Tectônica de placas Flashcards
O que é a teoria da Deriva Continental? Cite dois elementos nessa teoria que busquem justificar a legitimidade dessa formulação.
A teoria da Deriva Continental defende uma antiga ligação concreta entre os continentes, que seria supostamente a justificativa pela qual os continentes se encaixam, partilhando recortes litorâneos complementares entre si. A existência de uma mesma espécie em continentes diferentes e correspondentes e rochas de igual idade e formação em dois continentes.
Quais são os tipos de limites entre as placas? Comente sobre cada um deles.
Destrutivos, construtivos e conservativos.
Os limites construtivos constituem no afastamento entre placas, abrindo espaço para a passagem de magma não solidificado, que pode formar as cordilheiras mesoceânicas.
Os limites destrutivos constituem no choque entre duas placas tectônicas, que podem destruí-las ou deformá-las. A subducção ocorre quando há o mergulho da placa oceânica sob a placa continental. A obducção é o processo contrário.
Os limites conservativos é quando duas placas tectônicas deslizam paralelamente uma a outra, o que pode provocar falhas na litosfera, como a falha de San Andreas.
Diferencie epirogênese de orogênese.
A epirogênese consiste no abaixamento ou elevação de um relevo. Esse processo foi de extrema importância para a formação do relevo brasileiro.
A orogênese é o processo de formação de cadeias montanhosas por meio do diastrofismo (deformação compressiva da litosfera), e é caracterizada pelos dobramentos da crosta terrestre.
Diferencie dobramentos antigos de dobramentos modernos.
Os dobramentos antigos datam do pré Cambriano, e são estruturas já bastante desgastadas. Exemplos: Montes Apalaches, Alpes Escandinavos, Serra da Mantiqueira.
Os dobramentos modernos já são mais recentes, e se formaram entre o Mesozoico e Cenozoico. As cadeias orogênicas recentes formam grandes montanhas e cordilheiras de elevadas altitudes.
Exemplo: Cordilheira dos Andes e Himalaia.
a) O que é uma falha geológica?
b) Exemplifique.
c) Em que tipo de áreas a falha geológica é comum?
a) É a ruptura de uma rocha ou bloco rochoso em sua estrutura, dividindo-a em compartições, que podem apresentar diferenças residuais. Essa falha é decorrente de pressões exercidas sobre uma placa durante sua movimentação e seu choque com outras placas.
b) A formação do Vale do Paraíba, onde o vale é o bloco rebaixado (graben) e as serras da Mantiqueira e do Mar os blocos levantados (horst).
c) Em áreas de maior instabilidade tectônica.
a) Como se originam os abalos sísmicos/ terremotos?
b) Diferencie hipocentro de epicentro.
c) Quais são os fatores que provocam a variação de impacto no ambiente afetado pelos abalos sísmicos?
d) Quais são as regiões mais vulneráveis à ocorrência de terremotos?
a) Principalmente por meio do choque entre duas placas tectônicas e a pressão exercida entre elas.
b) Hipocentro é o local onde se originam as vibrações, enquanto epicentro é o local onde as vibrações refletem mais intensamente.
c) A distância do local até o epicentro, a intensidade da ocupação desse local, a profundidade do seu epicentro.
d) São aquelas localizadas próximas às bordas das placas.
Na América do Sul, quais são as regiões mais afetadas por terremotos?
Chile, Peru e Equador.
Por que é comum vermos números maiores de vítimas e maior destruição em cidades pobres afetadas pelo terremoto do que em cidades ricas?
As cidades ricas apresentam maior preparação e melhor infraestrutura para minimizar ou reduzir os efeitos provocados pelos abalos sísmicos.
Explique o que é Tsunami e como ele ocorre.
Tsunami são ondas gigantescas que podem ultrapassar 30 metros de altura, e esses podem ocorrer sempre que há um acidente ou anomalia geológica de forma repentina na superfície marinha. Terremotos e vulcanismos podem ser fatores influenciadores para a ocorrência de tsunamis, que podem não necessariamente atingir o mesmo local em que houveram a movimentação das placas. Foi o que aconteceu no Havaí, atingido por ondas que migraram pelo Pacífico após um terremoto no Chile.
Diferencie as escalas de mediação Richter e Mercalli.
A escala Richter basicamente mede a intensidade do tremor, enquanto a escala Mercalli diferencia a intensidade dos sismos de acordo com os danos provocados por ele.
Explique como ocorre o Vulcanismo e como ele afeta o ambiente e suas interações com o meio biótico. Exemplifique citando um local famoso pela intensidade de vulcanismos e terremotos que apresenta.
O vulcanismo ocorre com a passagem do magma pelas brechas da crosta terrestre, geralmente maiores em regiões de encontro entre placas tectônicas. Os impactos gerados com a erupção de um vulção ativo incluem a quantidade de poluentes tóxicos lançados na atmosfera, que podem promover alterações climáticas, além da própria lava emitida pelo vulcão, puramente destrutiva. Um lugar comumente afetado pelo vulcanismo é o Círculo do Fogo do Pacífico.
Cite um ponto positivo recorrente do vulcanismo.
Os solos atingidos pela lava se tornam muito férteis.