Taxonomia - Filo Cnidaria ou Celenterados Flashcards
Descreva os cnidoblastos
São células que possuem uma cápsula ovóide em seu interior, o nematocisto, que contém um líquido tóxico sob pressão e que prolonga-se num filamento, o qual se encontra invertido sobre si mesmo. Quando o cnidocílio é perturbado (projeção citoplasmática em forma de dente) o nematocisto é disparado, atingindo assim suas presas ou predadores.
Por quê tal nome: Cnidários?
Pois todos possuem células chamadas de cnidoblastos.
Descreva o desenvolvimento embrionário de um celenterado.
Após o estágio de mórula, desenvolve-se em blástula e gástrula(formando cavidade digestória). O sistema digestório é incompleto, formado apenas por boca (“protostomado”). É portanto diblástico e acelomado, possuindo tecidos verdadeiros: o ectoderma origina a epiderme e o endoderme a gastrodetme. Entre os tecidos há a mesogléia (massa gelatinosa secretada pela epi e gastroderme)
Quais são as formas que se encontram os celenterados?
As formas polipóides e medusóides. As primeiras são sésseis e de boca voltada para cima, já as segundas são móveis e de boca voltada para baixo.
Quais são as células da epiderme?
As células: mioepiteliais epidérmicas(contraem-se para movimentar o corpo e servem de revestimento), as intersticiais(totipotentes e participam dos processos regenerativos do animal), as sensoriais(transmitem estímulos a células nervosas da mesogléia), as glandulares(presentes também da gastroderme, secretam muco) e os cnidoblastos(células urticantes).
Quais são os tipos de células presentes na gastroderme?
As mesmas da epiderme com exceção das mioepiteliais digestivas, alongadas e dotadas de dois flagelos, os quais movimentan o conteúdo da cavidade vascular e facilita a mistura das enzimas com o alimento, dado que a digestão dos celenterados é extra e intracelular. Além disso, apresentam fibrilas contráteis na região de contato com a mesogléia, atuando em antagonismo às mioepiteliais epidérmicas.
Descreva o funcionamento das células sensoriais dos celenterados.
Podem perceber diversos tipos de estímulos e transmiti-los a células nervosas. Contudo, o sistema nervoso é difuso, ou seja, sem centro de coordenação dos estímulos nervosos. As células nervosas, então, comunicam os estímulos às células mioepiteliais da gastro e da epiderme, que se contraem em resposta.
Como se dá a digestão nos celenterados?
Seus tentáculos, cheios de cnidoblastos, matam e capturam seres vivos, levando-os à boca. A digestão ocorre primeira e parcialmente na cavidade gastrovascular e termina dentro das células.
Como são distribuídos os nutrientes e como se dá a excreção?
Ambos por difusão.
Quais são os tipos de relações ecológicas desempenhadas pelos celenterados?
Algumas espécies de hydras contêm, DENTRO de suas células, algas verdes chamadas de zooclorelas, que fazem fotossíntese para o pólipo e dele recebe abrigo. Essa relação é chamada de ENDOssimbiose. Muitos corais possuem dinoflagelados em seu interior e dão cor aos corais. Essas algas são chamadas de zooxantelas.
Por que o sistema nervoso dos celenterados é classificado como difuso?
Pois a rede nervosa está espalhada por todo o corpo. Em todos os outros filos de animais(exceto esponjas) há um centro de coordenação que pode ser um cérebro ou gânglios. Essa rede de células reside na parte basal da epi e gastroderme, sendo responsável pelo movimento desses animais.
Quais são as classes dos cnidários?
Os Hydrozoa (marinhos em sua maioria e pela maior parte da vida são pólipos; sua principal característica é de formar colônias sésseis como a obelia, e colônias flutuantes como a caravela, donde em ambos os pólipos especializam-se em funções diversas), Scyphozoa (marinhos em que a forma medusóide é predominante, também são dióicos), Cubozoa (sub-classe dos cifozoários, são marinhos, possuem forma cúbica, nadam eficientemente e ameaçam banhistas por sua toxicidade) e Anthozoa( anthos vem de flor, dado que são conhecidos como anêmonas do mar apresentam APENAS a forma polipóide em seu ciclo de vida. Formam os grandes recifes de corais, porém, preferem zonas quentes e rasas).
Qual é a grande novidade evolutiva : dos cnidários quando comparados aos poríferos?
A presença da gástrula e por conseguinte, possui dois folhetos embrionários que se diferenciam em tecidos verdadeiros, donde a gastrocela forma a cavidade gástrica.
Qual é a relação evolutiva entre as classes que possuem pólipos e as medusóides?
Acredita-se que primeiramente tenha surgido o pólipo, o qual de origem à forma medusóide para os cifo, cubo e hidrozoários, enquanto que essa apomorfia não foi dada aos antozoários, sendo um fenômeno de evolução por cladogênese.
Como se dá a reprodução dos cnidários?
Pode ser assexuada por brotamento ou por estrobilização, processo no qual os pólipos originam medusas. Na reprodução sexuada, existem espécies mono e dióicas. Os gametas são formados e liberados no meio, podendo haver fecundação externa ou interna, nesta, o óvulo reside no interior do pólipo ou medusa. Os gametas são formados pelas células intersticiais totipotentes.