Taxonomia - Platelmintos Flashcards
Qual é a morfologia desses vermes?
São animais de corpo fino e alongado, com simetria bilateral.
Qual o significado e origem do nome platelminto?
Vem do grego platys (plano ou achatado) + helminthes (verme). O termo justifica o fato de serem acelomados, ou seja, não possuem cavidade que abriga os órgãos internos.
Todos os platelmintos são parasitas?
Não, apenas 20%, aproximadamente.
Descreva o desenvolvimento embrionário dos platelmintos.
São animais que passam pelo estágio de mórula, blástula e gástrula. Devido ao seu tubo digestório incompleto, não faria sentido chama-los de protostômios, por definição. Possuem os três folhetos germinativos, ecto, meso e endoderma, ambos formando tecidos verdadeiros, sendo assim os animais triblásticos mais antigos existentes.
Quais foram as novidades evolutivas dos platelmintos?
O terceiro folheto germinativo e a simetria bilateral, que está associada a maior objetividade em sua movimentação porque possuem regiões anterior e posterior bem definidas. Além disso, o mesoderma permitiu o desenvolvimento de uma musculatura mais eficiente. Além disso, um processo de encefalização acompanhado de uma concentração de órgãos junto à cabeça.
Quais são as três classes dos platelmintos?
A classe turbellaria (planárias de vida livre), a classe trematoda (ectoparasitas e endoparasitas) e cestoda (vermes endoparasitas conhecidos como tênias ou solitárias).
Como se organiza, estruturalmente, uma planária?
Os espécies da classe Turbellaria possuem uma epiderme, donde logo abaixo há células musculares e então um tecido mesenquimatoso, composto por células totipotentes. Possuem também um sistema excretor formado por uma teia de protonefrídeos, tubos que têm em suas extremidades, células-flama ou solenócitos, quando apresentam apenas UM flagelo em seu interior. O sistema digestório é imcompleto e ramificado ao longo do corpo, donde os nutrientes se difundem da cavidade gástrica para as demais células do corpo. Seu sistema nervoso é organizado e centralizado, com dois gânglios que se comunicam com células nervosas ao longo do corpo, coordenando movimentos e interpretando informacões recebidas por células sensoriais como os ocelos.
Como se dá a digestão nas planárias?
Uma faringe probóscide (protuberante e que passa a boca) libera enzimas secretadas por células do intestino sobre o alimento, e então, após parcialmente digerido, é absorvido e terminada sua digestão intracelularmente. Logo, sua digestão é EXTRA e INTRA CELULAR.
Como se dá a reprodução nas planárias?
Algumas espécies reproduzem-se assexuadamente por estrangulamento, devido à facilidade de regeneração das planárias. Outras, reproduzem-se sexuadamente, sendo algumas espécies mono e outras dióicas.
Caracterize e descreva a reprodução nas planárias monóicas.
As espécies possuem tanto ovários como testículos, assim como um órgão copulador: o pênis -> FECUNDAÇÃO INTERNA. Os testículos produzem espermatozóides que são liberados nos canais deferentes e desembocam no átrio genital donde vão para o pênis. Na cópula, o pênis de um entra na outra e vice-versa, donde espermatozóides são trocados. Estes, no interior dos átrios genitais, encontram-se com óvulos no oviduto, e, juntamente com células nutritivas, os zigotos formados são envolvidos em um casulo. Quando maduros, os casulos liberam planárias jovens, parecidas com os genitores porém sexualmente imaturas: DESENVOLVIMENTO DIRETO.
O que é uma espécie de platelminto digenética?
Seu ciclo vida completa-se em dois hospedeiros distintos. O hospedeiro definitivo é aquele no qual a fase adulta do verme se instala. O hospedeiro intermediário é aquele em que o verme sexualmente imaturo e em fase larval se instala.
Explique o funcionamento dos protonefrídeos.
Os protonefrídeos possuem células em suas extremidades, as quais são dotadas de um (solenócito) ou dois (célula-flama) flagelos. Estes, ao baterem, impulsionam um fluxo de água e excretas (acumulados nos espaços entre os tecidos corporais) para dentro dessas células e então para dentro dos protonefrídeos, os quais desembocam nos nefridióporos (aberturas) e saem do animal pela face dorsal (superior).
Descreva o sistema nervoso das planátias e a novidade evolutiva destas em relação aos cnidários.
Seu sistema nervoso é ganglionar, constituído de dois gânglios cerebrais localizados na região anterior do corpo. Deles partem cordões nervosos dos quais partem prolongamentos de células nervosas que chegam a todas as regiões do corpo, controlando músculo e recebendo informações sensoriais. Os ocelos, órgãos visuais primitivos, captam a direção e a intensidade da luz. A novidade evolutiva é justamente a centralização nervosa.
Como se dá a respiração nas planárias?
É cutânea, assim como os demais platelmintos. Tudo ocorre por difusão através da superfíce epidérmica.
Como as planárias se locomovem?
Elas possuem glândulas que secretam muco pelo caminho a ser percorrido e o batimento dos cílios de sua epiderme ventral juntamente com a musculatura o impulsionam.