Tabagismo, EM e MCCP Flashcards
Qual a diferença entre recaída e lapso?
Recaída é o retorno ao hábito após um período de interrupção, enquanto que lapso é o uso ocasional e isolado da substância durante o período de abstinência dela (é um “deslize”).
Qual a epidemiologia do tabagismo?
FR para 6 das 8 doenças que mais matam no mundo, sendo que aproximadamente 50% dos tabagistas morrem pelo seu uso com precocidade média de 15 anos. É a PRINCIPAL CAUSA DE MORTE EVITÁVEL NO MUNDO!!!
Qual a tendência da epidemiologia no mundo? Quais os grupos que tem havido aumento na prevalência?
Aumento. Mulheres e jovens.
*Brasil: tendência de redução
Qual a principal forma de enfisema pulmonar pelo tabagismo?
Tipo centrolobular (dilatação seletiva da porção central do ácino - regiões de hipoatenuação em localização central e sem paredes definidas).
Qual medida na consulta em relação à abordagem ao tabagismo apresenta resultados positivos?
As abordagens rápidas, repetidas em cada consulta, reforçando os malefícios do tabaco e a importância da cessação de seu uso (melhor do que abordagens intensivas e poucas). O aumento da taxa de sucesso é diretamente proporcional com o aumento da intensidade da abordagem do assunto.
Quais os malefícios do tabagismo?
É um importante FR para DCV, neoplasias, DPOC e DM. É a principal causa de morbimortalidade prevenível.
Quais os benefícios da interrupção do tabagismo?
Aumento da expectativa de vida (< 40 anos apresenta expectativa de vida semelhante a não fumantes), redução do risco de morte por dçs do tabagismo, ca de pulmão e DCV. Melhora da autoestima, hálito, coloração dos dentes, vitalidade da pele, convivência com não tabagistas, danos ao ambiente e desempenho em atividade física.
O que é o tabagismo passivo e quais suas consequências?
São pessoas que são expostas à fumaça do tabaco porém sem fumarem, geralmente por conviverem com fumantes. Está relacionado com doenças respiratórias (rinite, sinusite, otite, asma, DPOC, ca de pulmão), DCV e óbitos precoces.
O que é necessária para a droga ser considerada um psicoativo?
Deve haver evidência de que seu uso seja reforçado pelo próprio efeito da substância.
Quais os principais motivos de um indivíduo fumar?
Estimulação, ritual, prazer, redução da ansiedade e estresse, hábito (fumar em determinadas situações/circunstâncias) e dependência (perda do controle, compulsão, tolerância).
O que é a dependência física?
São as reações e adaptações da funcionalidade do organismo à presença da substância - significa que o corpo se adaptou fisiologicamente ao consumo habitual, surgindo sintomas quando a droga termina ou o uso é diminuído.
Quais as principais adaptações da dependência física?
A tolerância e a sd de abstinência.
O que é a tolerância?
É o aumento gradativo da quantidade necessária da droga a ser consumida para se alcançar os mesmos efeitos.
O que é a sd de abstinência?
Sd pela supressão do efeito da droga, consequente da redução de seus estímulos no SNC e que geralmente desaparecem logo após seu consumo.
Quais os principais sintomas da sd de abstinência da nicotina?
Forte desejo de fumar, inquietação, hiperidrose, alterações do sono, tristeza/depressão, ansiedade, irritabilidade, agressividade, dificuldade de concentração, cefaleia, tontura, constipação..
O que é a compulsão?
É o uso cada vez mais frequente e mais intenso da droga, resultando na perda do controle de seu consumo, ainda que consciente de seus problemas sociais e de saúde.
Qual a tríade da dependência física?
A tolerância, sd de abstinência e a compulsão (esta ocorre pelas outras 2).
O que é a dependência psicológica?
É o surgimento de uma ideação da pessoa que alcançará um estado de equilíbrio e bem-estar com o uso da droga
Comente sobre a dependência comportamental.
É a compulsividade pela droga em determinadas situações a fim de evitar determinados sentimentos ou situações, passando a relacionar certas emoções ao uso da droga, visando a busca do prazer imediato e a fuga de situações que tragam sofrimento. Isso faz com que o fumante busque o cigarro em determinados gatilhos.
Qual a abordagem inicial do paciente tabagista?
Descobrir se ele é ou não fumante (“você fuma?”), conhecer a carga tabágica (“quantos por dia?”, “há quantos anos?”) e se já tentou parar de fumar.
O que deve ser feito antes de toda abordagem terapêutica ao tabagismo?
Avaliar o quão difícil será ele cessar o tabagismo.
Qual estratificação deve ser feita após identificar os tabagistas?
Os que estão dispostos a parar de fumar e os que não o desejam.
Qual a abordagem para os tabagistas que não desejam parar de fumar?
Orientar os malefícios, os tipos de tto possíveis para cessar e a disponibilidade na UBS. Além disso, deve-se monitorizar o hábito periodicamente e avaliar o grau de motivação para a cessação.
*É importante ressaltar que a redução do n° de cigarros não deve ser vista como uma meta, mas sim como uma ponte para a cessação definitiva.
Fluxograma acompanhamento tabagismo.