aumento da viscosidade salivar). O consequente decréscimo do fluxo de sangue nas glândulas salivares conduz à produção de saliva espessa e mais viscosa.
constrição; digestivo
O _______________ é o integrador e controlador dos reflexos autónomos.
hipotálamo
Diga todas as diferenças anatómicas/fisiológicas entre a transmissão de potenciais de ação no Sistema Nervoso Simpático e a no Parassimpático.
SNS - AcH na sinapse nos gânglios e recetores nicotínicos nos gânglios; Norepinefrina nas sinapses nos locais de atuação e recetores alfa e beta.
SNP - AcH nas sinapses nos gânglios (recetores nicotínicos) e AcH nas sinapses nos locais de atuação (recetores muscarínicos).
O músculo esquelético insere-se no ____________ dos ossos através dos __________.
periósteo; tendões
No tecido muscular, o sarcolema representa a ______________ _______________.
membrana plasmática
As fibras musculares podem medir desde poucos milímetros até mais de um metro, Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Qual é a unidade funcional da contração muscular?
Os sarcómeros.
A grande maioria do sarcoplasma de cada fibra muscular (célula muscular) está ocupado com _______________ dotadas de _____________ _____________.
proteínas; atividade contrátil
Os sarcómeros conferem o aspeto estriado ao músculo liso. Verdadeiro ou Falso?
Conferem o aspeto estriado ao músculo esquelético e ao cardíaco.
As fibras musculares são inervadas por neurónios do Sistema Nervoso Somático. Como é que se chamam esses neurónios?
Neurónios alfa-motores.
Como é que se chama o conjunto de um neurónio alfa-motor e de todas as fibras que ele inerva?
Unidade motora
Um neurónio alfa-motor inicia o processo de contração numa fibra muscular, libertando __________________ sobre a placa ___________ ____________ (região da membrana muscular abaixo do terminal axonal).
acetilcolina; motora terminal
A acetilcolina atua sobre recetores _______________ ______________, que atuam como canais _____________. A abertura destes canais permite que grandes quantidades de ____________ entrem para a membrana, iniciando um potencial _____________ (potencial de placa terminal). A ____________ de vários potenciais de placa terminal inicia um potencial de ação muscular.
colinérgicos nicotínicos; iónicos; sódio; gradativo; somação
O potencial de ação propaga-se pelo ________________ das fibras musculares e também em profundidade pelos ___________ ___. Nos túbulos T, o potencial de ação ativa canais de cálcio ___________________ (DHP receptors) e este, por sua vez, ativam os canais de cálcio _______________, que se encontram na membrana do _____________ ______________________.
sarcolema; túbulos T; diidropiridínicos; rianodínicos; retículo sarcoplasmático
O ciclo das pontes cruzadas (ou _____________) inicia-se quando grandes quantidades de cálcio se ligam à troponina ___, fazendo-a deslocar a _____________ e permitindo, assim, que a actina se ligue à _____________ energizada (90º). Há a libertação de ADP e de Pi ao haver deslocamento da ___________, ao longo da _______________, devido ao deslocamento das cabeças da primeira. Depois, liga-se ATP às cabeças da miosina e esta dissocia-se da __________.
transversas; C; tropomiosina; miosina; miosina; actina; actina
Na fase de relaxamento, o cálcio começa a ser bombeado de novo para o ___________ _________________ por transportadores __________ (Ca2+ - ATPase), onde permanecerão até à propragação de um novo ____________ ____ _________. A diminuição de concentração de cálcio no sarcoplasma, faz com que este se desligue da _____________, iniciando-se, por um processo inverso, o relaxamento muscular.
retículo sarcoplasmático; SERCA; potencial de ação; troponina
No fim do acoplamento excitação-contração, o ATP ligado às cabeças da miosina sofre hidrólise e a miosina fica energizada. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Defina abalo muscular.
Um abalo muscular é a contração de uma única fibra muscular. Cada feixe muscular é constituído por milhares de fibras musculares e, portanto, a força total que gera numa contração é o resultado da somação da força gerada por cada fibra nessa contração.
Explique a função da miosina quinase.
Existem 4 isoformas desta enzima, e são bastante importantes na contração muscular. Quando um fluxo de iões de cálcio entra no músculo, seja pelo retículo sarcoplasmático ou pelo líquido extracelular, a contração do músculo liso pode ser iniciada. Primeiro, o cálcio liga-se à calmodulina, e essa ligação vai ativar a MLCK, que vai fosforilar a cadeia leve de miosina (cadeia regulatória da miosina II). Isso vai permitir que a cabeça de miosina se ligue ao microfilamento de actina e a contração se inicie. Como o músculo liso não tem o complexo troponina-tropomiosina, esse mecanismo é a via principal de regulação da contração desse tipo muscular. A redução dos níveis intracelulares de cálcio desativa a MLCK, mas não impede a contração do músculo liso, já que a cadeia leve de miosina foi modificada pela fosforilação. Para impedir a contração, essa mudança deve ser revertida. Desfosforilar a cabeça da miosina (e consequentemente interromper a contração muscular) ocorre pela ação de uma segunda enzima, a fosfatase da cadeia leve de miosina.
Quanto maior o tamanho de uma unidade motora, maior o número de neurónios necessário para controlar esse músculo e maior o grau de controlo do Sistema Nervoso Central (SNC) sobre a contração. Verdadeiro ou Falso?
Falso
Como é que é controlado o grau de contração da musculatura esquelética?
É controlado pelo número de unidades motoras recrutadas e pelo controlo da frequência dos potenciais de ação do neurónio motor em cada unidade motora.
Em repouso, o músculo esquelético apresenta um fenómeno designado por _________ _________, que é um estado de constante tensão (firmeza) provocado pela ativação ______________ de unidades motoras, por meio de arcos reflexos iniciados na medula espinhal pelos ___________ __________________ (também chamados fibras
intrafusais). Estes fusos musculares juntamente com os __________ _______________ _____ ___________ (encontrados nos tendões) constituem os órgãos ________________ dos músculos. O tónus muscular deixa o músculo pronto para iniciar rapidamente uma contração. Se um músculo for isolado (removidos os nervos motores que o controlam), torna-se _______________.
tónus muscular; alternada; fusos musculares; órgãos tendinosos do Golgi; propriocetivos; flácido
A fibra muscular lisa tem um aspeto ______________.
fusiforme
Diga tudo o sabe sobre músculo unitário.
No músculo unitário, as várias células comunicam entre si através de junções gap, o que permite a passagem direta de um potencial de ação entre elas, dizendo-se, então, que estão eletroacopladas. Deste modo, quando uma célula é estimulada a contrair-se, todas as células desse músculo se contraem, como uma unidade.
Diga tudo o que sabe sobre músculo multiunitário.
O músculo multiunitário (menos comum), é composto por várias células que não estão eletroacopladas. Assim, para que o músculo se contraia, cada célula deve ser estimulada individualmente.
Os grupos unitário e multiunitário representam as duas extremidades do espetro morfológico e funcional do músculo liso. No entanto, a maioria dos músculos lisos é constituído por uma mistura destes 2 tipos de fibras. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Quais são as vias de estimulação do músculo liso?
Endócrina, local, mecânica (distensão) e nervosa (fibras pós-ganglionares do sistema nervoso autónomo formam varicosidades sobre as células musculares, onde libertam transmissores em sinapses do tipo en passant).
O estímulo inicial para desencadear a resposta muscular é o aumento dos iões de cálcio intracelulares provenientes do ___________ ______________ e, principalmente, do meio ________________.
retículo sarcoplasmático; extracelular
O ciclo das pontes cruzadas no músculo liso é rápido. Verdadeiro ou Falso?
Falso. É lento quando comparado com o que ocorre no músculo esquelético.
Defina força ativa.
A força ativa é a força de contração muscular gerada pela formação das pontes cruzadas.
Defina força passiva.
A força passiva começa a partir do momento e que o músculo está overstretched. É a força associada às fibras elásticas (titina acumula energia que vai favorecer o encurtamento do sarcómero) e que contraria o alongamento muscular.
Explique o fenómeno de escada.
O fenómeno de escada ocorre quando se origina um segundo estímulo igual ao primeiro e se dá somação desses dois estímulos, gerando uma contração com uma tensão superior à do primeiro. Há somação, porque se aumenta a frequência dos estímulos e deixa de haver tempo para que se remova todo o cálcio da troponina C antes de se iniciar o estímulo seguinte.
Explique o fenómeno de tétano imperfeito.
O tétano imperfeito/incompleto é o que acontece quando cada estímulo chega antes de a contração anterior terminar
Explique o fenómeno de tétano perfeito.
O tétano perfeito é o que acontece quando não há tempo para que se dê relaxamento muscular, assim, as contrações fundem-se todas numa contração prolongada.
Como explica que a tensão gerada pelo músculo diminua após ser atingido o seu valor máximo?
Durante o tétano, alcança-se o maior grau de catabolismo. Assim, passado um tempo, a produção de ATP não acompanha a sua degradação e o défice de energia leva à não energização da miosina e ao “relaxamento” forçado —-> FADIGA.
Indique os diferentes fatores que contribuem para a ocorrência desse fenómeno.
O aumento da frequência dos estímulos, o aumento da intensidade dos estímulos e o aumento do recrutamento das unidades motoras.
Numa contração isotónica de encurtamento, o que acontece ao tempo de latência à medida que a carga aumenta?
À medida que a carga aumenta, maior é o período de latência, porque há uma espécie de contração isométrica inicial antes de se dar a isotónica.
Um excesso de carga pode levar a uma contração excêntrica. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Explique de modo a insuficiência urinária pode levar a um caso de insuficiência cardíaca?
Quando há insuficiência urinária, há também um maior volume sanguíneo, uma maior pré-carga e uma maior distensão dos ventrículos. Como estão overstretched, não contraem eficientemente e podem ocorrer episódios de insuficiência cardíaca.
As células musculares são capazes de encurtar, convertem energia química (ATP) em energia mecânica e controlam a pressão arterial (permitem-nos urinar, defecar, ventilar e bombear o sangue para o resto do corpo). Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
O diafragma e os músculos respiratórios são músculos lisos. Verdadeiro ou Falso?
São músculos esqueléticos de controlo autonómico.
O intestino está normalmente colapsado. No entanto, quando chegam os produtos da digestão, a distensão que eles causam é a iniciadora da contração do intestino. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Um potencial de ação é o sódio a movimentar-se segundo o seu gradiente de comunicação nos 2 sentidos. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Os músculos esqueléticos ligam-se aos ossos pelos __________.
tendões
As células musculares são multinucleadas. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
O sarcoplasma está cheio de microfibrilhas divisíveis em filamentos individuais constituídos por proteínas contrácteis. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
A banda H contém filamentos finos. Verdadeiro ou Falso?
Falso
As bandas I são compostas pelos filamentos ___________ e pelos filamentos elásticos e são bissetadas pelos ___________ Z de ancoragem.
finos; discos
Os filamentos finos organizam-se em dulpas hélices longas. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
A troponina localiza-se em intervalos na tropomiosina e divide-se em 3 porções. Quais são e quais as suas funções?
- A troponina C corresponde ao local de ligação do cálcio.
- A troponina I inibe a ligação da miosina à actina.
- A troponina T corresponde ao local de ligação à tropomiosina
Diga tudo o que sabe sobre a titina.
A titina é a maior proteína na natureza; liga a miosina aos discos Z (alfa-actinina); permite resistir à distensão, manter a banda A no centro do sarcómero; manter os filamentos finos e grossos alinhados e permite que haja elasticidade.
Durante o relaxamento, a banda H desaparece. Verdadeiro ou Falso?
Falso
O potencial de repouso das células musculares é mais baixo do que o das células nervosas. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
O período refratário absoluto das células musculares é muito longo. Verdadeiro ou Falso?
Falso
Porque é que o período de latência é maior nas contrações isotónicas do que nas isométricas?
O período de latência é maior nas contrações isotónicas, porque inclui não só o período inicial do acoplamento excitação-contração, como também inclui o tempo necessário para acumular pontes cruzadas suficientes para realizar o movimento. Nas contrações isométricas, o período de latência inclui apenas o período incial do acoplamento exictação-contração, porque a tensão se inicia assim que se ligam as primeiras pontes cruzadas.
Quando o músculo está overly contracted, os filamentos grossos encontram-se muito próximos dos discos Z e não podem encurtar, havendo, por isso, um desperdício de pontes cruzadas. Explique porque é que, quando o músculo está overly stretched, também não se consegue gerar uma força de contração máxima.
Quando um músculo está overly stretched, existe uma menor sobreposição dos filamentos finos e grossos e pode dizer-se que se formam menos pontes cruzadas.
As células musculares do músculo liso são multinucleadas. Verdadeiro ou Falso?
Falso. Têm apenas um núcleo.
O músculo _________ utiliza 10 a 300 vezes menos energia para manter a mesma tensão que o músculo _____________.
liso; esquelético
No músculo __________, não existe _________________, nem ________________, nem ______________ ___, nem ____________, nem ___________________, nem ___________ _____.
liso; tropomiosina; troponina; túbulos T; estrias; sarcómeros; discos Z
As células do músculo cardíaco são mais _____________, finas e juntas por __________ intercalares. Comunicam entre si através de gap junctions e junções ______________. O seu retículo sarcoplasmático é ___________ desenvolvido, os seus túbulos T são mais ____________ e admitem que entre cálcio _______________ (para que o PR seja mais longo e não ocorra ___________). As células são _______________ e possuem mitocôndrias grandes que realizam apenas ____________ _____________.
pequenas; discos; mecânicas; menos; largos; extracelular; tétano; pacemakers; respiração aeróbia.
É normal a fração de ejeção ser inferior ou igual a 50%. Verdadeiro ou Falso?
Falso
O tronco pulmonar é uma veia. Verdadeiro ou Falso?
Falso. É a artéria grande e elástica que sai do ventrículo direito.
As veias pulmonares entram no ventrículo direito. Verdadeiro ou Falso?
Falso. Entram no átrio esquerdo.
As veias cavas chegam ao ______________ ______________.
átrio direito
Faça as correspondências corretas.
- Hilos pulmonares
- Aorta
- Centro frénico do diafragma
- Camada adiposa
A. Posterior
B. Lateral
C. Anterior
D. Abaixo
1.B
2.A
3.D
4.C
A válvula tricúspide (ou mitral) encontra-se no átrio direito. Verdadeiro ou Falso?
Falso
Como é que se chama a válvula atrioventricular do ventrículo direito?
É a válvula tricúspide.
As válvulas semilunares separam os ventrículos das grandes artérias. Verdadeiro ou Falso?
Verdadeiro
Os músculos papilares inserem-se nas cordas _____________ (terminações das _____________).
tendinosas; cúspides
Os músculos papilares, quando contraem, abrem as válvulas. Verdadeiro ou Falso?
Falso
Os sons cardíacos provêm da aberturas das válculas atrioventriculares e semilunares, respetivamente. Verdadeiro ou Falso?
Falso. Os sons correspondem ao encerramento das válvulas AV e semilunares, respetivamente.
Diga tudo o que sabe sobre o revestimento do coração.
A camada mais externa é uma camada fibrosa, depois vem o pericárdio, que é constituído por duas camadas (a parietal e a visceral, de fora para dentro). Mais internamente, encontramos o miocárdio, que corresponde ao músculo cardíaco, e o endocárdio (epitélio de revestimento do coração). Entre as duas camadas do pericárdio, existe uma cavidade, que se chama cavidade pericárdica (contém líquido pericárdico e, se for de grandes dimensões, pode comprometer o enchimento do coração).
A via aferente/enterocetiva da inervação do coração é feita através dos nervos _________ (X) e __________________ (IX), controlando alterações de pressão _______________ e ________________ e respondendo a situações de ______.
vago; glossofaríngeo; arterial; ventricular; dor