Teste Flashcards
Parece que existe uma relação causal entre variáveis quando na realidade não existe. Ex.: 12 a 18 anos. Pessoas crescem, mas isso não quer dizer que o aprimoramento na matemática tem ligação com a altura dela.
Causalidade espúria
Nietzsche - moral do senhor
Pessoas fortes, capazes de afirmar a si mesmos independentemente das regras estabelecidas, de lidar c a natureza trágica da vida, guiam-se pelos próprios valores.
Nietzsche - moral do escravo
Tipos fracos, não conseguem lidar bem com o sofrimento, preferem ser guiados. Submetem-se facilmente as regras estabelecidas, não as modificando.
Digressão
Afastamento, desvio momentâneo do assunto sobre o qual se fala
Dislexia
problema ao decodificar informação através da escrita ou símbolo gráfico. Dificuldade leitura e escrita, com erros de trocas de letras e esquecimento em relação a pontuação e gramática. Analogia: o cara sabe consertar moto, mas pedem que ele conserte carros. Ele tem uma noção, mas terá muito mais dificuldade para encontrar solução
Nossos dados nas redes sociais
Assim como aconteceu com os índios que se ludibriaram com pequenos presentes dando em troca suas terras, o mesmo ocorre atualmente quando entregamos todos os nossos dados para as redes sociais em troca de entretenimento, informações acessíveis em pesquisas, ferramentas que permitem contato com pessoas distantes
Não matar pq Deus não deixa?
Há um grande perigo nesse pensamento, pois, se a pessoa pensa assim, ela vive somente para obedecer. Caso acredite que há a necessidade de matar, ela assim o fará. Deveria ser: não mato pq tenho compaixão, pois não quero que o outro sofra.
A globalização e as Olimpíadas
Sim. Se pensarmos nas olimpíadas atuai e nos cenários que elas contêm, perceberemos que os países, mesmo com suas diferenças, demonstram o amor pela sua nação através dos símbolos (bandeira, hino nacional), e não por religião, classe ou língua. Caso fosse mil anos atrás, haveria o império chinês que não reconheceria nenhuma outra entidade política(se achavam os únicos). Ao organizar a próxima Olímpiada, talvez algumas entidades políticas nem existiriam mais devido às guerras ou desintegração. Não haviam hinos e bandeiras. Ou seja, hoje temos um acordo global impressionante em que há de se ter orgulho de a humanidade organizar um evento assim.
Emoções/sentimentos não sao o oposto da racionalidade, mas sim fazem parte de uma racionalidade evolutiva
Mecanismos bioquímicos usados para CALCULAR PROBABILIDADES de sobrevivência e reprodução. Sentimentos não se baseiam em intuição, inspiração ou liberdade, baseiam-se em cálculos.
Elas foram importantes na evolução humana. O medo nos preservou dos perigos. Atração pelo sexo oposto nos mostrando que o outro tinha potencial para levar a espécie adiante. O Perdão, culpa e indignação para preservar a vida social e em grupo.
Um dólar para governar a todos, inclusive ao estado islâmico.
Quando o Estado Islâmico conquistou grande parte da Síria e do Iraque, assassinou dezenas de milhares de pessoas, demoliu sítios arqueológicos, derrubou estátuas e destruiu sistematicamente os símbolos dos regimes anteriores e da influência cultural
do Ocidente. Mas quando seus combatentes entraram nos bancos locais e encontraram esconderijos com dólares americanos
com rostos de presidentes americanos e frases em inglês louvando ideais políticos e religiosos americanos, não queimaram esses símbolos do imperialismo americano. Pois a cédula de dólar é
universalmente venerada por todos os segmentos políticos e religiosos. Embora não tenha um valor intrinseco, a confiança no dólar e na
sensatez do Federal Reserve é tão firme que é compartilhada até mesmo por fundamentalistas islâmicos, traficantes mexicanos e tiranos norte-coreanos.
Unidade global
Antigamente cada tribo/país tinha suas crenças de como curar doenças (algumas falhavam, outras não). Sacerdotes indicavam orações, indianos ervas, massagens e ioga, bruxas de aldeias com promessa xe cura através de dança, rituais, sangue de galo. As pessoas hoje ainda tem suas diferentes religiões e identidades nacionais, mas quando se trata de coisas práticas (medicina, química para bombas), quase todos nós pertencemos a mesma civilização.
Em pequenas quantidades, ótimo para o crescimento de plantas, mas em grande quantidade pode ser tóxico. O excesso muitas vezes escorre das fazendas e envenena rios, lagos, oceanos, colocando em risco a vida marinha.
Fosfato
Se a temperatura média aumentar 2 graus celsius:
Expansão de desertos, desaparecimento de calotas de gelo, elevação dos oceanos, maior recorrência de eventos climáticos extremos, como furacões e tufões. Consequentemente, desmantelar a produção agrícola, inundar cidades, tornar partes do mundo inabitável e, assim, milhões de refugiados.
Mas e se os engenheiros fossem capazes de encontrar uma maneira de produzir carne a partir de células?
Se quiser um hambúrguer, crie apenas um, em vez de criar e abater uma vaca inteira.
Isso pode soar como ficção científica, mas primeiro hambúrguer limpo foi criado a partir de células - e depois comido em 2013. Custou 330 mil dólares. Quatro anos de pesquisa e
desenvolvimento trouxeram o preço para onze dólares por unidade, e dentro de mais uma década espera-se que a carne limpa
produzida industrialmente seja mais barata do que a carne abatida. Esse desenvolvimento tecnológico pode salvar bilhões de animais de uma vida de miséria abjeta, ajudar a alimentar bilhões de humanos malnutridos e ao mesmo tempo ajudar a impedir o colapso ecológico.
Biotecnologia
é o ramo da Biologia que desenvolve tecnologias a partir de organismos vivos, ou matéria-prima a partir deles, baseado nos processos biomoleculares e celulares, para criar ou modificar produtos. Ex.: vacinas, antibióticos, transgênicos. Há 4000 anos, já era usado, por exemplo, para fazer o vinho ou o pão, em que o segredo é a fermentação realizada por microrganismos, as leveduras.
Monogamia
Se estiver há 50 anos em uma relação monogâmica e trair uma única vez, eh como se toda uma relação fosse uma mentira. A maioria das pessoas tem impulsos ambivalentes. Querem ter alguém com quem contar, mas sem perder a tentação da novidade. Jesuíta que perguntou ao nativo da tribo naskapi (norte do Canadá): se deixam as mulheres terem tanta liberdade, como vao saber se o filho eh seu? Resposta: isso não faz sentido. Vocês franceses só amam as crianças do seu sangue, nós amamos a todas.
Casamento
Não foi inventado por causa dos relacionamentos amorosos, mas sim para conseguir mais parentes, aumentando a força de trabalho familiar, fazer tratados de paz e alianças de negócios. Ou seja, monogamia não é natural. Poderíamos dizer que ela eh como o vegetarianismo, algo que vc escolhe para seguir. Assim como anos atrás achava-se um absurdo o divórcio e a não virgindade, que antes eram valores aceitáveis, talvez daqui alguns anos a monogamia também seja vista dessa forma.
Controle de placa sufis
Para a notificação aos proprietários de carcaças e aos proprietários de veículos ambulantes.
Imigração
Os pró imigração acreditam que acolher refugiados eh um dever dos países. Os anti imigração acham que há um risco colocar pessoas com culturas tão diferentes dentro do país. E, se são aceitos, estes deveriam deixar a sua cultura de lado para aceitar a cultura do novo local? Há alguns debates antagônicos. Europa eh um continente tão aberto a diversidade, mas, em se tratando de alguns países específicos, torcem o nariz, talvez por medo ou por considerarem que sua cultura eh superior.
Ao se analisar, deve-se questionar: ao avaliar o acordo de imigração, os dois lados ficam mais nas transgressões do que nos cumprimentos. De 1 milhão de sírios, 100 se juntam a terroristas… se um imigrante passa 1000 vezes tranquilamente pela rua e em um dia eh atacado com ofensas, quer dizer que os nativos estão sendo na sua totalidade racistas?
Culturismo - baseado em diferenças culturais.
O racismo tradicional está fundamentado em teorias biológicas. Na década de 1890, ou na de 1930, havia a crença generalizada em países como Inglaterra, Austrália e Estados Unidos de que
alguns traços biológicos hereditários faziam com que africanos e chineses fossem inatamente menos inteligentes e menos morais que os europeus. Essas ideias gozavam de respeitabilidade política e respaldo científico. Hoje, isso não existe, embora há os que ainda acreditam. Dizer que pessoas negras têm tendência a cometer crimes porque têm genes inferiores está fora de questão;
dizer que elas têm tendência a cometer crimes porque provêm de culturas disfuncionais, não. Ao ver alguém de cor negra, um policial norte americano automaticamente não verá pura e simplesmente a cor da pele, mas, sim, a história cultural por trás daquela pessoa e o risco que ela poderia causar. Porém, há que se refletir que o ser humano carrega uma história e tem sua individualidade, que a cultura influencia, mas não determina.
Terrorismo
Estratégia militar que espera mudar a situação política pelo medo. São mestres no controle da mente.
Trabalho híbrido
Não tá prevista na nova legislação Trabalhista, mas pode ter como parâmetro o teletrabalho, mas a empresa deve adicionar um aditivo no contrato. Vantagens: menos tempo no trânsito, pessoa almoça em casa, redução de custos nas empresas, melhor gestão do tempo e foco nas atividades.
Humildade das civilizações
Nenhuma das religiões ou nações atuais existia quando os humanos colonizaram o mundo, domesticaram plantas e animais, construíram as primeiras cidades, ou inventaram a escrita e o dinheiro. Moralidade, arte, espiritualidade e criatividade são aptidões humanas universais incorporadas em noSsO DNA. Sua origem está na África da Idade da Pedra. É, portanto, egotismo crasso atribui-los a um lugar e um tempo mais recentes.
Cristianismo e intolerância
Constantino, o Grande, fechou todos os templos não cristãos e proibiram os rituais “pagãos”, sob pena de morte. As perseguições culminaram sob o reinado do imperador Teodósio que efetivamente tornaram ilegais todas as religiões exceto o cristianismo e o judaísmo. Uma pessoa poderia ser executada até mesmo por cultuar Júpiter ou Mitras na privacidade de sua própria casa. Para limpar o império de toda herança infiel, também aboliram os Jogos Olimpicos. Ao insistir na ideia de que não existe outro deus a não ser o nosso deus, a ideia monoteísta tendeu a estimular o fanatismo.
Qual igreja Jesus fundou?
Nenhuma. Ele organizou um movimento intrajudaico de características político-religiosas de resistência a presença romana nos territórios judaicos (Galiléia, Judeia). Criação da igreja de Jesus sem Jesus a partir somente da metade do século II.
Crenças ( no ideal secular)
Se vc tem uma crença muito forte em uma narrativa, isso pode revelar muitas coisas interessantes sobre a sua psicologia, infância e estrutura cerebral, mas não prova que a narrativa eh verdadeira
Hurb
Venderam mais do que podiam. A ideia inicial foi genial. Em baixa temporada, hotéis não ficavam cheios. Melhor alguém se hospedando mais barato do que ninguém. Início da pandemia pensaram que ela demoraria mais tempo, mas ocorreu o contrário. Ela passou e várias pessoas retomaram as viagens. Demanda aumentou, preço aumentou tbm. Ngm contava com isso.
Toda religião, ideologia e credos tem suas sombras?
Sim. O catolicismo cometeu atrocidades em nome de Jesus, e este era só amor. Como o distorceram tanto? Marxistas pavimentaram o caminho para gulag (campos de concentração soviéticos período Stálin) . Ciência prestou-se tão facilmente a desestabilização do ecossistema global, e, em especial, geneticistas que permitiram que nazistas sequestrassem as teorias darwianas para afirmar suas atrocidades.
Fake news e religiões
Assim, se você culpa o Facebook, Trump ou Putin por introduzir a nova e assustadora era da pos-verdade, lembre-se de que séculos atrás milhões de cristãos se fecharam dentro de uma bolha mitológica que se autorreforçava, nunca ousando questionar a veracidade factual da Bíblia, enquanto milhões de muçulmanos, depositaram sua fé inquestionável no Corão. Por milênios, muito do que era considerado “notícia” e “fato’
,” nas redes sociais humanas eram narrativas sobre milagres, anjos, demônios e bruxas, com
ousados repórteres dando cobertura ao vivo diretamente das mais profundas fossas do submundo. Temos zero evidência científica de que Eva foi tentada pela serpente, que as almas dos infiéis ardem no inferno depois que morrem ou que o criador do universo não gosta quando um brâmane se casa com um intocável,
mas bilhões de pessoas têm acreditado nessas narrativas durante milhares de anos. Algumas fake news duram para sempre.
Quando mil pessoas acreditam durante um mês numa história inventada - isso é fake news. Quando 1 bilhão de pessoas acreditam durante milhares de anos isto é uma religião, e somos ad-
vertidos a não chamar de fake news para não ferir os sentimentos dos fiéis. Observe, no entanto, que nao estou negando a efetividade ou benevolência potencial da religião. Para o bem ou para o mal, a ficção está entre os instrumentos mais eficazes na caixa de ferramentas da
humanidade. Ao unir pessoas, credos religiosos possibilitam a cooperação em grande escala. Eles inspiram a construção de hospitais, escolas e pontes, além de exércitos e prisões. Adão e Eva
nunca existiram, mas a catedral de Chartres continua linda. Grande parte da Bíblia pode ser ficcional, mas ainda é capaz de trazer alegria a bilhões, e ainda é capaz de incentivar os humanos a serem compassivos, corajosos e criativos
- assim como outras grandes obras de ficção, como Dom Quixote, Guerra e paz e Harry Potter.
Quase tudo nesse mundo são ficções humanas. Dólar não passa de um papel com a foto…
Dólar não passa de um papel com a foto de um homem branco que já morreu, mas que convencionou-se que eh importante. Não podemos jogar ou ler livros de ficção sem suspender a descrença por alguns minutos. Para curtir o futebol e não o achar ridículo; tem que ignorar que são 22 homens correndo atrás de uma bola.
Significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades. Para Aristotle’s, não eh disseminar o preconceito entre as diferenças, mas considerar que já que essas diferenças existem que sejam tratadas como tais, com a finalidade de integrar a sociedade.
Ex.: para olimpíadas
Tratamento isonômico
Cada momento, um encontro - ichigo-ichei
Sensação de que eu vivo esse momento consciente de que ele nunca acontecerá novamente, nunca nos encontraremos desse jeito como acabamos de nos encontrar. Honrar o momento presente!
As pessoas são ensinadas a acreditar em ficções e Narrativas desde a infância…
As pessoas são ensinadas a acreditar em ficções e narrativas desde a infância, ouvindo dos pais, professores, sociedade, antes de desenvolver a inteligência intelectual e emocional. Quando amadurece, estão pesadamente imbuídas na narrativa que eh provável que usem o intelecto para racionalizar, e não para duvidar.
Rituais
Eh o que permite que a narrativa pareça real. Acender velas, curvar a cabeça, tocar sinos. Cristo real: pão (corpo), vinho (sangue) . Antigos hindus: cavalo sacrificado se torna um cosmo (cada parte dele representando algo.. olho, sol. Pés, dias e noites). Impérios e cortes reais: coroas, tronos, cerimônias. Militarismo: marchas (Napoleão percebeu que poderia fazer com que homens se sacrificassem por uma faixa de pano colorida)
Sacrifícios
E o mais potente dos rituais. Alguém sofrendo por uma história faz ela se convencer que a história eh real. Jejuar, perder as pernas em uma guerra. Isso eh uma falácia lógica, mas as pessoas não gostam de admitir que são tolas. Quanto mais sacrifícios, mais forte eh a fé. Dessa forma tbm elas podem se eximir de alguns pecados. Posso até mentir e trair, mas fiquei 40 dias sem comer carne e tá tudo bem, estou perdoado.
Nada e bonito, sagrado ou sexy
Os sentimentos humanos fazem com que seja. Foram nossos próprios dedos que escreveram a Bíblia e o Corão, e nossas mentes conferem poder a essas narrativas. São belas histórias, ok, mas a beleza está nos olhos de quem a contempla. São apenas os sentimentos humanos que fazem com que uma maçã vermelha seja sedutora, e um cocô nojento. Retire os sentimentos, e você fica com um bando de moléculas.
Expedição de salvo conduto
Eh um documento emitido por autoridades de um Estado que permite a seu portador transitar por um determinado território. O indivíduo tem a proteção da que poderá circular livremente sem o risco de ser preso ou impedido.
Canabis para fins medicinais
Os componentes extraídos eh indicado para fins terapêuticos e há vários estudos. Tratamento de dor crônica, insônia, glaucoma, ansiedade, transtornos psiquiátricos, câncer, esquizofrenia, epilepsia, esclerose múltipla, Parkinson etc. ex.: salvo conduto dado a um senhor portador da esclerose múltipla, que tentou tomar vários remédios, como morfina, tramadol, codeína, porém nenhum com resultado satisfatório.
Origem do sabão
Segundo uma lenda romana antiga, palavra originada por causa do Monte Sapo, próximo a Roma, onde animais eram oferecidos em sacrifícios aos deuses. A gordura deles misturava-se com a madeira do altar e escorria para rios. As mulheres perceberam que havia mais facilidade em limpar as roupas quando estavam em contato com as substâncias.
Nova lei fake News
Parâmetros dados pelo governo (lei consensuais) para as empresas de tecnologia. A empresa tem obrigação de moderar, enviando relatórios explicando o quanto se esforçaram para moderar conteúdos. Empresa independente pode auditar (tipo Anatel) avaliar e recomenda melhoras esforços se for o caso. Caso não, pode ter advertência e multas. Atualmente as empresas somente administra o sistema, não eh responsabilizada. Hoje não se sabe se a empresa está cumprindo ou não, pois não há nada que a obriga. Outra mudança seria que, se alguém denuncja e a empresa analisa que não houve abuso, caso seja comprovado ela será responsabilizada. Baseado em modelos de países democráticos liberal, e não de ditaduras. Não intervém em regras, postagens, ou seja, não há o que de falar sobre liberdade de expressão e censura. H
Gêneros
São agrupados em famílias, como a dos felideos (Leões, gatos domésticos), a dos canídeos (lobos, raposas) e a dos elefantideos (elefantes, mamutes). Todos os membros de uma família remontam ao mesmo patriarca ou matriarca original. Todos os gatos, por exemplo, dos menores gatos domésticos ao Leão mais feroz, tem em comum um ancestral Felidio que viveu há cerca de 25 milhões de anos atrás. Gênero homo - família dos primatas. Há seis milhões de anos uma fêmea primata teve duas filhas. Uma se tornou ancestral de todos os chimpanzés, a outra eh nossa avó.
Teoria da fofoca
A cooperação social é essencial para a sobrevivência e a reprodução. Eles precisam saber quem em seu bando odeia quem, quem está dormindo com quem, quem é honesto e quem é trapaceiro. Graças a informações precisas sobre quem era digno de confiança, pequenos grupos puderam se expandir para bandas maiores, e o Sapiens puderam desenvolver tipos de cooperação mais sólidos e mais sofisticados.
Qual a minha âncora?
Eh a minha memória. Posso até fazer e desfrutar de várias coisas, mas, como prazo pela saúde mental e por conseguir lembrar do que preciso, abro mão de certos prazeres, tais como excesso de álcool, comidas poucos saudáveis, ócio…
Extinção de milhares de espécies de animais
O Homo sapiens levou à extinção cerca de metade dos grandes animais do planeta muito antes de os humanos inventarem a roda, a escrita ou ferramentas de ferro. O registro arqueológico dos diversos locais por onde o homem passou conta a mesma história triste. 1ª cena: uma população rica e variada de grandes animais, sem vestígio algum de humanos.
2ª cena: os sapiens aparecem, evidenciados por um osso humano, uma ponta de lança ou, talvez, um pedaço de um utensílio de cerâmica. 3ª cena: homens e mulheres ocupam o centro do palco e a maioria dos animais grandes, junto com muitos dos menores, desapareceu.
Perda de massa muscular feminina
Mulheres sedentárias após os 30 anos já começam a perder 1% da massa muscular por ano em média. Os homens levam um pouco mais de tempo por causa da testosterona. A partir dos 30, ou seja, é obrigatória a musculação para a conservação da massa muscular. Aos 50 anos, tem-se o risco, portanto, da perda de 20% de massa muscular.
Atividade física e cérebro
Existe uma molécula/ hormônio que se chama capticina B, produzida pelo músculo na atividade física e atravessa a barreira massa encefálica indo para o hipocampo estimula uma proteína produzida pelo próprio cérebro que tem uma ação de aumentar atividade neural, inclusive aumentando o tamanho do hipocampo, que controla nossas emoções, motivações, energia, memória, aprendizagem. Atividade física de uma relação direta com atividade mental.
Os mitos
São mais influentes do que qualquer um poderia imaginar. Quando a Revolução agrícola criou oportunidades para a criação de cidades populosas e impérios poderosos, as pessoas inventaram histórias sobre grandes deuses, pátrias mães e empresas de capital aberto para fornecer os ELOS SOCIAIS necessários. Enquanto a evolução humana estava rastejando no seu usual ritmo de tartaruga, a imaginação humana estava construindo REDES impressionantes de cooperação em massa, diferente de qualquer outra já vista
Prova
É o indício ou o conjunto de indícios capazes comprovar que um fato existe, existiu ou existirá, baseando-se na objetividade dos achados materiais vistos, identificados e corretamente analisados
Crime de fraude processual
Art. 347-Consiste em modificar o local do crime, os objetos relacionados ao crime ou mesmo o estado das pessoas envolvidas, com a finalidade de induzir o magistrado ou o perito ao erro. Significa, portanto, modificar as evidências de modo a obter um resultado favorável no julgamento.
Luminol
Substância química em pó que, combinada com peróxido de hidrogênio, forma uma mistura capaz de reagir quando entra em contato com ferro presente na hemoglobina do sangue. Libera uma luz azulada que é suficientemente forte para ser vista no escuro
Feminicídio
Agravante ao crime de homicídio. Brasil no quinto lugar no ranking mundial. Atualmente, 4 mulheres são mortas por dia pelo simples fato de serem mulheres (há que se atentar para a motivação: simples fato de ser mulher. Uma mulher morta em um latrocínio, não eh o caso). Ex.: Homem que entrou em uma universidade de engenharia e matou 14 mulheres pois ele não concordava que mulheres pudessem ser engenheiras. Outro exemplo o caso do pai que matou a filha de cinco meses pelo simples fato dela ter nascido mulher. “Um homem foi preso em flagrante por espancar um bebê até a morte, na sexta-feira (17/05/2019). O crime ocorreu em São Lourenço da mata, em Recife, Pernambuco e, segundo o Conselho Tutelar da cidade, a mãe da vítima contou que o marido assassinou a filha por não aceitar o fato de a criança ter nascido menina.”
Mulheres matam maridos?
Sim, mas ao analisar os casos percebe-se que o motivo foi por saber que o marido estuprava a filha, que a mulher era ameaçada constantemente de morte, que era agredida pelo companheiro. No caso inverso, homens matam as mulheres por não aceitar um fim de relacionamento, ou por ciúmes excessivos
Psicologia empresarial
Se você acha que você tem controle ou escolha, está tudo errado. Todas as empresas do mundo não atuam no que você realmente pensa, mas sim em outra área: na psicologia humana. As empresas controla com você e também controlam consumidores desde antes até depois da compra. Maneiras: as redes sociais, layout dos supermercados, embalagens (água de coco do bem), vitrines (elementos usados nas vitrines), alta rotatividade dos produtos, (exemplo Zara com constantes coleções ao longo do ano), necessidades de urgência (comprei iPhone XR, me convenceram por medo a contratar seguro).
Cashback que ganhei de 10%, e aí sinto a necessidade de usar o desconto para comprar um fone/relógio.
Preciso mesmo??????????
Gene egoísta e a pulsão inconsciente para o acasalamento
Por que pessoas mais bonitas tem maiores chances de serem contratadas em empregos? A pulsão inconsciente para o acasalamento. Temos essa inclinação pela atratividade por causa de nossa história do gene egoísta: a ordem inconsciente para reproduzir, reproduzir, reproduzir para que nós, como espécie, não sejamos extintos. Um estudo demonstrou que quando trabalhavam numa tarefa difícil homens se distraíram mais e tinham um desempenho pior quando interagiam com uma mulher durante a tarefa, e quanto mais atraente ela fosse, pior desempenho dele.
Apostas Bet
Legalizado pelo Temer, com a promessa que seria regulamentada em dois anos, porém o demônio (Bolsonaro) lavou as mãos. Vai para o mesmo campo dos jogos de loteria. 15 bilhões se houver uma regulamentação. Sem regulamentação, o consumidor pode sair prejudicado, pois, se tem um problema com casa de aposta, não tem com quem reclamar, não pode no PROCON, pois as Empresas ficam fora do país em paraísos fiscais
O que são os paraísos fiscais?
são territórios onde a tributação é mais simples e muito mais barata do que outros locais. Portanto, é comum que empresas como bancos e empresas financeiras invistam nessas regiões com a intenção de reduzir os custos de suas atividades.
Ademais, esses locais também garantem um sigilo com relação aos envolvidos nas transações. Sendo assim, é possível movimentar uma grande quantia de dinheiro com pouco ou nenhum custo e sem as identidades reveladas.
Como as impressões e outros juízos sobre pessoas podem ser afetados por uma experiência recente?
Nossas experiências cotidianas ativam ideias desejos e até mesmo modo de pensar sobre o mundo. São como lembretes quer estejamos ou não cientes do que está sendo lembrado. Se você ouvisse no jornal a história de uma pessoa que tentava atravessar o Atlântico como navegador solitário, você estaria propenso achar essa pessoa muito corajosa, talvez até um herói, e não um maluco ou imprudente. Efeitos de pré ativação são naturais e automáticos. Estamos caminhando no terminal do aeroporto em direção ao portão de embarque e O cheiro de um pão de canela nos faz lembrar como é delicioso, como estamos faminto e o quanto gostaríamos de comer uma agora. Quando estamos dirigindo, a barbeiragem dos outros vai se acumulando. A última não vai ser a mesma da primeira, mas mesmo assim ficaremos irritado como se fosse a primeira vez. Isso se chama soma de estímulos.
Heurística da disponibilidade
Eh a facilidade com que algo vem à mente. Quanto maiori a frequência em que algo acontece em nossa experiência, mais memórias formamos disso, e mais fortes ou mais acessíveis elas serão. Fazemos escolhas com base em quão regularmente várias coisas acontecem. Angelina Joeli, Silvio Santos
Estudo de 2004 - Universidade de Cornel. Confundimos as mudanças em nós como sendo mudanças no mundo.
Ter um filho faz a percepção de aumento da criminalidade aumentar, sendo que muitas vezes não é. Quase toda geração acredita que a arte, música, ética do trabalho etc não são tão bons atualmente como foram no passado. Que o ambiente moral se deteriorou, que crianças são hoje mais mimadas do que é um a 20 anos, que o índice de criminalidade aumentou etc. Por que? Em vez de brincarmos o dia todo, temos que ir à escola. Em vez de sermos cuidados pelos pais, temos que assumir tarefas em casa. Em vez de termos contas pagas, temos que trabalhar e ter uma vida estressante. Ficamos expostos à mesquinharia e egoísmo, ódio e traição, males dos quais estávamos em grande parte protegidos durante a infância. Depois nossa força e vitalidade juvenis começam a declinar com a idade.
Emoções e passado
nossas memórias de longo prazo, coisas que nos vem à mente quando relembramos nossa vida, envolvem a vivência de uma emoção forte. Esses passados que já foram recentes permanece em nossas mentes por que na época absorveu muito de nossa atenção. Foram de algum modo importantes o bastante para provocar uma emoção forte.
Dos 11 aos 15 anos
… eh muito fácil se viciar em alguma coisa. O cérebro está mais propenso ao vício. Muitos alcoólatras relatam que começaram na adolescência. Fumantes como o Erick tbm. Limitar o uso de celular nessa idade eh fundamental.
MST - Brasil com mais casa sem gente que gente sem casa
Pessoas que tem terras do tamanho da cidade de Nova York, mais de 130 mil hectares (1hectare = 10.000 mt2). Ocupar o que não tem nada dentro, ou seja os latifúndios improdutivos, sem produção de comida, sendo que os donos só os tem por causa de status, poder, e especulação financeira. Não há ocupação de lotes. Pessoas fazem cadastro pelo Incra, e precisa cumprir com vários requisitos. O latifundiário recebe.
Terras de herança/escravagistas, muitas da época dos escravos. Ninguém ocupa porque quer. Não eh sobre se apropriar de celular, da casa, do sítio, mas sim de grandes indústrias, pedaços de terras que só existem para especulação. Pais desigual, onde pessoas que lutam para valer a constituição são tidas como inimigas.
As regras são dinâmicas
O que eh hoje pode não ser amanhã. O desejo mudou. Coisas que eu curtia antes e que não curto agora. Da mesma forma são as regras, pois a vida e dinâmica. A pessoa que vc se apaixonou aos 18 não eh a mesma com 28 anos.
Quando ansiamos por um cigarro…
Quando ansiamos por um cigarro, nosso íntimo diz que cigarro é bom, porém, depois que fumamos e nos arrependemos por tê-lo feito, nossa reação visceral é que ele é muito ruim (até maligno). Seu objetivo atual muda sua reação visceral, e com muita frequência você não tem consciência do motivo dessas reações fortes e imediatas. Isso nos leva à regra número 4 para quando confiar em seu instinto: Tenha cuidado com aquilo que deseja, porque seus objetivos e suas necessidades atuais vão configurar o que você quer e aquilo de que gostaria naquele momento.
As aparências enganam?
evoluímos para fazer julgamentos instantâneos e ter palpites informados sobre pessoas e situações, para determinar se devemos ficar ou ir embora. Pode dar certo ou errado. Quando decidimos se é para confiar em alguém ou não, é importante ter em mente que o mundo moderno é muito diferente daquele no qual nosso mecanismo de avaliação inconsciente se desenvolveu. Quando nossa reação instintiva a uma pessoa de raça ou grupo étnico diferente dos nossos for negativa, devemos sufocá-la. Essas reações são um vestígio de nosso passado evolucionário ou um produto de nossa cultura através de uma socialização muito anterior e da mídia de massa. Em especial quando se trata de gente que é claramente diferente de nós, precisamos dar às pessoas uma oportunidade, precisamos enxergar além de seus aspectos superficiais e, em vez disso, basear a avaliação que fazemos delas em seu comportamento efetivo.
regra número 6: Não devemos confiar em nossa avaliação dos outros com base apenas em seus rostos, ou em fotografias, antes de termos alguma interação com eles.
Recompensas e dopamina
Quanto mais rápida a recompensa, mais facilmente virará hábito.
Teoria das janelas quebradas (atualizada)
Derrubando os pequenos, porém visíveis crimes, como vandalismo, sujar as ruas e até atravessar a rua fora da faixa de pedestres, depois os crimes maiores e mais sérios também iriam diminuir. Se as pessoas vissem que as ruas estavam mais limpas, fachadas de prédios lojas intactas, e menos concidadãos envolvidos em pequenos casos de desobediência civil, elas respeitariam mais umas as outras e as leis em geral.
Importante (sinônimas)
Indispensável, imprescindível, essencial, primordial, fundamental.
Pré ativação em relação a comida
Anúncios de comida atuam como sugestões inconscientes de comportamento e podem influenciar o modo como comemos e outros atos de consumo, em particular se não temos consciência do poder que exerce sobre nós.
“Não pense em um urso polar”. Sim, pensei em um. O mesmo acontece com anúncio antitabagistas. Ao repetirem, lembram as pessoas da existência desse algo, no qual, não fosse por isso, talvez nem teria um pensado.
Conservadorismo
preservar tradições e hierarquias;
proteção da família;
bases religiosas e instituições;
rejeita mudanças sociais bruscas;
estado menos intervencionista.
Na essência, os conservadores são egoístas pois acham que, por conservarem valores, normas e posições , estariam mais aptos para influenciar o debate público. Surgida na França, no período em que, quem ficava a direita, lado da nobreza, defendia a preservação do poder da monarquia em 1789, leais a coroa, querendo conter a revolução.
Mama Uganda na Nigeria
43 anos e 44 filhos. Sofre de hiperovulação, em que há a liberação de vários óvulos o que pode fazer com que tenha gestações com dois, três, quatro filhos. Ela só teve uma gestação “comum” de um filho. O médico havia falado que se ela parasse de ter filhos, os óvulos virariam cistos que a mataria em pouco tempo.
Primavera árabe
jovem na Tunísia lança fogo no corpo como forma de protesto pq queriam pegar sua mercadoria de venda (cigarro). Outros países árabes vendo isso, que estavam insatisfeitos com as ditaduras, decidiram se manifestar. Parecido com o estopim dos 20 centavos em 2013 no Brasil. Não era só pelos 20 centavos. Porém, só deu certo na Tunísia, nos outros países saíram ditaduras para entrarem outras piores ou em guerra civil
Pessoas atraentes ativam as estruturas de recompensas…
…do nosso cérebro sem que tenhamos conta ou tenhamos essa intenção.
Experimento em 1978 sobre Reconstruirmos lembranças de uma situação de maneira totalmente distintas dependendo do nosso objetivo.
Os participantes assistiram a um vídeo de uma excursão por uma casa Residencial. A alguns foi pedido que assistissem como se fossem assaltantes que planejavam roubá-la. A outros como se fosse em compradores potenciais dela. Depois disso, os dois grupos tiveram lembranças bem diferentes. Os compradores lembravam do tamanho dos aposentos, do estado de conservação, e do número de banheiros. Os assaltantes, por sua vez, recordavam se havia janelas Acessíveis no porão, equipamentos portáteis valiosos. E uma vez que nossa atenção em determinado momento é limitada, os compradores de casa deixaram escapar muitos detalhes que os assaltantes perceberam, e vice-versa.
Experimento do Bom Samaritano e a explicação de como as pessoas podem ignorar o seu desejo vocacional quando estão focados em um desafio.
estudantes seminaristas teriam que fazer uma apresentação sobre carreiras vocacionais para pessoas que estudam para se tornarem membros do clero sobre a parábola do Bom Samaritano na Bíblia. Eles tinham de caminhar de um prédio para outro. Para alguns participantes foi dito que eles estavam atrasados e tinham de se apressar para chegar ao outro prédio; para os demais, isso não foi dito. No caminho para o outro prédio, todos os estudantes passavam por uma pessoa malvestida, estirada no chão e que parecia estar sofrendo. Constatou-se que a única coisa capaz de prever qual era a probabilidade de um estudante parar e prestar ajuda era se estava ou não com pressa. O tipo de apresentação que iria fazer ou quão religioso era não fez diferença. Tudo que importava era se tinha ou não de chegar rapidamente à outra sala de aula. Parar para ajudar iria lhe custar tempo, e isso era avaliado como um ponto negativo, levando em conta o objetivo de “chegar lá rápido”. Esse objetivo tinha uma influência inconsciente tão forte que provocava um curto-circuito nas convicções morais do próprio estudante, e até no mais relevante princípio moral que estava presente naquele momento na mente dele — a parábola do Bom Samaritano! Contudo os alunos do seminário não se transformaram em pessoas ruins. O que aconteceu é que o objetivo ativo naquele momento desviou a atenção deles da pessoa que passava por necessidades, tornou menos provável que eles percebessem que a pessoa precisava de sua ajuda e menos valorosa a noção de que deveriam parar para ajudar, orientando o comportamento dos seminaristas no sentido de chegar à próxima sala de aula o mais rápido possível. Com base nas discussões com os participantes depois que o estudo terminou, Darley e Batson acreditaram que os estudantes que estavam com pressa não interpretaram que aquela pessoa estivesse angustiada, precisando de ajuda.
Quando alguém age de modo parecido conosco, mesmo que sutilmente, nós percebemos isso e gostamos mais da pessoa…
… E é maior também a sensação de que temos uma ligação com ela; a interação também é mais tranquila, nossas ações parece estar mais COORDENADAS e em SINTONIA. Nossa tendência natural de fazer o que os outros estão fazendo naquele momento é recompensado por um sentimento maior te UNIÃO e AMIZADE. E eh algo do qual as culturas humanas tem tudo ciência inconscientemente durante milhares de anos. Durante milênios temos conhecido a força AGLUTINADORA de um comportamento ritualista lado, quando todos fazem a mesma coisa ao mesmo tempo. Bandas militares e seus tambores ao lado dos exércitos, Cerimônias religiosas, canto do hino nacional.
Inconsciente e as soluções de problemas
Arquimedes subitamente resolver um problema de física que eu perturbava havia muito tempo, quando a resposta e veio do nada enquanto relaxava numa casa de banho pública. Segundo historiador grego Plutarco, quando a solução e surgiu, Arquimedes gritou “eureka” várias vezes e correu no pelas ruas de Siracusa sem se explicar a ninguém. Einstein tbm enquanto se barbeava. O químico August Kelule tbm enquanto dormia conseguiu desvendar o segredo do benzeno em 1860. No sonho, uma cobra agarrando o próprio rabo. Como nela, as moléculas de hidrogênio e de carbono do benzeno uniam-se num padrão cíclico. O químico antes havia fornecido a sua mente consciente o insight do qual precisava.
Objetivos não concluídos e o sono
Quando estamos sonhando, nossa mentes está trabalhando inconscientemente em nossos objetivos e nossas preocupações importantes, FICANDO MAIS SENSÍVEL DO QUE O HABITUAL. A influência do futuro tbm pode ser desagradável. Há alguns objetivos que não podemos ignorar. Procrastinamos e adiamos, porém operam inconscientemente mesmo quando tentamos evitar lidar. “A inquietude da mente pode ser medida pelo número de promessas que permanecem não cumpridas”.
Ao acordar no meio da noite e não conseguir dormir por pensar demais no problema, posso fazer um plano decidido a me comprometer a resolvê-lo para o inconsciente ficar tranquilo.
À medida que desenvolvem a aptidão para pensar conscientemente, as crianças primeiro falam alto consigo mesmas e só depois tornam-se aptas a “falar em silêncio”, mentalmente, consigo mesmas.
As aptidões para controlar a si mesmo, para autorregular-se, dependem efetivamente dessa capacidade de falar consigo mesmo - apenas depois de ser capaz de fazer isso é que começa o autocontrole (por volta dos quatro anos de idade). A capacidade de controlar a própria mente e as próprias ações, de atingir com mais eficácia nossos objetivos importantes fazendo uso de meios inconscientes e conscientes para esses fins.
influências profundas de nosso passado, presente e futuro atuam sobre nosso comportamento, nossas escolhas, nossos gostos e desgostos, antes de o sabermos.
A vida se prolonga - experiências são transportadas de uma situação à seguinte e nos influenciam mais tarde sem nos darmos conta disso. Nós imitamos e mimetizamos naturalmente o que os outros fazem e “pegamos”, como se fosse um resfriado, suas emoções e comportamentos, e até fumamos e bebemos mais só porque vemos pessoas fazendo isso na Tv. Objetivos e necessidades temporários dão o tom daquilo de que gostamos e de que não gostamos, aquilo no que prestamos atenção e aquilo de que depois nos lembramos, e afeta o que e quanto vamos comprar numa loja. São tantas influências inconscientes atuando sob a superfície - como controlá-las? Ou estamos à mercê delas?
Eu tenho livre-arbítrio?
A mente consciente e muito boa em distorcer tudo o que fazemos para tornar algo justificável ou defensável…
Racionalização consciente para justificar mudança em princípios. Mentalmente, trabalharmos os revezes e as tragédias de nossas vidas fazendo que pareça menos importante para podermos lidar melhor com eles da perspectiva emocional
Letargia
Incapacidade de reagir e de expressar emoções. Apatia, inércia ou desinteresse.
“Quero ir ao supermercado comprar leite e algo para o jantar” NÃO
“Quando eu terminar de digitar este relatório, vou me levantar da escrivaninha e ir até o supermercado.”
Se eu ficar tentado a comprar mais roupa, direi a mim mesma “vou usar as roupas do meu guarda roupa que estão paradas há tempos”
Erros cognitivos
Formas distorcidas pelas quais as pessoas interpretam certas situações cotidianas que afetam negativamente suas vidas e causam sofrimento desnecessário.
Catastrofização: se eu perder meu emprego, não conseguirei encontrar outro nunca mais.
generalização: propensão em acreditar que se aconteceu alguma vez, vai acontecer de novo
Abstração seletiva: mesmo que aconteça 10 coisas boas, foco apenas no negativo.
Raciocínio emocional: a pessoa assume que suas emoções são fatos, ou seja, acredita que seus sentimentos são verdades absolutas.
Rotulação: utilizar outros pejorativos para descrever a si mesmo os outros.
Leitura mental: adivinhar e acreditar sem evidências do que outras pessoas estão pensando, excluindo outras hipóteses. “Ele não prestou atenção no que eu estava dizendo, ele não estava interessado.”
Personalização: a pessoa se sentir 100% responsável pelos acontecimentos dos quais participou ou daqueles em que não participou. “Todo mundo foi mal na apresentação do trabalho porque eu não ajudei.”
Introversão e extroversão
Na extroversão as pessoas só se sentem energizada se estiverem com outras pessoas. Na introversão as pessoas perdem energia quando estão com outras pessoas. No outro dia, só quer saber de descansar e ficar em casa.
Ataraxia
Ausência de agitações na alma. Quando há predas no rio, há agitações. Elas são o sofrimento. Se a tirarmos, o rio vai fluir melhor.
Ex.: minha mãe fica doente. Ela tá fora de mim. Não significa que não vou demonstrar afeto, mas não vou pegar a dor e assumir como a minha dor, não ficar ansioso. Vou dar apoio, estar junto, mas eu não consigo eliminar a doença. O que está no meu controle, eu faço. Caso contrário, pq sofrer tanto?
Hemodiálise
Os rins são considerados orgãos nobres no corpo e, não funcionando, existe uma máquina (RINS ARTIFICIAIS) que retira o sangue de um braço, faz o filtro e coloca de novo através do outro braço. Procedimento realizado 3x/semana, 5 horas por sessão.
Os rins retiram as toxinas do corpo (ureia, excesso de sais mineirais, ajuda no metabolismos dos medicamentos que ingerimos, controla a pressão arterial). Quando ele não trabalha bem, alguns sintomas aparecem, pois as toxinas acumulam. Anemia, pressão descontrolada mesmo com a medicação, alto potássio, queda da imunidade, da libido, insuficiência cardíaca, derrame cerebral, inchaço, caimbrãs, náusea (pois o intestino vai funcionar mais devagar).
São princípios mínimos de atuação das guardas municipais:
I - proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas;
II - Preservação da vida, redução do sofrimento, e diminuição das perdas;
III - patrulhamento preventivo
IV - compromisso com a evolução social da comunidade;
V - uso progressivo da força
Competência GERAL das guardas
Proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município.
Competências ESPECÍFICAS das guardas
Zelar pelos bens públicos;
Prevenir infrações penais e crimes contra bens municipais;
Proteger a população que utiliza os bens públicos;
Colaborar na ação conjunta com órgãos de segurança em ações para a paz social;
Colaborar com a pacificação de conflitos;
Exercer competências de trânsito;
Proteger o patrimônio ecológico, histórico, cultural, arquitetônico e ambiental do município;
Cooperar com órgãos da Defesa Civil;
Estabelecer parcerias com órgãos da União, estaduais e municípios vizinhos através de convênios;
Integrar-se com demais órgãos de poder de polícia administrativa, contribuindo na fiscalização de posturas;
Garantir o atendimento de ocorrências;
Encaminhar à delegacia, diante de flagrante delito, o autor da infração;
Auxiliar na segurança de grandes eventos e na proteção de autoridades e dignitários;
Atuar preventivamente na segurança escolar junto com os corpos discentes e docentes.
Guarda Municipal Compartilhada
munícipios limítrofes podem mediante consórcio utilizar os serviços da guarda de maneira compartilhada
Natureza militar nas guardas
As guardas não podem ficar sujeitas a regulamentos disciplinares de natureza militar.
Para a ocupação dos cargos em todos os níveis da carreira da GCM
deverá ser observado o percentual mínimo para o sexo feminino definido em lei municipal
Antes da condenação definitiva, o GCM…
terá assegurado o recolhimento à cela isoladamente dos demais presos.
Preferencialmente na cor azul marinho,
as guardas utilizarão uniformes e equipamentos padronizados.
Outros nomes para as guardas
Guarda Civil, Guarda Civil Municipal, Guarda Metropolitana, Guarda Civil Metropolitana.
Os muros da prisão e a ordem imaginada
Como você faz as pessoas acreditarem em uma ordem imaginada como o cristianismo, a democracia ou o capitalismo?
Primeiro, você nunca admite que é uma ordem imaginada. Você sempre INSISTE que a ordem que sustenta sociedade é uma REALIDADE OBJETIVA criada pelos grandes deuses ou pelas leis da natureza.
Você também EDUC as pessoas o TEMPO TODO. Do momento em que nascem, você as lembra constantemente dos princípios da ordem imaginada, que estão presentes em tudo. Estão presentes nos contos de fada, nos dramas, nas pinturas, nas canções, na etiqueta, na arquitetura, nas receitas e na moda. Ela define nossos desejos, cada pessoa nasce em uma ordem imaginada pré existente, e seus desejos são moldadas DESDE O NASCIMENTO.
Para MUDA-las, Precisamos primeiro acreditar em uma ORDEM IMAGINADA ALTERNATIVA. Não há como escapar dela. Quando derrubamos os muros da nossa prisão e corremos para a liberdade, estamos, na verdade, correndo para o pátio mais espaçoso de uma prisão maior.
Anuência
Aprovação, consentimento
Diligência
cuidado, capricho, agilidade, presteza, competência.
Fatídico
Acontecimentos futuros trágicos, algo ruim que não pode ser evitado.
Quando acordou, Carlota se preparou para a fatídica prova de matemática que faria na escola.
Inescrutável
Alguém que não se pode compreender, investigar.
Seu rosto permanecia inescrutável mesmo mas situações difíceis.
Inexorável
Alguém severo, rigoroso.
Felipe era inexorável com a qualidade da dança dos seus alunos.
Ininteligível
Simboliza algo de difícil compreensão, confuso ou misterioso.
Intempérie
Acontecimento negativo, uma dificuldade.
Lacônico
É o oposto de prolixo, ou seja, é um adjetivo que designa falas e textos ditos de forma breve, sucinta, resumida, concisa. Sua origem é uma referência à região grega da Lacônia, onde estava localizada Esparta. Seus habitantes, acostumados à disciplina militar típica da cidade, eram famosos por se comunicarem com brevidade.
Pueril
É um adjetivo que se refere ao período da infância, a ações típicas de crianças. Por isso, também pode ser usado para caracterizar comportamentos imaturos e infantis.
Recôndito
Funciona tanto como adjetivo quanto como substantivo. Como adjetivo, indica algo que está escondido, que é desconhecido ou profundo. Como substantivo, simboliza um local oculto ou, metaforicamente, o interior de algo ou alguém.
Tempestuoso
No sentido figurado, refere-se a algo ou alguém agitado, violento,
Veemente
FORTE, INTENSO, ENÉRGICO
Conjuntura
Situação
Circustância
Situação
Contexto
Situação
Hierarquias imaginadas
Na maioria dos casos, surgiu em consequência de um CONJUNTO DE CIRCUSTANCIAS HISTÓRICAS ACIDENTAIS e foi, então, perpetuada e refinada durante muitas gerações.
Por exemplo, muitos estudiosos supõe que o sistema de castas hindu tomou forma quando o povo indo-ariano invadiu i local há cerca de 3000 anos. Os invasores estabeleceram uma sociedade estratificada em que ocuparam as posições principais, deixando aos nativos a condição de criados escravos. Os invasores, em menor número, temiam perder seu status privilegiado. Para evitar esse risco, dividiam a população em castas, exigindo que cada uma delas se dedicasse a uma ocupação específica. Cada um tinha status legal, privilégios e deveres diferentes. A mistura de castas, interação social, casamento e até compartilhamento de refeições era proibida. E as distinções não eram apenas legais: se tornaram uma parte inerente da mitologia e da prática religiosa. Isso ficou tão arraigado, que mesmo com a saída, os indianos co tomariam a acreditar nesse sistema e a abominar a contaminação causada pela mistura de castas.
Lei Maria da Penha
Não se trata de ter sido um governo de direita ou esquerda que a criou. Em 2001, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH/OEA) condenou o Brasil por omissão, negligência e tolerância em relação a crimes contra os direitos humanos das mulheres por conta do caso Maria da Penha.
Em 1983, Maria da Penha sofreu a maior das agressões. Enquanto dormia, foi atingida por um tiro nas costas e ficou paraplégica. Depois, ainda foi mantida em cárcere privado durante 15 dias. lutou por Justiça durante 19 anos. Em 1991, ocorreu o primeiro julgamento e o ex-companheiro foi condenado a 15 anos de prisão. No entanto, ficou em liberdade enquanto recorria da decisão. O segundo julgamento ocorreu cinco anos mais tarde. Marco Antonio Heredia Viveros teve a pena reduzida a 10 anos e 6 meses de prisão, mas a sentença novamente não foi cumprida.
HAVIA 18 ANOS que o caso tramitava na Justiça brasileira sem sentença definitiva, e o agressor SEGUIA EM LIBERDADE, situação que só mudaria após os desdobramentos da condenação pela corte internacional. Entre as recomendações da OEA, o Brasil precisaria finalizar o processo, indenizá-la simbólica e materialmente pelas violações sofridas e ADOTAR POLÍTICAS PÚBLICAS voltadas à prevenção, punição e erradicação da violência contra a mulher.
Excel inserir recorte de tela
Inserir ; icone com uma câmera de foto, perto da função imagens
Excel - imprimir somente uma parte
Layout da página; área de impressa; definir área de Impressao. Antes selecionar as células
Quebrar a página
Layout da página, quebras . Antes, selecionar a célula da quebra
Percentual Excel
Se tiver várias somas, somar o valor. Dividir o valor de cada item pelo total de despesas. Colocar os números em casas decimais.
Excel para reduzir e caber tudo na impressão
Layout da página; margens; margem personalizada; página; ajustar para
Dessensibilização sistemática
Técnica baseada no CONTRACONDICIONAMENTO. Ela consiste em aproximar o indivíduo do objeto ou situação temida, de forma gradual. O propósito é ajudar a pessoa a superar a ansiedade e o medo. A técnica de dessensibilização sistemática consiste em repetir a vivência considerada ameaçadora pelo indivíduo de forma gradual. Isso é feito com intenção de diminuir o sofrimento resultante de um reflexo condicionado.
Para isso, durante a dessensibilização sistemática, ao mesmo tempo no qual a pessoa é exposta ao que causa angústia e sofrimento, é realizada uma terapia de relaxamento profunda. Isso é feito para tentar minimizar o desconforto vivido durante o tratamento.
Noite de São Bartolomeu
Foi um massacre, uma carnificina o que se viu em Paris há 450 anos. O episódio entrou para a história como Noite de São Bartolomeu, porque foi iniciado nas primeiras horas da madrugada do dia 24, data em que católicos celebram o santo.
Foi uma tentativa da maioria católica de exterminar a minoria protestante.
Paris estava em festa. Era como se houvesse uma bandeira branca, uma trégua por conta do casamento real, ocorrido em 18 de agosto de 1572.
Muitos huguenotes viajaram até a capital para acompanhar as festividades.
“Tudo transcorria num clima ameno, até o dia 22”. Foi quando um atentado a bala acertou o almirante Gaspard de Coligny, um dos principais líderes protestantes franceses.
“Ele não morreu nesse incidente, mas isso elevou a temperatura”.
Coligny era visto como um inimigo por seus antecedentes. “Ele era líder do partido protestante e já havia entrado para a luta armada contra católicos anos antes.
“Como o atentado não foi bem-sucedido, então determinou-se que o serviço fosse executado de maneira plena, agora com a participação do próprio rei Carlos 9”.
Aproveitando-se do fato de que a cidade estava com os principais líderes calvinistas, por conta do casamento, os nobres católicos teriam então preparado uma lista com os nomes daqueles que deveriam ser executados. O plano era deixar a facção protestante acéfala. A ordem era para matar os líderes. Só que todos os que acabaram sendo identificados como huguenotes foram alvos.
Entre 20 a 50 mil mortos.
Uma pessoa que não deseja não sofre
🙏🏽🍃🍂
Definição de religião
Sistema de normas e valores considerados OBRIGATÓRIOS que se baseia na crença em uma ordem sobre-humana, que não é produto de caprichos ou acordos humanos.
Você consegue?
Melhor do que “você pode” ou “você quer”
CIDH-OEA
Comissão interamericana de Direitos Humanos
Os nazistas não Detestavam a humanidade…
… Eles combatiam humanismo liberal, os direitos humanos e o comunismo precisamente porque admiravam a humanidade e acreditavam do grande potencial da espécie humana. Argumentavam que era preciso permitir que a seleção natural eliminasse os indivíduos inaptos e deixasse que apenas os mais aptos sobrevivessem e se reproduzissem. Ao socorrer os fracos, o liberalismo e o comunismo não só permitiam que indivíduos inaptos sobrevivessem como também lhes davam oportunidade de se reproduzir, dessa forma boicotando a seleção natural. Em tal mundo, os humanos mais aptos inevitavelmente afundariam em Marte degenerados inaptos. A humanidade se tornaria cada vez menos apta com o passar das gerações, o que poderia levar a sua extinção.
Qual foi a última vez que vc se permitiu aprender algo novo?
Livre mercado
Capitalistas convictos costumam alegar que a política não deveria ter a liberdade de influenciar o capital. Por exemplo, um governo pode impor uma carga tributária pesada sobre os industrialistas eu usar o dinheiro para pagar seguro desemprego generosos, uma medida popular entre os eleitores. Na visão de muitos empresários, seria muito melhor se o governo deixasse O dinheiro com eles para abrir novas fábricas e contratar os desempregados. Nessa visão, A política econômica mais sábia e manter a política fora da economia, reduzir ao mínimo a carga tributária e a regulação regulação do governo e deixar que as forças do mercado tomem seu curso.
O capitalismo e o financiamento de escravos
Cultivar cana e extrair seu açúcar, por exemplo, era uma atividade que demandava trabalho intensivo. Trabalhadores contratados teriam resultados em um produto caro demais para o consumo em massa. Cientes das forças do mercado, e ávidos por lucro e crescimento econômico, europeus donos das plantações se voltaram para os escravos. O COMÉRCIO DE ESCRAVOS NÃO ERA CONTROLADO POR NENHUM ESTADO OU GOVERNOS. Foi uma iniciativa puramente econômica, organizada e financiada pelo livre mercado de acordo com as leis da oferta e da demanda.. Algumas religiões como o cristianismo e o nazismo mataram milhões por ódio fervoroso. O capitalismo matou por PURA INDIFERENÇA UNIDA À GANÂNCIA. O comércio de escravos no Atlântico não derivou do ódio racista para com os africanos, pois os indivíduos que compravam ações, os corretores que as vendeu e os administradores das empresas de comércio de escravos raramente pensavam nos africanos. O mesmo pode ser dito dos proprietários das plantações de açúcar: muito deles viviam longe das plantações e a única informação que exigiam é um livros contábeis com registros precisos de lucros e perdas.
Dinossauros e ratos
A 65 milhões de anos, um asteroides exterminou os dinossauros, mas ao fazer isso abriu o caminho para os mamíferos. Hoje a humanidade está levando muitas espécies a extinção e pode inclusive aniquilar a si mesma. Mas outros organismos estão se saindo muito bem. Ratos e baratas estão em seu apogeu. Essas criaturas obstinadas provavelmente sairiam debaixo dos escombros de fumaça de um Armagedon nuclear prontas para espalhar seu DNA. Talvez daqui a 65 milhões de anos, ratos Inteligentes olhe para traz e sintam-se gratos pela dizimação causada pela humanidade, Assim como hoje podemos agradecer aquele asteroide que destruiu os dinossauros.
Paz em nossa era
“A maioria das pessoas não percebe o quão pacífica é a era em que vivemos. Nenhum de nós estava vivo há mil anos, e por isso nos esquecemos facilmente de que o mundo costumava ser muito mais violento. E, à medida que as guerras se tornaram algo mais raro, elas passaram atrair mais atenção. Na maior parte do mundo, as pessoas vão dormir sem medo de que no meio da noite uma tribo vizinha cerque sua aldeia e mate todo. Os estudantes não toleram ser açoitados por seus professores, as crianças não precisam temer ser vendidas como escravas quando seus pais não conseguem pagar as contas, e as mulheres sabem que a lei proíbe o marido de espancá-las e forçá-las a ficar em casa. Cada vez mais, no mundo inteiro, essas expectativas se cumprem.”
Suponha que a ciência encontre cura para todas as doenças, terapias eficazes contra o envelhecimento…
… E tratamentos regenerativos que mantém as pessoas jovens por tempo indefinido. Com toda a probabilidade, o resultado imediato será uma epidemia sem precedentes de raiva e ansiedade. Aqueles que não puderam pagar pelos tratamentos milagrosos, a grande maioria das pessoas, serão tomados por raiva. Ao longo da história, os pobres encontrar um conforto na ideia de que pelo menos a morte eh imparcial - os ricos tbm morrem. Mas aí ínfima minoria Capaz de pagar pelos novos tratamentos também não ficará eufórica. Embora as novas terapias possam prolongar a vida, não podem ressuscitar cadáveres. Meus entes queridos podem viver para sempre, mas só se não formos atingidos por um caminhão ou explodidos em pedacinhos por um terrorista! É provável que as pessoas potencialmente amortais sejam avessas E a correr os menores riscos, e agonia de perder um esposo, filho ou amigo será insuportável.
Felicidade química
Os biólogos sustentam que nosso mundo mental e emocional é governado por mecanismos bioquímicos definidos por milhões de anos de evolução. Nosso bem estar subjetivo não é determinado por parâmetros externos como salário, relações sociais ou direitos políticos. Em vez disso, é determinado por um complexo sistema de nervos, sinapses e vários substâncias bioquímicas como serotonina, dopamina e ocitocina. Ninguém fica feliz por ganhar na loteria, comprar uma casa, ou encontrar o amor verdadeiro mas sim por um único motivo: sensações agradáveis em seu corpo. Elas reagem a vários hormônios que inundam A sua corrente sanguínea e à tempestade de sinais elétricos pipocando em diferentes partes do seu cérebro.
A felicidade e a infelicidade exercem um papel na evolução somente na medida em que encorajam ou desencorajam a sobrevivência e a reprodução
Por exemplo, a evolução proporcionava sensações agradáveis como recompensa para os machos que disseminavam seus genes tendo relações sexuais com fêmeas férteis. Se o sexo não fosse acompanhado de tal prazer, poucos machos se importariam com isso. Ao mesmo tempo, a evolução tratou de fazer com que essas sensações de prazer desaparecessem rapidamente. Se os orgasmos durasse para sempre, os machos muito felizes morreriam de fome por falta de interesse por comida e não se daria ao trabalho de procurar outras fêmeas férteis.
“Você conhece pessoas que estão sempre alegres e aquelas que estão sempre insatisfeitas. Tendemos a acreditar que se pudéssemos ao menos mudar de trabalho, nos casar, comprar um carro novo, estaríamos nas nuvens. Mas, quando conseguimos o que desejamos, não parecemos mais felizes. Em uma escala de 1 a 10, algumas pessoas nascem com sistema bioquímico alegre que permite que seu humor oscile entre os níveis 6 a 10, estabilizando-se, com o tempo, no nível 8. Tal pessoa é muito feliz mesmo que viva em uma cidade grande alienante, perca todo dinheiro e seja diagnosticada com diabetes. Outras pessoas são amaldiçoados com uma bioquímica melancólica que oscila entre 3 a 7 e se estabiliza em 5. Ela permanece deprimida mesmo que desfrute do apoio de uma comunidade coesa, ganhe milhões na loteria e seja tão saudável quanto um atleta olímpico. SEU CEREBRO SIMPLESMENTE NÃO É PROJETADO PARA A EUFORIA, aconteça o que acontecer.”
A felicidade e o processo bioquímico
Podemos parar de desperdiçar o tempo com reformas políticas e sociais, golpes e ideologias e focar, em vez disso, na única coisa que nos torna realmente felizes: MANIPULAR NOSSA BIOQUÍMICA. A felicidade começa dentro de você. A felicidade duradoura só vem da serotonina, dopamina e oxitocina. Se avaliarmos a vida das pessoas que viveram na idade média certamente veremos que tiveram uma vida difícil. Porém se elas acreditavam na promessa de felicidade eterna após a morte, podem ter considerado a vida muito mais valiosa e plena de sentido do que as pessoas seculares de hoje, que no longo prazo não conseguem esperar nada além do completo esquecimento. Outro exemplo: um camponês da idade média alcança o nível máximo de serotonina ao se sentir satisfeito vendo sua humilde casa finalmente construída. O mesmo acontece com um empresário ao chegar no final da construção de sua incrível casa planejada. Não se trata de riqueza, mas sim da liberação dos hormônios.