T2 Flashcards

1
Q

O que é que todas as células microbianas têm em comum?

A

DNA genómico, citoplasma, membrana plasmática e parede celular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais as etapas da transmissão da informação genética?

A

Replicação do DNA, transcrição e tradução.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Descreve a replicação do DNA.

A

DNA de dupla hélice é separado e a DNA polimerase usa uma das cadeias como molde para formar uma nova cadeia complementar a essa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Descreve a transcrição.

A

Reação catalizada pela RNA polimerase onde esta usa uma cadeia de DNA molde para formar mRNA prematuro e onde o uracilo substitui a timina.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Descreve a tradução.

A

Ocorre no ribossoma a formação de uma polipéptideo usando a informação genética do mRNA através de um codão que representa um aminoácido específico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como se dá a transcrição em Bacteria?

A

Fator sigma liga-se ao promotor e sinaliza á RNA polimerase para se ligar. A transcrição só ocorre em unidades pequenas de DNA uma vez que quando a polimerase chega a um terminador, a transcrição para e o mRNA é libertado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Como se dá a transcrição em Archaea?

A

A RNA polimerase reconhece a TATA box no promotor, alguns fatores (TBP e TFB) ligam-se á TATA box e inicia a transcrição.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Como se dá a transcrição em Eukarya?

A

Igual a Archaea no entanto no fim tem haver o processamento do mRNA prematuro. Ocorre a poliadenilação onde são adicionados nucleótidos de adenina á extremidade 3’ para estabilizar o mRNA contra ataques de nucleases. Depois acorre o capping onde é adicionada uma guaninaa metilada na extremidade 5’ e funciona como sinal de reconhecimento para a maquinaria de tradução. E por fim o splicing do mRNA consiste na excisão dos intrões e ligação dos exões adjacentes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Como é que o tRNA reconhece qual aminoácido colocar na cadeia polipéptidica através do mRNA?

A

Cada tRNA possui um anticodão complementar ao codão do mRNA e ligado a ele tem um aminoácido para qual esse anticodão é específico. O aminoácido é ligado ao tRNA pela enzima aminoacil-tRNA sintetase.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Qual a principal diferença entre a tradução procarionte e eucarionte?

A

Uma vez que todos os processos em procariontes acontecem no mesmo compartimento, estes podem acontecer simultaneamente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Qual o primeiro aminoácido a ser colocado na tradução?

A

Em Eukarya e Archaea, é colocada uma metionina não modificada.
Em Bacteria liga-se uma metionina modificada (N-formilmetionina) necessária para o inicio adequado da síntese proteíca.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Como é que a tradução termina?

A

Quando nenhum tRNA reconhece o codão STOP e assim os fatores de libertação (RFs) clivam o tRNA final e libertam o péptido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Quais são as subunidades do ribossomas em procariontes e eucariontes?

A

Procariontes são a 30S e 50S e eucariontes são as 40S e 60S.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Como é constituída a membrana plasmática?

A

Constituída por lípidos (bicamada fosfolipídica com uma região hidrofóbica e outra hidrofílica), proteínas membranares e glicolípidos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Função da membrana plasmática.

A

Dá estrutura, forma, proteção e é lá onde estão presentes alguns complexos para a fosforilação oxidativa aka síntese de ATP.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Como é a membrana nas Bacteria e Eukarya?

A

Componentes hidrofóbicos são acidos gordos e hidrofílicos são o glicerol contendo fosfato e um dos vários outros grupos funcionais ligados a ele. Ácidos gordos e glicerol são ligados por ligações éster. Embora sejam fracas, são reforçadas com hopanoides (semelhantes a esteróis) que se intercalam na membrana dando resistência.

17
Q

Como é a membrana em Archaea?

A

Estruturalmente são semelhantes mas a ligação entre o glicerol e a cadeia lateral hidrofóbica é éter. Não tem hopanoides.

18
Q

Como é constituída a parede celular das bactérias?

A

Possui peptidoglicano que é constituído por resíduos de glucose modificados sucessivos: G (N-acetilglucosamina) e M (ácido acetilmurâmico). Estes resíduos podem se ligar a aminoácidos. A ligação que liga os resíduos é a beta 1,4.

19
Q

Diferenças entre gram-negativas e gram-positivas.

A

A espessura das positivas é maior devido aos aminoácidos que se ligam aos resíduos. Nas negativas é M-DAP-Ala-M e nas positivas é M-Lys-Gly-Ala-M (glicina permite que as cadeias se encaixem melhor logo a espessura é maior).

20
Q

Porque é que a saliva é uma importante linha de defesa contra as infeções bacterianas?

A

Porque possui lisozima que degrada a ligação beta 1,4 da parede celular das bactérias enfraquecendo-a e podendo até levar á lise celular.

21
Q

Qual é a outra camada que as gram-negativas possuem e qual a sua composição?

A

As negativas possuem uma camada de lipopolissacarídeos (LPS) externa ao peptidoglicano que confere resistência especialmente a antibióticos lipofílicos e impede que a lisozima chegue tão rapidamente ao peptidoglicano. LPS possui o lípido A que é uma endotoxina e se muitas gram-negativas lisarem e este lipido entrar e se acumular na nossa corrente sanguínea pode levar a uma resposta inflamatória excessiva.

22
Q

Como é a parede celular das Archaea?

A

Possui pseudomurina que é composta por resíduos G e T (ácido acetiltalosaminurónico) e as ligações são beta 1,3 insensíveis á lisozima. Possuem também uma camada S que consiste em moléculas interligadas de proteínas e glicoproteínas que ajudam a proteger a célula contra flutuações de pH, stress osmótico e bactérias predadoras. Ajuda também a manter a forma e a rigidez e confere melhor adesão ás superfícies.

23
Q

Como é a parede celular dos fungos?

A

Constituída por quitina (polímeros de G com ligações beta 1,4) disposta em feixes microfibrilares para formar uma parede espessa e resistente. Em alguns organismos a parede é completada por outros polissacarídeos como manoproteínas, galactosanos e glucanos.

24
Q

Como é que os antibióticos funcionam?

A

Atuam em diferentes processos das bactérias como síntese de parede celular, replicação do DNA, síntese de proteínas, estrutura da membrana plasmática, entre outros, inibindo-os.

25
Q

Como funcionam os antibióticos beta-lactâmicos?

A

Possuem um anel beta-lactâmico que se liga a enzimas responsáveis pela ligação dos resíduos de peptidoglicano e inibem o local ativo sa enzima logo não há produção de peptidoglicano e a parede fica fragilizada.

26
Q

Como é que as bactérias têm resistência a antibióticos beta-lactâmicos?

A

Bactérias resistentes á penicilina produzem beta-lactamases que inativam o antibiótico hidrolisando uma ligação no anel beta-lactâmico. Outros organismos possuem enzimas que são capazes de modificar o anel e este deixa de funcionar.

27
Q

Quais são os 4 mecanismos de resistência aos antibióticos?

A

Modificação do alvo da droga, inativação enzimática, remoção das células através de bombas de efluxo e bypasses metabólicos.

28
Q

O que é a concentração mínima inibitória de crescimento?

A

Concentração mínima no qual o antibiótico impede o crescimento microbiano.

29
Q

Porque é que os agentes antifúngicos são menos usados?

A

Os fungos possuem vias metabólicas compartilhadas com muitos outros organismos então o agente que normalmente atua nessas vias não pode ser administrado pois pode acabar por inibir as vias do hospedeiro em vez do fungo. Normalmente os antifúngicos são apenas de aplicação cutânea.