Teologia Sistemática - Bibliologia - Geral Flashcards
Defina a palavra “Bíblia” ?
De forma simplificada, a palavra Bíblia vem do Grego “Biblíon/Biblos”que signifca “Livros”. Sua origem etimológica é egípcia com o significado de “Rolos”. Ainda que a Bíblia seja um conjunto de Livros, seu ensina é único.
Defina o que é a “Bíblia” ?
A Bíblia é a palavra de Deus, única regra de fé e prática do Cristianismo. Toda doutrina e vida cristã tem como fundamento primário a Bíblia. É por meio do conteúdo da Bíblia que o homem tem o conhecimento da salvação e dos desiginios de Deus. Seu conteúdo é divinamente inspirado por Deus, por isso ela é inerrante e infalível.
2 Timoteo 3:16
Qual é a composição da Bíblia?
- A Bíblia é composta por 66 livros e dividido em dois testamentos: Antigo Testamento (39) e Novo Testamento (27).
- O Antigo Testamento possui 39 livros em 5 categorias:
- LEI: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
- HISTÓRICOS: Josué, Juízes, Rute, 1 Samuel, 2 Samuel, 1 Reis, 2 Reis, 1 Crônicas, 2 Crônicas, Esdras, Neemias, Ester.
- POESIA E SABEDORIA: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cântico dos Cânticos.
- PROFETAS MAIORES: Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequial, Daniel.
- PROFETAS MENORES: Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofinias, Ageu, Zacarias, Malaquias.
- O Novo Testamento possui 27 livros em 5 categorias: - EVANGELHO: Mateus, Marcos, Lucas, João. - HISTÓRICO: Atos. - CARTAS PAULINAS: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito, Filemon. - CARTAS GERAIS: Hebreus, Tiago, 1 Pedro, 2 Pedro, 1 João, 2 João, 3 João, Judas. - PROFECIA: Apocalipse.
Quantos escritores e qual seu tempo de composição?
A Bíblia tem cerca de 40 autores e foi escrita durante um período de 1500 anos.
Em qual língua a Bíblia foi escrita?
- Grego: 27 livros do Novo Testamento
- Hebraico: 39 livros do Antigo Testamento com exceção dos trechos em Aramaico.
- Aramaico: Esdras 4:8–6:18; 7:12-26 (67 versos); Daniel 2:4b–7:28 (200 versos), Jeremias 10:11(1 verso); Gênesis 31:47 (1 verso).
O que é o Canon das Escrituras?
A palavra “canôn” é usada para se referir ao conjunto de livros inspirado por Deus, que compõem tanto o Antigo como o Novo Testamento.
O que é Canonicidade bíblica?
A palavra “canon” significa “régua de medir ou vara”, no contexto cristão aponta para uma régua para “medir” a validade do que o homem crê e faz. A canonicidade dos livros bíblicos foi reconhecida pela igreja em concícios do Século IV, visto que foi Deus que concedeu autoridade canônica aos livros por meio do processo de inspiração dos autógrafos.
Quais foram os critério estabelecidos no reconhecimento da Canonicidade dos textos Bíblicos?
- Autoria profética, Apostólica ou sob autoridade de um Apóstolo. 2. Aceitação massiva pelo Corpo de Cristo. 3. Conteúdo doutrinário ortodoxo. 4. Inspiração expressa em alta moral e valores que refletem a obra do Espírito Santo.
O que é um livro apócrifo?
- Os livros apócrifos são aqueles que forma rejeitados pela igreja primitiva e pela reforma protestante como sendo livros da canon das escrituras. Visto que esses livros contém erros históricos e teológicos. Os livros apócrifos são classificados apenas como documentos religiosos do Catolicismo Romanos.
- Os Apócrifos foram escritos principalmente no tempo entre o Velho e Novo Testamento. Os livros se chamam: I Esdras, II Esdras, Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Baruc, a Carta de Jeremias, Oração de Manasseh, I Macabeus, II Macabeus, e adições aos livros bíblicos de Ester e Daniel.
Defina “inspiração” bíblica?
Inspiração é o processo em que Deus dirigiu (moveu) os escritores bíblicos a composição dos autógrafos inspirados. Assim, assegurando a sua inerrancia e infalibilidade.
At 1.16
Defina “iluminação” bíblica?
Iluminação é a capacidade dada pelo Espírito Santo ao homem alcançado pela graça a compreender espiritualmente a revelação escrita de Deus. Esse processo é iniciado na conversão e acompanha o cristão durante toda a sua vida, o capacitando para um crescimento contínuo na fé.
At 16.14;
Defina Inerrância, Infalibilidade e Interpretabilidade?
- Inerrância - Não já erros na Bíblia, seja no campo da ciência, da geografia, da história ou da filosofia Jo 17.17
- Infalibilidade - O que a Bíblia ensina não conduz as pessoas ao erro. Nos caminhos e soluções que prescreve, ela nunca falha, de modo que a pessoa que a obedece pode caminhar segura, sabendo que está seguindo um mapa que a leva na direação certa. A demais, suas promessas e profecias nunca falham. O que ela diz acerca do amanhã certamente se cumprirá.
2 Tm 3.16 - Interpretabilidade - Isso significa que há um sentido específico em cada porção do texto sagrado. Esse sentido pode ser descobero por meio do emprego das regras normais de hermenêutica.
Atos 17.11
A Bíblia é Suficiente?
A Bíblia é suficiente para conduzir o homem ao conhecimento da salvação; leva-lo a crescer em piedade e fornecer princípios de sabedoria para lidar com qualquer questão de sua vida.
2 Tm 3.15-17
Quais são as provas que a Bíblia É a Palavra de Deus?
- Jesus reconhece as Escrituras como Palavra de Deus
- A Bíblia é Eterna e Escatológica
- A Bíblia é o Poder de Deus
Mt 22.29 - Cada palavra é comprovadamente pura
Pv 30.5 - As escrituras são o caminho para vida Eterna
Jo 5.39 - A sua historicidade é comprovada por Jesus Criação - Mc 10.6; Exodo - Jo 6.49; Noé - Lc 17.26-27; Jonas; Mt 12.39-41.
- Jesus garantiou a composição inerrante do NT enviando o Consolador
Jo 14.26;
Qual era a Bíblia de Jesus?
- A Bíblia que Jesus usava era a Bíblia Judaíca, que na sua composição continha todos os livros do Antigo Testamento.
Lc 24.27;
- A TaNaK era comporta de 24 livros em 3 divísões: A Lei (Torah); O Profetas (Neviim) e os Livros Poéticos (Ketuvim)