Sistema - Fisiologia Flashcards
1- Determinar função e estrutura dos eritrócitos e dos leucócitos.
Eritrócitos -
ESTRUTURA
- Células discóides bicôncavas com extensa camada de membrana
FUNÇÃO
- é transportar hemoglobina, a qual, por sua vez, transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos.
Leucócitos -
ESTRUTURA-
- Os três tipos de células polimorfonucleares têm um aspecto granular e também são chamados granulócitos ou, na terminologia clínica, polis. Os granulócitos e os monócitos protegem o corpo contra organismos invasores pela ingestão deles por meio do processo de fagocitose. Os linfócitos atuam principalmente em conexão com o sistema imune para atacar e destruir, de forma específica, organismos invasores.
FUNÇÃO
-Têm um sistema especial para combater os diversos agentes infecciosos e tóxicos aos quais estamos continuamente expostos. Os leucócitos são as unidades móveis do sistema de proteção do corpo contra os agentes infecciosos
2- Determinar a origem dos eritrócitos e dos leucócitos.
Eritrócitos - Hemácias - São Derivadas de de células-tronco hematopoéticas pluripotentes.
Principal fator que estimula a produção de hemácias é o hormônio eritropoetina
No caso das hemácias, a exposição do corpo a um baixo nível de oxigênio durante um longo período induz o crescimento, a diferenciação e a produção de um número maior de eritrócitosEles são formados na medula óssea e no tecido linfático
Leucócitos - São Derivadas de de células-tronco hematopoéticas pluripotentes e no tecido linfático. linhagem mielocítica e a linhagem linfocítica
Os granulócitos e os monócitos são produtos da linhagem mieloide, ao passo que os linfócitos são produtos da linhagem linfoide.
3- Identificar os mecanismos de regulação da produção dos eritrócitos e dos leucócitos.
Regulação dos Eritrócitos -
Eritropoetina -
Vitaminas B12 -
Ferro
Regulação dos Leucócitos
- Processo Infeccioso
4- Descrever a diferença entre anemias e policitemias.
Anemias -
Anemia significa deficiência de hemácias no sangue e pode ser causada pela perda rápida ou pela lenta produção dessas células.
Policitemia -
A policitemia é uma condição na qual o número de hemácias na circulação aumenta por causa da hipoxia ou alteração genética. indivíduos que vivem em altitudes elevadas têm policitemia fisiológica como resultado da baixa pressão atmosférica.
5- Descrever a diferença entre leucemias e leucopenias.
LEUCEMIAS
-As leucemias linfocíticas são provocadas pela produção cancerosa de células linfoides, começando, na maioria dos casos, em linfonodo ou em outro tecido linfocítico e se disseminando para outras áreas do corpo
- A leucemia mielogênica, se inicia pela produção cancerosa de células mielógenas jovens na medula óssea e se dissemina por todo o corpo, de modo que leucócitos são produzidos em vários tecidos extramedulares — sobretudo nos linfonodos, no baço e no fígado.
LEUCOPENIAS
-A medula óssea produz poucos leucócitos. Essa condição deixa o corpo desprotegido contra muitas bactérias e outros agentes que possam vir a invadir os tecidos.