Taxonomia - Platelmintos Flashcards

0
Q

Qual é a morfologia desses vermes?

A

São animais de corpo fino e alongado, com simetria bilateral.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
1
Q

Qual o significado e origem do nome platelminto?

A

Vem do grego platys (plano ou achatado) + helminthes (verme). O termo justifica o fato de serem acelomados, ou seja, não possuem cavidade que abriga os órgãos internos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Todos os platelmintos são parasitas?

A

Não, apenas 20%, aproximadamente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Descreva o desenvolvimento embrionário dos platelmintos.

A

São animais que passam pelo estágio de mórula, blástula e gástrula. Devido ao seu tubo digestório incompleto, não faria sentido chama-los de protostômios, por definição. Possuem os três folhetos germinativos, ecto, meso e endoderma, ambos formando tecidos verdadeiros, sendo assim os animais triblásticos mais antigos existentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais foram as novidades evolutivas dos platelmintos?

A

O terceiro folheto germinativo e a simetria bilateral, que está associada a maior objetividade em sua movimentação porque possuem regiões anterior e posterior bem definidas. Além disso, o mesoderma permitiu o desenvolvimento de uma musculatura mais eficiente. Além disso, um processo de encefalização acompanhado de uma concentração de órgãos junto à cabeça.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quais são as três classes dos platelmintos?

A

A classe turbellaria (planárias de vida livre), a classe trematoda (ectoparasitas e endoparasitas) e cestoda (vermes endoparasitas conhecidos como tênias ou solitárias).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como se organiza, estruturalmente, uma planária?

A

Os espécies da classe Turbellaria possuem uma epiderme, donde logo abaixo há células musculares e então um tecido mesenquimatoso, composto por células totipotentes. Possuem também um sistema excretor formado por uma teia de protonefrídeos, tubos que têm em suas extremidades, células-flama ou solenócitos, quando apresentam apenas UM flagelo em seu interior. O sistema digestório é imcompleto e ramificado ao longo do corpo, donde os nutrientes se difundem da cavidade gástrica para as demais células do corpo. Seu sistema nervoso é organizado e centralizado, com dois gânglios que se comunicam com células nervosas ao longo do corpo, coordenando movimentos e interpretando informacões recebidas por células sensoriais como os ocelos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como se dá a digestão nas planárias?

A

Uma faringe probóscide (protuberante e que passa a boca) libera enzimas secretadas por células do intestino sobre o alimento, e então, após parcialmente digerido, é absorvido e terminada sua digestão intracelularmente. Logo, sua digestão é EXTRA e INTRA CELULAR.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como se dá a reprodução nas planárias?

A

Algumas espécies reproduzem-se assexuadamente por estrangulamento, devido à facilidade de regeneração das planárias. Outras, reproduzem-se sexuadamente, sendo algumas espécies mono e outras dióicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Caracterize e descreva a reprodução nas planárias monóicas.

A

As espécies possuem tanto ovários como testículos, assim como um órgão copulador: o pênis -> FECUNDAÇÃO INTERNA. Os testículos produzem espermatozóides que são liberados nos canais deferentes e desembocam no átrio genital donde vão para o pênis. Na cópula, o pênis de um entra na outra e vice-versa, donde espermatozóides são trocados. Estes, no interior dos átrios genitais, encontram-se com óvulos no oviduto, e, juntamente com células nutritivas, os zigotos formados são envolvidos em um casulo. Quando maduros, os casulos liberam planárias jovens, parecidas com os genitores porém sexualmente imaturas: DESENVOLVIMENTO DIRETO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é uma espécie de platelminto digenética?

A

Seu ciclo vida completa-se em dois hospedeiros distintos. O hospedeiro definitivo é aquele no qual a fase adulta do verme se instala. O hospedeiro intermediário é aquele em que o verme sexualmente imaturo e em fase larval se instala.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Explique o funcionamento dos protonefrídeos.

A

Os protonefrídeos possuem células em suas extremidades, as quais são dotadas de um (solenócito) ou dois (célula-flama) flagelos. Estes, ao baterem, impulsionam um fluxo de água e excretas (acumulados nos espaços entre os tecidos corporais) para dentro dessas células e então para dentro dos protonefrídeos, os quais desembocam nos nefridióporos (aberturas) e saem do animal pela face dorsal (superior).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Descreva o sistema nervoso das planátias e a novidade evolutiva destas em relação aos cnidários.

A

Seu sistema nervoso é ganglionar, constituído de dois gânglios cerebrais localizados na região anterior do corpo. Deles partem cordões nervosos dos quais partem prolongamentos de células nervosas que chegam a todas as regiões do corpo, controlando músculo e recebendo informações sensoriais. Os ocelos, órgãos visuais primitivos, captam a direção e a intensidade da luz. A novidade evolutiva é justamente a centralização nervosa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Como se dá a respiração nas planárias?

A

É cutânea, assim como os demais platelmintos. Tudo ocorre por difusão através da superfíce epidérmica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Como as planárias se locomovem?

A

Elas possuem glândulas que secretam muco pelo caminho a ser percorrido e o batimento dos cílios de sua epiderme ventral juntamente com a musculatura o impulsionam.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Dê exemplos de representantes das trêa classes.

A

Turbellaria - planárias; Trematoda - Schistosoma mansoni (endoparasita do fígado humano), Gyrodactylus (ectoparasita de peixes de água doce), Fasciola hepatica (endoparasita do fígado de carneiros); Cestoda - Taenia solium ( endoparasita humano cujo hosp. Inter. é o porco) e Taenia saginata (boi como hospedeiro intermediário).

16
Q

Descreva o ciclo de vida do Schistosoma mansoni.

A

Inicialmente nas veias do fígado humano, o parasita(dióico) copula através de sobreposição dos poros genitais e a fêmea libera seus ovos nos capilares do intestino. Os ovos possuem um pequeno espinho que o permite migrar para o intestino. Ao serem defecados e caírem sobre região aquáticas, os ovos liberam miracídios que devem achar um caramujo da família dos planorbídeos (molusco) em 24 h. Ao achá-lo, os miracídios transformam-se esporocistos primários: bolsas contendo milhares de células germinativas. Estes, geram então os esporocistos secundários cujas células germinativas transforma-se em cercárias. As cercárias abandonam o caramujo e penetram ativimente na pele humana através de enzimas e de seus intensos movimentos, causando coceira característica. Ao penetrar na pele perdem a cauda e são chamados de esquitossômulos, donde migram para o sangue ou vasos linfáticos onde são atacados pelo sistema imune. Os que sobrevivem alojam-se no fígado onde o ciclo se reinicia.

17
Q

Descreva o ciclo da teníase.

A

No interior do intestino humano, as proglotes grávidas separam-se do resto do animal e são expelidas com as fezes. Por serem espécies monóicas, ocorre autofecundação das proglótides terminais. Essas proglótides grávidas possuem milhares de ovos que eclodem somente no interior do hospedeiro intermediário, liberando a oncosfera, larva ciliada que perfura a parede intestinal do boi, porco ou peixe (a depender da espécie do verme) e migra para o sangue, alojando-se, por fim, nos músculos ou no cérebro do hospedeiro intermediário. Nesse momento é denominado de cisticerco. Quando se come carne malcozida de uma animal com cisticercos, esses possuem um escólex invertido que se everte no intestino humano e gruda-se fortemente a este, retomando o ciclo.

18
Q

O que ocorre quando se come cisticercos? E quando se come proglótides grávidas? E quando se come ovos de Schistosoma mansoni?

A

Desenvolve-se a teníase; a cisticercose humana (se os cisticercos alojarem-se no cérebro), pois os ovos liberam oncosferas que maturam para o estágio de cisticerco no próprio ser humano; nada ocorre pois o estágio intermediário na forma de miracídeo para cercária é OBRIGATÓRIO, sendo muitas vezes utilizada a exterminação dos caramujos da família dos planorbídeos como maneira de controlar a doença.

19
Q

Descreva a hidatidose.

A

A hidatidose ou cisto hidático é causada pelo Echinococcus granulosis, o qual acomete canídeos em sua fase adulta, ou seja, seu hospedeiro definitivo e acomete humanos em sua fase larval. Contrai-se o verme ao se ingerir água ou alimentos contaminados por fezes de animais contendo ovos do equinococo ou por contato direto. No intestino as larvas eclodem migram, pelo sangue, até diversos órgãos do corpo. As larvas desenvolvem-se no interior de grandes bolsas chamadas de cistos hidáticos, podendo chegar ao tamanho de uma bola de futebol.