Diencéfalo Flashcards
Quais são as quatro estruturas que compõem o Diencéfalo?
O tálamo, subtálamo, epitálamo, e hipotálamo.
Como é a estrutura do tálamo e qual é a sua função?
O tálamo é composto por pares ovais de massa cinzenta (corpos de neurônio), ele é organizado em núcleos, com substâncias brancas (axônios e bainhas de mielina) intercaladas.
O tálamo é um grande “ponto de ônibus”, ele tem a função de retransmitir as informações para diversas áreas do cérebro. Também tem a função de sentir dor, da memória, atenção seletiva, funções viscerais, visão e audição. Contribui para as funções motoras conectando o cerebelo com as áreas motoras do córtex cerebral.
Qual é a função do epitálamo?
A função do epitálamo é dividida em duas, uma pela habênula e outra pela glândula pineal.
Habênula: função relacionada ao sistema límbico, de tristeza e frustração, também relacionada com o olfato.
Glândula pineal: produzir melatonina (relacionada ao ritmo
circadiano e às informações visuais que chegam através da retenção de luz, por isso é preciso abaixar as luzes para produzir melatonina e ter sono).
Qual é a função do subtálamo?
O subtálamo tem a função de planejamento de movimento e inibição do tálamo (não vou me machucar), função de reflexos motores e de locomoção, movimentos oculares, despertar e atenção, processamento visual nociceptivo e somatossensorial.
Qual é a função do hipotálamo?
O hipotálamo é responsável por controlar as atividades corporais relacionada à homeostase, regulando funções vitais como temperatura, sono, fome, sede, raiva, dor, prazer, e hormônios. O hipotálamo tem a função primordial de controlar atividades do sistema nervoso autônomo: peristaltismo, ritmo cardíaco, contração da bexiga urinária, contração dos músculos liso e cardíaco.
Quais são as subestruturas do hipotálamo e qual a função delas?
São a hipófise e o nervo óptico.
A hipófise é responsável pela produção de hormônios femininos para a reprodução.
O nervo óptico é responsável por captar informações através dos cones e bastonetes presentes na retina. Quem interpreta as informações não é ele, e sim o lobo occipital.
O que é a Formação Reticulada (FR) e qual a sua função?
A Formação Reticulada é uma membrana que pode se abrir ou fechar dependendo da recepção de luz.
Quando há luz, a informação é enviada para o epitálamo, que interrompe a produção de melatonina, e para o tálamo, que leva à abertura da FR, aumentando o alerta.
Quando não há luz, há produção de melatonina pelo epitálamo (glândula pineal) e o tálamo induz o fechamento da FR, dificultando atividades como aprendizado e retenção de informações.
O que pode acontecer se houver lesão no tálamo?
A Síndrome Talâmica: o paciente sente dor mas não consegue identificar o lugar da dor; dor intensa, falta de coordenação.
Quais são os pares de nervos I e II e onde eles se localizam?
O nervo I é o nervo olfatório, responsável pelo olfato, e se localiza no telencéfalo.
O nervo II é o nervo óptico, responsável pela percepção visual, e se localiza no diencéfalo.
O que pode acontecer se houver lesão no hipotálamo?
Lesões no hipotálamo são gravíssimas. Podem levar ao desequilíbrio hormonal, descontrole de tempreatura, distúrbios emocionais.
O que pode acontecer se houver lesão no epitálamo?
Lesões no epitálamo podem levar a problemas no ciclo do sono, insônia.
O que pode acontecer se houver lesão no subtálamo?
Lesões no subtálamo podem levar a tremores (parkinson) e movimentos involuntários.
O que é a aderência intertalâmica e qual a sua função?
A aderência intertalâmica é uma estrutura que liga (“gruda”) os dois tálamos do cérebro. É uma faixa de tecido cinza que atravessa o terceiro ventrículo.
O que é o terceiro ventrículo e qual a sua função?
O terceiro ventrículo é uma cavidade localizada na linha média do cérebro, entre o tálamo direito e esquerdo, que faz ligação com o aqueduto cerebral e é preenchido por liquor (substância responsável por nutrir os neurônios) através dele.