sistema imune Flashcards
o sistema imune se organiza em 3 linhas de defesa, que precisam ser atravessadas caso um microrganismo queira invadir um indivíduo. Quais são as 3 linhas? (em ordem)
1 linha->Barreias
2 linha-> Defesa inata
3 linha->Defesa adaptativa
oque são as Barreiras da primeira linha de defesa?
conjunto de estruturas que impedem a entrada de patógenos
cite exemplos de barreiras químicas e mecânicas que compõem a primeira linha de defesa do nosso corpo
químicas
1. enzima lisozima, o antibiótico natural: encontrada em lágrimas, saliva, suor; para destruir parede celular de bactérias
2. HCL, no estômago: elimina microrganismos provenientes de água e alimento
mecânicas
3.muco, nas vias aéreas
4. tecido epitelial, principal das barreiras; com células justapostas
características da Defesa Inata, segunda linha de defesa do nosso sistema imune?
inata=já se nasce com ela; é inespecífica, agindo com o objetivo de eliminar agentes invasores que tenham ultrapassado as barreiras e atingido a circulação sanguínea.
componentes da Defesa Inata
leucócitos, como neutrófilos e eosinófilos e linfócitos NK; reação inflamatória e a febre
como trabalha a reação inflamatória, componente da Defesa inata?
inflamação é a resposta contra agentes físicos(como queimaduras), mecânicos(como pancadas) ou biológicos(como infecções).
A reação inflamatória começa com a lesão celular, que promove a ruptura da membrana celular e, consequentemente, a liberação de fosfolipídeos de membrana. Nos nossos tecidos, a enzima fosfolipase quebra fosfolipídeo em ácido graxo e colesterol. Nesse processo ocorre a liberação de um ácido graxo chamado araquidônio, que, sob influência de outra enzima, produz substâncias químicas chamas prostaglandinas, os principais mediadores da inflamação. Como resultado, alguns sinais clássicos do processo inflamatório são:
-edema, inchaço promovido pela vasodilatação e pelo extravasamento do plas
-prurido
-rubor, promovido pelo aumento do fluxo sanguíneo
-calor local, devido ao atrito produzido pelo excesso de sangue na área
-dor
-perda de função, devido a dor
o principal mediador da reação inflatória são as prostaglandinas. Quais são os sinais cardeais da inflamação?
- vasodilatação: leva uma maior quantidade de sangue e, consequentemente, mais leucócitos para a defesa e mais nutrientes e oxigênio
- aumento da permeabilidade vascular dos capilares sanguíneos: permite que o plasma abandone os vasos, levando consigo mais leucócitos para a defesa(facilitando a diapedese) e mais nutrientes e oxigênio
- dor: para impedir que o indivíduo force a área afetada, agravando a lesão
inflamações generalizadas no organismo podem causar febre. Como a febre é causada?
as prostaglandinas agem sobre o hipotálamo, região do encéfalo relacionada à regulação da temperatura corporal, levando ao aumento da temperatura do corpo por aumentar a atividade metabólica corporal(intensificando a queima de nutrientes nas mitocôndrias, com consequente produção de calor) e por levar à vasoconstricção periférica(na pele), aumentando a retenção de calo(quando o sangue passa pela pele ele perde calor, mas como os vasos estão contraídos, a retenção de calor aumenta)
quais são os benefícios proporcionados pela febre, um dos componentes da Defesa Inata?
o aumento da temperatura proporcionada pela febre aumenta a velocidade das reações enzimáticas, potencializando a multiplicação de leucócitos e demais reações de defesa.
quando a febre passa a ser prejudicial?
quando ocorre a produção excessiva de prostaglandinas e a ação de toxinas bacterianas de efeito pirógeno, podendo causar desnaturação de enzimas e promover a morte celular.