Telencéfalo Flashcards
Quais são os lobos do telencéfalo?
Lobo Frontal, Lobo Temporal, Lobo Parietal, Lobo Occipital e Ínsula.
Quais os Giros do telencéfalo?
Giro frontal superior, giro frontal médio, giro frontal inferior. Giro temporal superior, giro temporal médio e giro temporal inferior. Giro pré-central e giro pós-central. Lobo parietal superior e lobo parietal inferior. Lóbulo occipital. Giro do Cíngulo (se localiza logo acima do corpo caloso). Cúneus.
Quais os Sulcos principais do telencéfalo?
O sulco Central, o sulco de Sylvius (lateral), o sulco Calcarino (separa o cúneus da outra parte do occipital), o sulco Parieto-Occipital (separa os lobos parietal do occipital) e o Sulco do Cíngulo (se localiza logo acima do Giro do Cíngulo)..
O que o sulco central divide?
A parte motora (parte anterior do cérebro) da parte sensorial (parte posterior do cérebro).
Quais funções estão presentes no Lobo Frontal?
São várias as funções do lobo frontal:
1- Funções executivas (Córtex pré-frontal): planejamento e organização, tomada de decisões, controle de impulsividade, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva.
2- Funções motoras (córtex motor primário): movimentos voluntários, coordenação motora e fala (área de broca).
3- Regulação emocional e comportamento social
4- Atenção e concentração
5- Criatividade e pensamento abstrato
O Giro Superior do lobo frontal é a área do comportamento; lesões podem causar comportamento agressivo.
O Giro Inferior do lobo frontal é a área da linguagem, o centro motor da palavra falada e da escrita; lesões podem causar impossibilidade de fala (afasia de Broca), não compremetendo a compreensão.
A Área Pré-Frontal é a área da associação terciária: recebe informações de todo córtex e toma as decisões; lesão a pessoa deixa de reagir a algo que antes tinha significado, como um palhaço ser engraçado. (tamponamento psíquico).
Quais são as possíveis consequências de lesão no lobo frontal?
Dificuldade de planejamento e organização, comportamento impulsivo ou socialmente inadequado, problemas de motricidade (fraqueza muscular) e alterações de personalidade e humor.
O que é a Fissura Longitudinal?
É um grande sulco que separa os hemisférios direito e esquerdo.
O que é a Massa Cinzenta e a Massa Branca?
A massa cinzenta é um aglomerado de corpos de neurônio, e a massa branca é um aglomerado de bainhas de mielina.
Quais são as Células da Glia e qual a função de cada uma?
São o astrócito, oligodendrócito e micróglia.
O astrócito é responsável por nutrir o neurônio (mediador do neurônio e do vaso sanguíneo).
O oligodendrócito é responsável por formar a bainha de mielina nos axônios no SNC.
A micróglia é responsável por fagocitar o neurônio lesado e favorecer a regeneração e reparação do sistema nervoso.
Também existe as células de Schwann, que formam a bainha de mielina nos axônios do SNP.
O que é o Homúnculo de Penfield?
É uma representação do corpo humano no córtex cerebral,
criada pelo neurocirurgião Wilder Penfield. Ele mapeou áreas do córtex motor e sensorial responsáveis por diferentes partes do corpo, descobrindo que algumas regiões, como as mãos e a boca, ocupam mais espaço devido à sua maior sensibilidade e controle motor fino.
O que é a Área de Broca e a Área de Wernicke, onde elas se localizam e o que a lesão dessas áreas pode resultar?
A Área de Broca se encontra geralmente no hemisfério esquerdo do cérebro, na parte frontal do córtex cerebral. Ela é responsável pela produção da linguagem falada e escrita e pela compreensão da estrutura gramatical das frases. Danos nessa área (afasia de Broca) podem comprometer a fala mas não necessariamente a compreensão do que está sendo dito.
A Área de Wernicke se encontra geralmente no hemisfério esquerdo na parte posterior do córtex cerebral. Ela é responsável pela compreensão das frases e palavras que ouvimos e lemos. Danos nessa área (afasia de Wernicke) podem comprometer a compreensão da linguagem, e a pessoa, mesmo falando fluentemente, pode produzir frases sem sentido.
O que é o neurônio e quais são as estruturas que o compõem?
O neurônio é uma célula especializada em receber, transmitir e processar estímulos do sistema nervoso. A maioria deles apresenta três partes principais:
1- Corpo celular: contém o núcleo da célula onde estão as informações genéticas.
2- Axônio: é um prolongamento único que conduz os impulsos nervosos para longe do corpo celular. Ele pode ser muito longo, permitindo que os impulsos percorram distâncias consideráveis.
3- Dendritos: são ramificações que saem do corpo celular e são especializados em receber estímulos de outros neurônios e conduzir os impulsos em direção ao corpo celular.
O que é a bainha de mielina?
A bainha de mielina é uma estrutura presente nos axônios que é responsável por aumentar a velocidade de condução dos impulsos nervosos e proteger o organismo de sofrer convulsões devido à descarga elétrica, através do isolamento elétrico.
O que são Áreas Primárias, Secundárias e Terciárias?
As Áreas Primárias executam funções básicas como movimento ou percepção sensorial direta (comanda os músculos diretamente). Exemplo: giro pré-central no lobo frontal.
As Áreas Secundárias executam funções um pouco mais refinadas, elas planejam e refinam as informações vindas das áreas primárias (planeja o movimento antes da execução). Exemplo: área pré-motora, no lobo frontal.
As Áreas Terciárias executam funções complexas, elas integram informações de várias áreas, permitindo a tomada de decisões e a
percepção complexa, como regular comportamento. Exemplo: área pré-frontal, na parte anterior do lobo frontal.
Quais funções estão presentes no Lobo Temporal?
As funções principais são: percepção visual e auditiva, linguagem e MEMÓRIA.
Quais são as duas estruturas do Sistema Nervoso Periférico?
São os nervos e gânglios.
Nervos: feixes de fibras nervosas que transmitem sinais elétricos. Podem ser cranianos (saem direto do encéfalo) ou espinhais (saem da medula e se ramificam por todo o corpo).
Gânglios: aglomerados de corpos celulares de neurônios. Podem ser sensitivos ou autonômicos (involuntário).
Quais são os sistemas do Sistema Nervoso Periférico?
O sistema autônomo (involuntário) e somático (voluntário).
O sistema autônomo abrange os sistemas: simpático (luta ou fuga) e parassimpático (repouso e digestão).
Quais funções estão presentes no Lobo Parietal?
A zona do lobo parietal imediatamente atrás do sulco central é o córtex somatosensorial primário. Essa área é responsável por receber as informações do tálamo sobre o toque e a pressão e gerar respostas a estímulos complexos, como se vestir sozinho, por exemplo.
Quais funções estão presentes no Lobo Occipital?
O lobo occipital é responsável por receber e processar informação visual. Ele gera a noção de profundidade aos 9 meses de idade. Também tem a função de transportar a experiência visual para a linguagem falada.
Quais funções estão presentes na Ínsula?
O lobo da Ínsula faz parte do sistema límbico, é responsável por coordenar emoções de raiva e agressividade, pelo paladar e pelo comportamento sexual. Está associada aos comportamentos necessários à sobrevivência.
Qual é a função do Giro Pré-Central? O que a sua lesão pode resultar?
O giro pré-central coodena funções primárias, somente realizam o movimento (voluntário). A lesão desse giro pode acarretar no enfraquecimento do músculo (paresia) ou na incapacidade de realizar movimento (plegia).
Quais regiões fazem parte da Área Motora Secundária?
Principalmente nos giros frontais. São duas áreas: a área pré-motora e a área motora suplementar.
A área pré-motora é responsável pelos movimentos ainda não automatizados, por exemplo, uma criança que está aprendendo a andar.
A área motora suplementar, que se encontra na parte mais cortical do cérebro, é responsável pelos movimentos automatizados, que não exigem esforço para serem feitos, como um adulto andando.
Qual é a função do Giro Pós-Central? O que a sua lesão pode resultar?
O Giro Pós-Central é uma área primária responsável pela recepção de informações sensoriais como pressão, dor e temperatura. Ela apenas recebe a informação, não a interpreta. Lesões nessa área podem gerar anestesia (não sente), hipoestesia (sente menos) ou
parestesia (alteração sensorial).
Qual a função do lobo parietal superior? O que uma lesão pode resultar?
Sua função é interpretar as informações sensitivas (ex: o paciente sentiu algo no braço, o lobo parietal superior interpreta que alguém o tocou). Pertence à área secundária.
Lesão: agnosia somestésica (o paciente sente algo, mas não sabe dizer o que é).