Teste Bizu @mjbcrevalida Rubéola Flashcards
O que é o ‘sarampinho’?
Também chamado de rubéola ou sarampo atenuado, é uma forma mais leve de sarampo. Agente infeccioso: Togavírus (RNA). Transmissão: Secreções respiratórias (transmissibilidade de 50-60%). Incubação: 14-21 dias. Proporção de casos subclínicos: Até 2/3 dos casos não são percebidos, pois são menos intensos.
Quais são os principais sintomas da fase prodrômica da rubéola?
Febre
Linfadenopatia retroauricular, cervical e occipital (Sinal de Theodor).
Enantema (Sinal de Forchheimer – manchas no palato; não é patognomônico). Conjuntivite SEM fotofobia (diferente do sarampo, que tem fotofobia).
Como é o exantema da rubéola?
Exantema maculopapular rubeoliforme: Menos intenso e menos confluente que o do sarampo, com mais áreas saudáveis entre as lesões.
Progressão craniocaudal: Inicia na face/pescoço e desce para os membros. Sem descamação. Dura no máximo 3 dias.
Quais são as complicações da rubéola?
Síndrome da Rubéola Congênita. Artrite/Artralgias: Mais comum em mulheres jovens, geralmente benigna e autolimitada. Púrpura trombocitopênica: Resolutiva. Encefalite/PEP (panencefalite progressiva): Muito rara.
Como é feito o diagnóstico da rubéola?
Diagnóstico clínico. Idealmente com anticorpos IgM (indicando infecção recente) ou aumento de IgG (>4x).
Qual é o tratamento para a rubéola?
Tratamento de suporte: Antipiréticos (para febre). Analgésicos (para dor). Vitamina A: 2 doses para todas as crianças. 1ª dose no dia do diagnóstico e 2ª dose no dia seguinte.
O que deve ser feito em relação à notificação de casos de rubéola?
Notificação imediata é obrigatória para controle da doença e implementação de medidas de profilaxia. A notificação permite a implementação de profilaxias pré e pós-contato, além de vigilância epidemiológica.
Quais são as medidas de profilaxia pré-contato para rubéola?
Vacinação: A vacina contra a rubéola deve ser administrada entre 12 a 15 meses de idade. A profilaxia pré-contato tem como objetivo prevenir a infecção antes do contato com o agente.
Quais são as medidas de profilaxia pós-contato para rubéola?
Vacina de bloqueio: Administrada até 3 dias após o contato, desde que o indivíduo tenha pelo menos 6 meses de idade. A vacina pode ser aplicada mesmo em indivíduos que já tenham sido expostos ao vírus, estimulando o sistema imunológico a combater o agente com maior eficiência. Contraindicações: Menores de 6 meses, gestantes e imunodeprimidos.
Quais são os elementos da tríade clássica da síndrome da rubéola congênita?
Catarata. Surdez. Cardiopatia congênita. Mnemônico: ‘Começa no olho, vai para o ouvido e termina no coração’ (catarata, surdez, cardiopatia).
OBS: É a única infecção congênita associado a cardiopatia congênita!
Como você identificaria o Sinal de Theodor na rubéola?
Sinal de Theodor: Linfadenopatia retroauricular, cervical e occipital. É um dos sinais característicos da fase prodrômica da rubéola.
Quais são os sinais clássicos do enantema na rubéola?
Sinal de Forchheimer: Manchas no palato (enantema). Não é patognomônico, mas é um indicativo importante da rubéola.
Quais são os principais sinais e sintomas da fase prodrômica da rubéola?
Febre. Linfadenopatia retroauricular, cervical e occipital (Sinal de Theodor). Enantema (Sinal de Forchheimer). Conjuntivite SEM fotofobia (diferente do sarampo, que tem fotofobia).
Qual patologia representa esse sinal? e Qual o nome desse sinal?
Sinal de Forchheimer
Manchas no palato (enantema). Não é patognomônico, mas é um indicativo importante da rubéola.