Teste 01 Flashcards
O que é um paradgma ? Como um paradgma auxiliara o investigador a ter um bom estudo?
Paradgma é a visão, pensamento, crenças, conhecimento que o investigador tem a cerca da tematica. O paradgma é uma forma de descrever uma visão do mundo.
Ou seja em um paradgma de investigação devemos exercer os pilares base de uma boa investigação, desde a ontologia sobre a realidade, a epistemologia sobre o tema, como tambem a etica e os valores socias determinantes para aquele estudo. Por tanto o paradgma nos leva consequentemente a uma metodologia que é como vamos estudar este fenomeno.
Quais são os tipo de metodologia na investigação ? Como se constrói uma metodologia ?
Primeiro de tudo necessito de um paradgma, abrindo os caminhos para eu saber como irei estudar os fenomenos.
Ou seja, a construção de uma metodologia na investigação psicologica pode ter paradgmas pós positivista ou interpretativo. De qualquer forma uma metodologia pode assumir uma metodo mais qualitativo ou quantitativo, depende do que se quer com este estudo.
Isto é a construção de uma metodologia é feita com paradgmas, referencia teorica, analise de dados, etica profissional, interpretação dos dados recolhidos e validade e fidelidade.
O que é um paradgma positivista ?
O paradgma positivista segue uma ideia mais ontológica na investigação. O que quer dizer que a visão positivista é mais centrada em questões sociais que mostram mesmo a realidade, entretanto passa a ser as veses meio limitada devido a realidade se basear pela logica de probabilidade.No positivismo toda o investigador deve seguir sempre um olhar neutro referente ao estudo.
Entretanto o investigador deve dominar a teoria sobre a temática e ter as hipóteses muito bem fundamentadas. Devido ao fato do investigador ser impactado pela realidade a cerca do tema, o mesmo devera ser extremamente profissional e ético para não deixar ser influenciado a cerca dos resultados.
Relativamente aos metodos de investigação, o objetivo neste tipo de estudo é prever resultados com base do que já foi observado, tentanto sempre encontrar co-relações entre as variáveis de causa e efeito que foram pré definidas no inicio da investigação.
Por fim, os instrumentos de recolha de dados normalmente são questionarios ou testes, estas ferramentas fornece uma rica quantidade de dados.
O que é um Paradigma construtivista?
Paradigma construtivista: Os construtivista acreditam que o conhecimento é subjetivo porque é “SER alguém” deriva de construção social, histórica e mental.
Esta definição se da devido a experiencia humana ter caracter subjetivo, o que era valido ontem já não é mais o mesmo para o agora, vamos evoluindo e nos moldando ao contexto de inserção.
Toda via, se a realidade é construção da mente, é natural que o próprio investigador influencie os resultados no seu estudo.
Porem o investigador deve ter responsabilidade de promover um estudo verdadeiro, no intuito de compreender o fenómeno juntamente com a experiencia subjetiva humana que é o outro.
Em relação a metodologia utilizada, ultiliza-se como questão de investigação perguntas mais amplas de modo a não limitar a investigação, seguindo uma sub questão para orientar a metodologia.
Eg: Redução de Danos no consumo de Substancia. Sub questão: Porque o proibicionismo traz prejuisos psicofisiologicos nos consumidores de cocaina na cidade do Rio de Janeiro. Abordagens qualitativas são extremamente comuns neste tipo de estudo, fenomenologia, estudo de caso, grounded) Recursos como fotografias, documentos etc..
O que é um paradgma critico ?
No paradigma critico, é comum que o investigador esteja mais focado em uma vibe da realidade social é historicamente vinculada a fatores sociais, políticos e culturais que necessitam de mudanças.
A realidade social e histórica, tem múltiplas camadas a serem debatidas e investigadas, sendo necessário a identificação dessas camadas favorecendo a politização e desconstrução de questões estruturais a cerca do fenómenos sociais.
Como você descreveria os pilares base de um paradgma na investigação ?
Descreva sucintamente cada ponto, entre ontologia, epstemologia, metodologia e axiologia em um paradgma.
Pilares Base dos paradgmas
ONTOLOGIA, diz respeito a se acreditamos que existe uma realidade verificável ou se existem múltiplas realidades socialmente construídas mediante ao tema em questão. EPISTEMOLOGIA, investiga a natureza do conhecimento e da verdade, a natureza da subjetividade. Colocando as seguintes perguntas: Quais são as fontes de conhecimento? O quão são confiáveis essas fontes? O que se pode saber? Como saber se algo é verdade? É algo fidedigno ? O ser humano é um ser subjetivo, devemos analizar um todo. Metodologia: Normalmente nos paradgmas pós positivista o objetivo do investigador é prever os resultados, testando a teoria e relacionando entre causa e efeito. Tais abordagens quantitativas trabalham com investigações experimentais, comparativas com utilização de questionários, testes e experiencias. Axiologia diz que a realidade é uma contrução da mente e o conheçimento é subjetivo. Desta forma, em paradgmas construtivistas a investigação social busca acrescentar valores no seu estudo. O investigador tambem é influenciado pelos seus valores pessoais, escolhendo o tema, metodos de analise de daos etc.. Normalmente é comum ver esta tipo de estudos em investigações antropologicas, representações sociais, direitos a minorias etc..
Como você descreveria a diferença entre metodologia qualitativa vs quantitativa ?
Quantitativa:
Necessario criação de hipotese no inicio da pesquisa, o investigador é um grande observador não participa e nem influencia no resultado final do que esta a ser estudado. O objetivo é estabelecer relações entre as variaveis e medidas estatisticas. O investigador sabe que a realidade é unica sendo necessario instrumentos de validação. Ou seja, o objetivo é identificar a prevalencia dos padrões com os dados coletados, podendo ser atravez de questionarios, inqueritos e etc..
Qualitativa:
O metodo de recolha dos dados em investigação qualitativa é feita atravez de entrevistas aprofundadas que busca adquirir o maior numero de dados que sejam ricos para o estudo. Com o proposito de ocmpreender os fenomenos psico sociais, atraves de uma analise interpretativa.
O investigador que analise a partir de um metodo qualitativo sabe que existe inumeras realidades, o objetivo é compreender a situação a partir da visão dos participantes. As estrategias ultilizadas neste design segue hipoteses mais flexivies, sendo mais focada na dedução dos fatos, seguindo uma abordagem indutiva. O investigador é um participante ativo do estudo, o objetivo é atribuir a maior quantidade de dados para fundamentar o estudo.
Sabemos que a construção de um paradgma, difere de um olhar critico e analitico que o investigador possui sobre o fato. Como você descreveria a Ontologia de Um paradgma ?
Ontologia de um paradgma fundamenta o conceito de que a realidade é uma contrução humana subjetivia, ou seja, os :
fenomenos sociais são construidos ao passar do tempo.
Eg:
A homofobia a anos traz era uma pertubação mental. Anos atraz quem comia muito era guloso, um pecado. Hoje é uma pertubação mental
e a homofobia é umn crime.
Como Elaboro uma boa questão de investigação?
A formulação da questão de investigação deve ter clareza, o foco é sempre no intuito de aprender algo novo com o estudo. As perguntas devem ser exploratorias como por exemplo: Compreender o fenomeno, explorarm identificar, descontruir, descrever experiencias, historias, identificar o efeito de..
Evitando palavras como o efeito de .. A causa para.. Desta forma influenciamos na coleta de dados, incinuando que o problema esta ali instalado e ja nao tem mais o que fazer.
O que é uma entrvista qualitativa ? As entrevistas qualitativas estão separadas em três polos principais, estruturada, semi estruturada e aberta. Como você explicaria cada um desses processos ?
A entrevista é uma ferramenta de investigação que ultiliza um conjunto de perguntas que favorecem o sujeito a falar livremente e expressar seus pensamentos a cerca da tematica . O conteúdo da entrevista deve ser adequado para o participante, sejampessoas discritivas ou reservados. O investigador deve adaptar as perguntas a vibe da pessoa.
Estruturada: Guião tipo linkert não tem liberdade .
Semi estruturada é tipo entrevistas de mercado, telefone, tipo linikert, questionario do fim do semestre na faculdade
Semi estruturada:
Conjunto de questões abertas, favorece dados ricos, consigo mudar a ordem e colocar do jeito que eu quero favorecendo a investigação do tema sempre no intuito qualitativo dos dados + complexa, tem uma estrutura planeada, um fio condutor, com uma ideia mais clara sobre a temática o intuito é favorecer dados ricos e não repetir ou confundir o entrevistado na hora, como tambem não ser tão acressivo ou intrometido.
Tem de factos topicos com questões que desenvolvem os tais topicos. Eg: Pense na sua vida como um livro, como vc conseguiria desenvolver os ultimos anos da sua infancia.
Aberta:
Normalmente leva mais tempo, pois o voluntario esta livre para desenvolver suas ideias. Ultilizando Perguntas abertas, questões genericas, com mais liberdade de resposta
O que é focus Grupos ?
O focus grupo é uma entrevista coletiva, dirigida pelo investigador no intuito de identificar se a situação em especifico pode gerar algum risco. Por isso eu preciso de um numero grande de pessoas para saber qual é a opnião dele sobre o assunto. Quanto mais amplo e mais a vontade meus participantes estiverem mais dados ricos eu terei. O focus grupo é uma discussao organizada, atividade coletiva, discussão a cerca de acontecimentos sociais
O focus grupo preza pela interação, as perguntas são feitas pelo moderador mais todos devem interagir. O Focus Grupo não deve ser atribuido como uma discussão pq o FG é dirigido, controlado pelo moderador.
A capacidade de gerar ideias atraves de discussão é um dos metodos da FG. Pos foca-se na opnião interpessoal atribuindo dados riquissimos ao investigador.
Como se deve conduzir uma entrevista do focus grupo ?
A entrevista é feita em grupo com cerca de seis a dez pessoas. Esta dinamica incentiva a interação entre os participantes, onde eles podem ter opniões semelhantes ou diferente. O objetivo é gerar uma discussão para favorecer a captura dos dados.
Não é favoravel dizer que o FG é uma alternativa para entrevistas comuns. Não é a mesma coisa, a ultilização do focus grupos devem ser compreendida e não ser ultilizado apenas como um substituto na investigação.
Ou seja, devemos dividir o trabalho para o focus grupos entre:
1 planejamento
2 Recrutamento
3 administração da entrevista
4 analise dos dados.
Qual é a diferença entre entrevistas individuais para fucos grupo ?
Diferente das entrevistas comuns o focus grupo, atua com a proposta de planejamento do estudo, homogenuidade do grupo para maximizar a riquesa dos dados coletados. Os participantes não recebem nenhum indicativo das perguntas, a proposta é gerar discussão e partilha de informações entre os participantes.
Diferente das entrevistas comuns, onde possui ali uma estrutura a seguir, o FC atua com dois aspectos chaves em sua estrutura, promovendo a heterogenuidade e homogenuidade na partilha de exp dos participantes, como tambem, o equilibrio entre os participantes.
Como você explicaria os tipo de desing no FG, basicamente como é a estrutura dos grupos. Cite um exemplo.
1- Design em várias categorias Os FG são organizados em vários tipos
específicos de participantes.
Por exemplo, num estudo sobre a experiência do cancro as categorias múltiplas podem ser
(a) pacientes com cancro,
(b) sobreviventes de cancro
(c) cuidadores de pacientes com cancro.
O objetivo é fazer com que ambos partilhem sua experiencia e seu pensamento a cerca do cancro.
2- Projeto de camada dupla
Aqui é onde os grupos utilizados são distinguíveis em duas dimensões. Essas dimensões podem ser em diferença das idade (jovens e idosos) e doente de cancro versus sobrevivente do cancro.
Isto daria quatro grupos diferentes, como por exemplo, jovens com cancro, (2) idosos com cancro, (3) jovens sobreviventes ao cancro e (4) idosos sobreviventes ao cancro.
O investigador provavelmente estudaria três
ou quatro grupos em cada uma dessas formando asssim quatro categorias referente a exepriencia do cancro.
3- Projeto de amplo envolvimento:
Existem algumas áreas de investigação nas
quais o objetivo é estudar como determinados grupos podem se sentir mediante a figura de altoridade.
Por exemplo, queremos estudar o acompanhamento prisional que é feito aos
reclusos e como é o tratamento com os presos.
Os grupos que podem ter interesse em participar podem incluir:
(a) os reclusos
(b) os guardas prisionais
(c) os técnicos de reeducação
(d) a direção do E.P.
(e) ex-reclusos.
Quais são os cuidados eticos necessarios para intervir em uma entrevista de focus grupo?
Assegurar confidencialidade e que todos os membros iram participar e se envolver igualmente durante a entrevista. Destacar as perspectiva diferenças que vão surgindo nas discussões entre o grupo. Ter anotações e gravações caso necessario.