Tecido - Sistema LInfático Flashcards
1 - Nomear a constituição do sistema imunitário.
É um conjunto de células isoladas e de órgãos linfáticos que defende o organismo contra moléculas estranhas.
Os linfócitos são as células centrais da resposta imunitária, linfócitos B, T e NK, leucócitos granulócitos, células do sistema mononuclear fagocitário, células apresentadoras de antígenos (APC) e células dendríticas, além de outras.
órgãos linfáticos, células livres e migratórias
2- Identificar os órgãos linfáticos
A medula óssea e o timo são considerados órgãos linfáticos primários.
O baço, linfonodos, folículos linfáticos isolados, tonsilas, apêndice, placas de Peyer do íleo e tecido linfoide associado às outras mucosas são órgãos linfáticos secundários
O sistema linfático é constituído por órgãos estruturados, como timo, baço e linfonodos, e também por folículos linfáticos isolados ou conjuntos de células e de folículos linfoides. Além destes, faz parte a medula óssea hematopoética
3- Distinguir os tipos básicos de resposta imunológica
Resposta celular -
- eliminação de microrganismos, de células tumorais ou de células de um enxerto ou transplante é exercida por linfócitos T e pela ação indireta de citocinas e outras moléculas por eles produzidas, sem a participação de anticorpos.
Resposta humoral -
- Ocorre a produção de anticorpos por linfócitos B ou por plasmablastos ou plasmócitos.
- Depende fundamentalmente da ação de anticorpos presentes no sangue, em outros líquidos corpóreos (antigamente chamados de humores) e nos espaços extracelulares.
Resposta imunológica inata -
- inespecífica é uma resposta imediata do organismo à presença de um antígeno. Já nasce com ela.
Resposta imunológica adquirida-
- resposta específica demora mais tempo para se instalar que a inata, porém é mais sofisticada, mais complexa e mais eficiente.
4- Explicar os componentes da imunidade celular
Linfócitos T- são moléculas proteicas transmembrana chamadas de receptores de células T (TCR)
Células apresentadoras de antígeno (APC, antigen-presenting cell) - Elas apresentam os antígenos ao linfócitos citotóxicos.
linfócitos T auxiliares ativados que produzem e secretam inúmeros tipos de moléculas, denominadas citocinas ou interleucinas.
5- Explicar os componentes da imunidade humoral
Linfócitos NK- ão apresenta na superfície nem os receptores encontrados nas células B, nem os TCRs que caracterizam as células T.
Linfócitos B - são moléculas transmembrana de anticorpos inseridas na membrana plasmática dessas células - produção ativada por um antígeno.
Dependem diretamente dos linfócitos T que representam 65-75% dos linfócitos-
6 - Analisar as características histofisiológica do Timo
O timo é um órgão situado no mediastino, atrás do esterno e na altura dos grandes vasos do coração. É formado por dois lobos e uma cápsula.
A cápsula origina delgados septos, que dividem o parênquima em inúmeros pequenos lóbulos
Origem embrionária dupla - mesodermica e endodérmica.
Ao contrário dos outros órgãos linfáticos, o timo não possui folículos linfoides.
O timo contém células reticulares epiteliais, células dendríticas, macrófagos e fibroblastos.
7- Reconhecer as características histofisiológica dos Linfonodos
Os linfonodos (antigamente chamados de gânglios linfáticos) são órgãos encapsulados constituídos por tecido linfoide, espalhados pelo corpo sempre no trajeto de vasos linfáticos.
Têm a forma de rim e apresentam uma face convexa e uma face côncava, onde há um hilo,
Envolvidos portecido conjuntivo denso.
8- Analisar as características histofisiológica do Baço
O baço é o órgão isolado com maior acúmulo de tecido linfoide do organismo.
Como os demais órgãos linfáticos, é local de proliferação de linfócitos durante uma resposta imunitária.
Responde com rapidez aos antígenos presentes no sangue, sendo um importante filtro fagocitário e imunológico, além de grande produtor de anticorpos.
Composto por: folículos linfáticos pertencentes ao componente do baço denominado polpa branca
Tecido vermelho-escuro, rico em sangue, denominado polpa vermelha
Revestido por uma cápsula de tecido conjuntivo denso. Emite trabéculas a polpa esplênica (parênquima)
Possui um hilo para a saída da veia esplênica e vasos linfáticos.
9- Distinguir as características histofisiológica relacionada ao tecido linfático associados a mucosa (MALT) e Tecido linfoide associado ao trato gastro intestinal (GALT)
MALT - Mucosa Associated Lymphatic Tissue - O conjunto do tecido linfático das mucosas.
GALT - Tecido linfático associado ao tubo digestivo (GALT, gut-associated lymphatic tissue)
Locais sujeitos a invasões microbianas.
Apresenta uma camada mucosa e uma submucosa com um folículo linfático formado pelo manto periférico e pelo centro germinativo. Em torno do folículo há um acúmulo de linfócitos difusos pelo tecido conjuntivo.
10- Discriminar as características histofisiológica Tonsilas
As tonsilas são órgãos constituídos por aglomerados de tecido linfático incompletamente encapsulados, colocados abaixo do epitélio de revestimento de porções iniciais dos sistemas digestório e respiratório.
tonsila faringiana, as tonsilas palatinas e as tonsilas linguais.
Possuem vasos linfaticos.
Possui epitélio estratificado pavimentoso da faringe, com folículos linfáticos e grande quantidade de linfócitos dispostos de maneira difus
11- Tipos de linfócitos
Linfócitos natural killers (NK) - Atacam células infectadas por vírus e células cancerosas, sem necessidade de prévia estimulação. Não desenvolvem populações de memória
Linfócitos T de memória - Apresentam TCRs. São linfócitos T de longa vida que já passaram por expansão clonal e permanecem no organismo após a eliminação do agente estimulatório
Linfócitos T reguladores - Apresentam TCRs. Modulam a expansão e as funções de células T e B, diminuindo as atividades dessas células
Linfócitos T helper ou T auxiliares- Apresentam TCRs. Sintetizam citocinas e cooperam na ativação, proliferação e diferenciação de linfócitos T e B, controlando suas atividades efetoras
Linfócitos T citotóxicos- Apresentam, na superfície, receptores de células T (TCRs). São especializados no reconhecimento de antígenos sob a forma de determinantes antigênicos associados ao complexo principal de histocompatibilidade (MHC) presentes na superfície de células apresentadoras de antígenos
Linfócitos B de memória - Linfócitos B que permanecem no organismo após a expansão clonal e a eliminação do antígeno estimulador da resposta imunitária, e que estão preparados para responder mais rapidamente, e com maior especificidade, a uma exposição subsequente ao mesmo antígeno
Linfócitos B - Apresentam receptores na membrana representados por moléculas de IgM e de outras classes de anticorpos. O tipo de anticorpo de superfície e o secretado podem se modificar durante uma reação imunitária.
12- Atividades funcionais do baço
A resposta imunitária dos linfócitos a antígenos presentes no sangue, a destruição de eritrócitos, a defesa do organismo contra invasores por meio de fagocitose e o armazenamento de sangue
Ativação e proliferação de linfócitos
Destruição de eritrócitos - hemocatérese.
Defesa contra antígenos