Globalização Flashcards
Explique como acontece a relação entre propriedade privada dos meios de produção e a divisão em classes sociais, própria do capitalismo.
Na lógica capitalista, é possível dividir as classes sociais entre proprietários dos meios de produção (burgueses, capitalistas, empresariado) e aqueles destituídos dos meios de produção, que por esse motivo vendem sua força de trabalho (operários, proletariados e assalariados).
Caracterize o Keynesianismo.
O Keynesianismo é uma teoria político-econômica surgida na década de 1930. Ela é fundamentada em uma uma MAIOR INTERVENÇÃO ESTATAL na economia, proposta como maneira de organizar e estruturar o sistema financeiro e evitar o colapso da economia capitalista. Teve como base fundamental a CRIAÇÃO DE GRANDES OBRAS PÚBLICAS, além do investimento em setores de interesse social; educação, transporte e segurança pública.
Compare o neoliberalismo com o liberalismo.
Ambas as correntes econômicas se fundamentam na MENOR INTERVENÇÃO ESTATAL na economia. O liberalismo surgiu no século 18, e o neoliberalismo por volta de 1970 como uma forma de ATUALIZAÇÃO dos pressupostos liberais econômicos, adequados às condições políticas e técnicas no mundo em processo de globalização. Portanto, ambas descrevem a POUCA PARTICIPAÇÃO DO ESTADO NA ECONOMIA, atuando mais como AGENTE REGULADOR. Respeito à iniciativa privada e ao LIVRE MERCADO. No neoliberalismo, há a adição de algumas pautas: PRIVATIZAÇÕES DE ESTATAIS, ABERTURA DO MERCADO.
Descreva como atuam as multinacionais no capitalismo atual.
As multinacionais de hoje exercem não somente o MONOPÓLIO da COMERCIALIZAÇÃO, como também na PRODUÇÃO dos bens consumidos por todo o mundo. Não possuem forte ligação com seus países nativos, recebem investimentos de todas as origens e atuam em diversas nações distintas, o que lhes garante muito PODER POLÍTICO perante os Estados nacionais.
Caracterize a nova DIT.
A nova DIT é pautada em uma classificação baseada em critérios SOCIOECONÔMICOS, não sendo considerado apenas o grau de desenvolvimento industrial das nações. Dessa forma, os países são discriminados em três grupos: industrializados DESENVOLVIDOS, que passaram pelo processo de INDUSTRIALIZAÇÃO de maneira PIONEIRA, INDICADORES SOCIAIS SATISFATÓRIOS; industrializados SUBDESENVOLVIDOS, que passaram por uma INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA, mesmo tendo riqueza e desenvolvimento econômico apresentam DESIGUALDADES SOCIAIS; não industrializados, que não viabilizaram seu processo industrial, DEPENDENTES econômica e politicamente dos PAÍSES CENTRAIS.