tecido conjuntivo V Flashcards
tecido conjuntivo multilocular ou marrom
com várias gotas de lipídeo por adipócito, o que favorece a quebra desse lipídeo, uma vez que já está parcialmente quebrado, e será utilizado para produção de energia como calor;
possui muitas mitocôndrias, o que confere a esse tecido a cor amarronzada. Essas mitocôndrias apresentam uma proteína chamada termogeninam dotada da açao desacopladora, ou seja, ela transporta prótons de H de espaço intermembrana para a matriz sem passar pelos oxissomos, sendo a energia então liberada como calor.;
tecido encontrado em animais polares, ecém-nascidos
importância do tecido marrom em recém-nascidos
bebes apresentam pequenas dimensões corporais e grande relação superfície/volume corporal, com grande tendência a perder calor e grande dificuldade de regulação térmica
possíveis causas da obesidade
são varias:
as principais são
-predisposição genética->facilidade genética em ganhar peso
-disfunções hormonais->por exemplo, muita produção de grelina e pouca produção de leptina
outras causas
-sedentarismo
-dieta rica em lipídeos/carboidratos(em excesso, carboidrato vira gordura)
para que serve o IMC
para medir o grau de obesidade do indivíduo. NO entanto, só é interessante do ponto de vista epidemiológico, isto é, estudo do comportamento de uma doença em uma determinada população. Mas, individualmente falando, há algumas distorções, já que a massa corporal não é composta apenas de gordura
qual dos IMC corresponde à normalidade, infrapeso, sobrepreso=pré-obeso, obeso e obeso mórbido:
IMC
IMC 25 a24,9
<18,5
30 a 34,9
>40
25 a 24,9=normal
<18,5=infrapeso
30 a 34,9=pré-obeso
>40=obeso mórbido
síndrome metabólica
conjunto de condições que aumentam o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, cuja principal condução é a obesidade.
por que o quadro de obesidade é considera uma síndrome metabólica?
síndrome metabólica é um conjunto de condições que aumentam o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. A obesidade é a principal dessas condições pois muita gordura implica em muito colesterol, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose=placas de colesterol que podem obstruir os vasos sanguíneos.
Além disso, excesso de gordura diminui os receptores de insulina, levando a uma condição de diabetes mellitus tipo 2
celulite
inflamação do tecido celular subcutâneo(=hipoderme)->ocorre quando há excesso de gordura, levando à morte dos adipócitos; não tem cura, pois uma vez que os adipócitos morreram, não podem ser produzidos no adulto=é irreversível.
por que bebes apresentam muitas celulites? por que elas somem quando eles crescem?
porque eles tem muita gordura, funcionando como isolamento térmico: bebes têm grande relação superfície volume, possuindo muita facilidade em perder calor para o meio e em regular sua temperatura corporal. Mas, nesse caso, a celulite desaparece porque novos adipócitos podem ser formados na infância, pois lipoblastos podem realizar mitoses e fabricarem novos adipócitos.
alguns estudos apontam que pessoas submetidas à baixas temperaturas, naturalmente, o tecido adiposo amarelo se transforma em tecido marrom. O que explica isso?
tecido amarelo é para reserva de gordura, enquanto o marrom é para gerar energia como calor-> O corpo entende que o indivíduo precisa produzir calor e não estocar gordura.