Teoria Da Constituiçao Flashcards

1
Q

método normativo estruturante de interpretação constitucional?

A

Friedrich Müller
não há identidade entre a norma jurídica e o texto normativo.Isso porque o teor literal da norma (elemento literal da doutrina clássica), que será considerado pelo intérprete, deve ser analisado à luz da concretização da norma em sua realidade social.o texto da norma é o ponto de partida do processo de concretização, não sendo, entretanto ele próprio dotado de normatividade, apenas de validade, o que torna sua observância obrigatória pelos operadores do direito quando da inauguração do processo de concretização

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

método científico-espiritual?

A

“método integrativo-Rudolf Smend,objetivo de aproximar a hermenêutica constitucional da realidade fática à qual se destinava a aplicação das normas da Constituição. Aqui, tanto a Constituição quanto o Estado são vistos como fenômenos culturais ligados a valores, que funcionam como elementos integradores supremos da comunidade. O recurso à ordem de valores obriga o intérprete a assumir o sentimento e a realidade dessa comunidade e a compartilhar do mesmo sistema de valores que ela.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Princípio da Máxima Efetividade

A

O princípio da máxima efetividade (ou da eficiência) apresenta-se, pois, como um apelo, para que seja realizada a interpretação dos direitos e garantias fundamentais de modo a alcançar a maior efetividade possível, de maneira a otimizar a norma e dela extrair rodo o seu potencial protetivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Princípio da Justeza?

A

objetiva impedir que os órgãos encarregados de realizar a interpretação constitucional cheguem a um resultado que subverta ou perturbe o esquema organizatório funcional estabelecido pela Constituição, sob pena de usurpação de competência

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

método hermenêutico-concretizador?

A

Konrad Hesse,tem por ponto de partida o fato de que a leitura de qualquer texto, o que inclui o texto constitucional, se inicia a partir de pré-compreensões já presentes no intérprete, a quem cabe a tarefa de concretizar a norma, sempre para e a partir de uma situação histórica concreta/pressupostos subjetivos: o intérprete vale-se de suas pré-compreensões sobre o tema para obter o sentido da norma;pressupostos objetivos: o intérprete atua como mediador entre a norma e a situação concreta, tendo como “pano de fundo” a realidade social; - círculo hermenêutico: é o “movimento de ir e vir” do subjetivo para o objetivo, até que o intérprete chegue a uma compreensão da norma”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Princípio da Interpretação Conforme a Constituição?

A

denota uma técnica de controle de constitucionalidade e não somente um método de interpretação hermenêutico, estabelecendo que o intérprete ou aplicador do direito, ao se deparar com normas que possuam mais de uma interpretação (polissêmicas ou plurissignificativas), deverá priorizar aquela interpretação que mais se coadune com o texto constitucional.
não se presta à interpretação das normas constitucionais propriamente, e sim da legislação infraconstitucional, encontra sua morada nas chamadas normas polissêmicas ou plurissignificativas, isto é, aquelas que podem ser interpretadas de maneiras diversas. No entanto, ao contrário do afirmado na assertiva, não há que se falar em ‘presunção de inconstitucionalidade das leis’. Na verdade, pelo princípio da presunção da constitucionalidade das leis e atos do Poder Público, todo ato normativo – oriundo, em geral, do Poder Legislativo - presumese constitucional até prova em contrário. “em sua dimensão prática, o princípio se traduz em duas regras de observância necessária pelo intérprete e aplicador do direito: (a) não sendo evidente a inconstitucionalidade, havendo dúvida ou a possibilidade de razoavelmente se considerar a norma como válida, deve o órgão competente abster-se da declaração de inconstitucionalidade; (b) havendo alguma interpretação possível que permita afirmar-se a compatibilidade da norma com a Constituição, em meio a outras que carreavam para ela um juízo de invalidade, deve o intérprete optar pela interpretação legitimadora, mantendo o preceito em vigor”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Metodo JURÍDICO ou HERMENÊUTICO CLÁSSICO

A

Identidade entre Constituição e Leis. Utiliza critérios de Savigny

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

TÓPICO PROBLEMÁTICO

A

Theodor Viehweg Problema-norma. Estudo da norma através de um problema.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

A TEORIA DA “RESTRIÇÃO DAS RESTRIÇÕES” (OU DA “LIMITAÇÃO DAS LIMITAÇÕES”)

A

CARÁTER COGENTE E VINCULANTE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS, INCLUSIVE DAQUELAS DE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO, QUE VEICULAM DIRETRIZES DE POLÍTICAS PÚBLICAS, ESPECIALMENTE NA ÁREA DA SAÚDE (CF, ARTS. 6º, 196 E 197) - A QUESTÃO DAS “ESCOLHAS TRÁGICAS” /CONTROLE JURISDICIONAL DE LEGITIMIDADE DA OMISSÃO DO PODER PÚBLICO: ATIVIDADE DE FISCALIZAÇÃO JUDICIAL QUE SE JUSTIFICA PELA NECESSIDADE DE OBSERVÂNCIA DE CERTOS PARÂMETROS CONSTITUCIONAIS (PROIBIÇÃO DE RETROCESSO SOCIAL, PROTEÇÃO AO MÍNIMO EXISTENCIAL, VEDAÇÃO DA PROTEÇÃO INSUFICIENTE E PROIBIÇÃO DE EXCESSO)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

princípio da concordância prática?

A

(ou harmonização) busca implementar a coordenação e combinação de bens jurídicos constitucionais, mesmo quando entrem em conflito entre si. Essa harmonização deve ser feita especialmente por critérios de ponderação, com o objetivo de concretizar ao máximo cada bem jurídico protegido, evitando-se que, em caso de colisão, haja o sacrifício total de alguns dos bens ou valores em conflito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly