Tanatologia Forense Flashcards
O que são as morte naturais e as não-naturais?
Naturais: Decorrentes de doenças ou envelhecimento; Não-Naturais: Decorrentes de quedas, acidentes, etc.
A autólise é um fenômeno cadavérico destrutivo tardio. Quais são os efeitos da autólise?
A autólise é a decomposição das células, caracterizado pela liberação de enzimas. Alguns sinais são: córneas esbranquiçadas, pâncreas e pulmões pastosos, palidez e resfriamento no corpo.
A maceração é um fenômeno destrutivo ou conservativo do cadáver? o que é a maceração?
Destrutivo, ocorre quando a o cadáver está em meio líquido, podendo ser asséptica quando em fetos dentro da barriga da mãe ou sépticos quando em indivíduos já nascidos.
O que é a putrefação?
Decomposição do corpo pela ação das bactérias e fungos.
O que é a saponificação ou adipocera? é um fenômeno cadavérico transformador destrutivo ou conservador?
É um fenômeno cadavérico conservador. A saponificação é a interrupção da putrafação por organismos externos, onde o cadáver adquirirá uma “proteção” tipo ensaboada, impedindo sua destruição.
O que é a mumificação? é um fenômeno cadavérico conservador ou destrutivo?
Mumificação é um processo cadavérico conservador, onde a decomposição é interrompida. Se dá em ambientes principalmente quentes, secos e arejados.
O que é a calcificação? É um fenômeno cadavérico conservador ou destrutivo?
Calcificação é um fenômeno conservador, onde sais minerais tomam conta do esqueleto do cadáver, preservando-o.
O que é a corificação? É um processo transformativo destrutivo ou conservativo?
Corificação é um processo conservativo , onde o cadáver é colocado numa urna com zinco galvanizado, e a decomposição não se completa.
O que é a fossilização? É um fenômeno cadavérico transformativo ou conservativo?
Fossilização é um fenômeno conservativo, onde principalmente os ossos ficam alocados em rochas, impedindo sua destruição total.
V ou F; Os músculos da locomoção que sofrem com a rigidez cadavérica são classificados como estriados esqueléticos.
Verdadeiro.
Quais são as fases da decomposição de um cadáver? (5)
Autólise, Putrefação (decomposição por meio de microorganismos), Larvas comem o corpo, Dispersão (larvas migram pois não há mais couro), Esqueletização.
Quais são as fases da putrefação? (4)
Período cromático, enfisematoso, coliquatativo, esqueletização.
O que é a circulação póstuma de Brouardel? Em qual período da putrefação ela aparece?
Tipo uma tatuagem na pele, resultado de extravasação dos vasos sanguíneos. Ocorre no período gasoso ou enfisematoso da putrefação.
V ou F: Perinecroscopia é o exame de todos os vestígios deixados em volta do cadáver, normalmente feito por peritos criminais.
Verdadeiro.
O que é a mancha verde abdominal?
A mancha verde abdominal é uma marcação da decomposição dos tecidos e é a primeira manifestação visível da putrefação cadavérica:
Aparece entre 18 e 24 horas após a morte
Surge na região inguinoabdominal direita, na fossa ilíaca, devido à proximidade do ceco com a pele
V ou F: A mancha verde abdominal dura cerca de uma semana.
Verdadeiro.
V ou F; Em indivíduos afogados a mancha verde abdominal surge primeiro na região da pelve.
Falso. Surge primeiro na cabeça e na região do tórax.
Nas mortes fetais, quando se pode dizer que a morte do feto foi prematura, ou intermediária ou tardia?
Prematura: feto com menos de 500g, menos de 5 meses, e menos de 25 cm.
Intermediária: feto com menos de 1000g, menos de 6 meses e menos de 35 cm.
Tardias: Feto com mais de 1000g, mais de 6 meses, mais de 35 cm.
O que é uma “morte agônica?
indivíduo sente uma dor, é internado e morre dias depois.
Como pode ser definida dentro da putrefação, a fase de coliquação?
A fase de coliquação, também conhecida como fusão pútrida, é uma etapa da putrefação do corpo humano que ocorre quando as partes moles se reduzem a um estado amorfo
Nos sinais abióticos consecutivos ou também chamados de mediatos da morte, ocorre a evaporação dos líquidos do corpo. O que é o fenômeno conhecido como “Stenon-Louis?
A tela viscosa de Stenon-Louis, também conhecida como tela albuminosa do globo ocular, é um sinal de morte que consiste na opacificação da córnea. A sua presença indica que a morte ocorreu há cerca de 1 a 3 horas.
As oito legiões de Mégnin são grupos de insetos que compõem a fauna cadavérica, cujo estudo é importante no âmbito da cronotanatognose por serem as evidências entomológicas um dos elementos mais relevantes na estimativa do intervalo post mortem. Explique o tempo de cada legião e o momento em que aparecem.
Fauna cadavérica
1ª legião: surge entre 8 a 15 dias após a morte – dá início a destruição cadavérica até a formação dos ácidos graxos
2ª legião: 15 a 20 dias – surge com o odor cadavérico e permanece conforme a temperatura do ambiente
3ª legião: 3 a 6 meses – desenvolve-se em um período de 20 a 30 dias com a fermentação das substancias graxas
4ª legião: 10 meses – surge depois da fermentação butírica das matérias graxas e caseica dos albuminoides
5ª legião: + de 10 meses – fermentação amoniacal de liquefação enegrecida das matérias orgânicas
6ª legião: desseca todos os humores que ainda restam no cadáver
7ª legião: 1 a 2 anos – destrói ligamentos e tendões, deixando os ossos livres
8ª legião: 3 anos após a morte – consome todos os resquícios orgânicos porventura deixados pelas precedentes.
O que é o chamado “Período de Incerteza de Tourdes”?
É o período correspondente ao interstício de tempo antes e depois da morte, em que não se pode definir com certeza se as lesões encontradas tiveram causa anterior ou posterior ao falecimento.
V ou F: De acordo com alguns autores, a rigidez cadavérica verifica-se na região cardíaca e do diafragma, depois se instala no pescoço, cabeça, superiores e assim vai descendo até as partes inferiores.
Verdade. Posição defendida por Pedro Luiz Cunha e Serra.
As cores dos livores podem evidenciar as causas da morte. quando há livor violáceo, qual a possível causa da morte?
VIOLÁCEO – indica possível causa de morte por ASFIXIA.
VERMELHO CLARO – indica possível causa de morte por baixas temperaturas (frio).
VERMELHO VIVO – indica possível causa de morte por CIANETO.
CARMIM – indica possível causa de morte por MONÓXIDO DE CARBONO.
Qual a diferença da mancha de Stenon-Louis para a mancha de Sommer-Lacher?
Stenon-Louis: Perda da tensão ocular, olho fica totalmente escuro, opaco.
Sommer-Lacher: Ação da poeira em olho, geralmente em ambiente arejado, olho fica com uma faixa escura, e o restante do olho fica branco.
O que é o sinal de Kossu?
A pessoa morta por um susto tomado na hora de morrer, entra em estado imediato de rigidez, conservando essa posição de susto após a morte. (Espasmo Cadavérico).