TELELAB: Sífilis Flashcards
Tem como principal via de transmissão o ______________, seguido pela transmissão ______________ durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente para o feto. Embora raro nos dias de hoje, também pode ser transmitida por ______________.
Tem como principal via de transmissão o contato sexual, seguido pela transmissão vertical durante o período de gestação de uma mãe com sífilis não tratada ou tratada inadequadamente para o feto. Embora raro nos dias de hoje, também pode ser transmitida por transfusão sanguínea.
“Após a infecção, ocorre um período de incubação entre 10 e 90 dias. O primeiro sintoma é o aparecimento de uma lesão única no local de entrada da bactéria. A lesão, denominada cancro duro ou protossifiloma, é indolor, tem a base endurecida, contém secreção serosa e muitos treponemas. A lesão primária cura-se espontaneamente, num período aproximado de duas semanas. As lesões sifilíticas facilitam a entrada do vírus da imunodeficiência humana (HIV).”
Sífilis primária
“Período em que o treponema já invadiu todos os órgãos e líquidos do corpo. Nesta fase, aparece como manifestação clínica o exantema (erupção) cutâneo, rico em treponemas.
O exantema se apresenta na forma de máculas, pápulas ou grandes placas eritematosas branco-acinzentadas denominadas condiloma lata, que podem aparecer em regiões úmidas do corpo.”
Sífilis secundária
“Se não houver tratamento, após o desaparecimento dos sinais e sintomas da sífilis secundária a infecção entrará nessa fase, considerada recente no primeiro ano e tardia após esse período, não apresentando qualquer manifestação clínica.”
Sífilis latente
“Pode levar 10, 20 ou mais anos para se manifestar.Manifesta-se na forma de inflamação e destruição de tecidos e ossos. É caracterizada por formação de gomas sifilíticas, tumorações amolecidas vistas na pele e nas membranas mucosas, que também podem acometer qualquer parte do corpo, inclusive nos ossos. As manifestações mais graves incluem a sífilis cardiovascular e a neurossífilis.”
Sífilis terciária
“Trata-se da infecção do feto em decorrência da passagem do treponema pela placenta. Será mais grave quanto mais recente for a infecção materna. Na gestação, a sífilis se manifesta com abortamento, nascimentos prematuros ou nascimentos seguidos de morte. Ao nascer, a criança com sífilis pode apresentar lesões bolhosas, ricas em treponemas, nas palmas das mãos, nas plantas dos pés, ao redor da boca e do ânus. Mesmo quando não se manifesta com essas características, a infecção pode permanecer latente, vindo a se expressar durante a infância ou mesmo na vida adulta.”
Sífilis congênita