TELELAB: Hepatites Virais Flashcards
No curso da infecção pelo HBV, na maioria do indivíduos, circulam dois antígenos, o _______ e o _______. Os antígenos estimulam a resposta imune na pessoa infectada resultando na circulação de três anticorpos, _______, o _______ e _______. São os marcadores sorológicos da infecção. O antígeno _______ não circula por isso não é marcador da infecção. O _______ é detectado durante a replicação viral, sendo portanto um marcador molecular da infecção.
No curso da infecção pelo HBV, na maioria do indivíduos, circulam dois antígenos, o HBsAg e o HBeAg. Os antígenos estimulam a resposta imune na pessoa infectada resultando na circulação de três anticorpos, o anti-HBc (IgM e IgG), o anti-HBe e anti-HBs. São os marcadores sorológicos da infecção. O antígeno HBc não circula por isso não é marcador da infecção.
O DNA viral é detectado durante a replicação viral, sendo portanto um marcador molecular da infecção.
Durante a infecção pelo HBV, o primeiro marcador a ser detectado é o _______. Dentre os marcadores sorológicos, o _______ é o primeiro que circula, aparecendo aproximadamente um mês após a exposição e desaparecendo cerca de 6 meses para as infecções com cura. Neste mesmo período agudo aparece o _______, que indica replicação viral. Após eles, aparece o _______. _______ e _______ indicam infecção aguda. O _______ aparece em seguida ao _______ e pode ser detectável por muitos anos após a doença. Nesta fase inicial da infecção também estão aumentados os níveis de _________________, enzima que indica lesão no fígado. Após o desaparecimento dos antígenos, surgem os anticorpos. Como o representado no gráfico abaixo pelo aparecimento do _______ e o _______.
Durante a infecção pelo HBV, o primeiro marcador a ser detectado é o DNA viral. Dentre os marcadores sorológicos, o HBsAg é o primeiro que circula, aparecendo aproximadamente um mês após a exposição e desaparecendo cerca de 6 meses para as infecções com cura. Neste mesmo período agudo aparece o HBeAg, que indica replicação viral. Após eles, aparece o anti-HBc IgM. HBsAg e anti-HBc IgM indicam infecção aguda. O anti-HBc IgG aparece em seguida ao anti-HBc IgM e pode ser detectável por muitos anos após a doença. Nesta fase inicial da infecção também estão aumentados os níveis de alanina aminotransferase (ALT), enzima que indica lesão no fígado.
Após o desaparecimento dos antígenos, surgem os anticorpos. Como o representado no gráfico acima pelo aparecimento do anti-HBe e o anti-HBs.
De acordo com suas principais formas de transmissão, os vírus da hepatite podem ser divididos em dois grupos:
• Vírus transmitidos por via fecal-oral;
• Vírus transmitidos por sangue, contato sexual e fluidos corporais.
Cite os representantes de cada grupo.
• Vírus transmitidos por via fecal-oral: HAV e HEV;
• Vírus transmitidos por sangue, contato sexual e fluidos corporais: HBV, HCV, HDV.
O ______ pode ser transmitido pelo contato com sangue contaminado. Por isso, pessoas transfundidas antes de 1993 – quando foram instituídos os testes de triagem obrigatórios – apresentam maior possibilidade de terem sido infectadas.
Equipamentos de hemodiálise devem ser limpos e desinfetados após seu uso para proteger doentes renais da exposição ao vírus da hepatite ____.
Agulhas e seringas (incluindo as de tatuagem) devem ser descartadas após o uso, evitando assim o compartilhamento.
Materiais hospitalares e de manicure devem ser esterilizados para evitar a possível transmissão do ______.
A transmissão do vírus por relação sexual desprotegida e durante o parto é menos comum, mas também é possível.
O HCV pode ser transmitido pelo contato com sangue contaminado. Por isso, pessoas transfundidas antes de 1993 – quando foram instituídos os testes de triagem obrigatórios – apresentam maior possibilidade de terem sido infectadas.
Equipamentos de hemodiálise devem ser limpos e desinfetados após seu uso para proteger doentes renais da exposição ao vírus da hepatite C.
Agulhas e seringas (incluindo as de tatuagem) devem ser descartadas após o uso, evitando assim o compartilhamento.
Materiais hospitalares e de manicure devem ser esterilizados para evitar a possível transmissão do HCV.
A transmissão do vírus por relação sexual desprotegida e durante o parto é menos comum, mas também é possível.
“Contatos intradomiciliares, sexuais ou qualquer um que compartilhe objetos de uso pessoal do portador das hepatites virais (escova de dente, lâmina de barbear e outros objetos de uso pessoal). No caso de usuários de drogas, estão incluídos aqueles que compartilham quaisquer materiais para o uso (seringas, agulhas, canudos, cachimbos etc.).”
Comunicantes
Indivíduos adultos expostos ao HBV têm 90% de chance de atingir a cura espontânea da infecção. A persistência do vírus, caracterizada pela detecção do _______ em testes sorológicos por mais de 6 meses, indica a infecção crônica pelo HBV. A hepatite B crônica pode levar ao desenvolvimento de _________________ e de _________________
Indivíduos adultos expostos ao HBV têm 90% de chance de atingir a cura espontânea da infecção. A persistência do vírus, caracterizada pela detecção do HBsAg em testes sorológicos por mais de 6 meses, indica a infecção crônica pelo HBV. A hepatite B crônica pode levar ao desenvolvimento de cirrose hepática e de carcinoma hepatocelular.
“O termo se refere à situação em que um indivíduo é simultaneamente infectado com os vírus da hepatite B e o vírus da hepatite D.”
Coinfecção
“Ocorre quando um indivíduo já infectado de forma crônica pelo HBV é infectado pelo HDV. Neste caso os riscos do desenvolvimento de hepatite fulminante e de cirrose hepatocelular são elevados.”
Superinfecção
Não há formas crônicas nas hepatites ___ e ___. Na hepatite ___, a evolução para a forma crônica está relacionada à idade em que o indivíduo adquiriu a infecção (90% em neonatos). Já na hepatite ___, até 80% dos casos de superinfecção podem cronificar.
Não há formas crônicas nas hepatites A e E. Na hepatite B, a evolução para a forma crônica está relacionada à idade em que o indivíduo adquiriu a infecção (90% em neonatos). Já na hepatite D, até 80% dos casos de superinfecção podem cronificar.