T1 Flashcards
Define microrganismo.
Organismo pequeno, macroscópico ou microscópico, maioritariamente unicelular que inclui bactérias, archaea, vírus, fungos e protistas. São uma fonte de antibióticas, podem viver em ambientes extremos e alguns são patogénicos.
Diferenças entre unicelular e multicelular.
Unicelulares são compostos por 1 célula, são de menor tamanho, não tem diferenciação celular nem tecidos, tem capacidade de fixar azoto, reproduzem-se por fissão binária, DNA é circular e disperso no citoplasma.
Multicelulares são compostos por mais do que 1 célula, não tem organização celular, reproduzem-se por mitose e meiose, DNA é linear e organizado no núcleo.
Define alimentação cruzada de metabolitos, de substratos e mútua.
Alimentação cruzada de metabolitos consiste numa bactéria que se alimenta de moléculas completas e liberta metabolitos residuais que são usados por outra bactéria.
Alimentação cruzada de substratos é quando uma bactéria liberta enzimas para o meio com moléculas complexas que as degrada e as moléculas simples são usadas por ambas as bactérias.
Alimentação cruzada mútua consiste em 2 bactérias que se alimentam de moléculas complexas e também dos metabolitos que a outra produz.
O que é um biofilme e quais as suas consequências?
Camada de microrganismos que podem colonizar uma superfície e criar uma camada de polissacarídeos que os protegem, permitem que eles se adiram melhor á superfície e impede que eles sejam eliminados pelos métodos convencionais de controlo microbiano. São uma grande ameaça porque são resistentes á maior parte dos métodos usados para o controlo do crescimento microbiano.
Porque é que os microrganismos são importantes e porque que é que é importante conhecer a sua morfologia e o seu metabolismo?
Algumas bactérias participam nos ciclos da natureza (azoto e carbono).
São explorados na preparação de bebidas e comida como as leveduras para o fabrico de bebidas alcoólicas e as bactérias láticas para o iogurte.
Algumas estão presentes no nosso trato gastrointestinal (microbioma) favorecendo a digestão ao ajudar na absorção de nutrientes e com funções de defesa (barreira contra agentes patogénicos e toxinas).
Também são usados na indústria para criar biofuel (bioetanol).
Porque é que é difícil representar a evolução dos microrganismos?
Eles não deixam fósseis então é difícil qualificá-los já que os seus traços morfológicos e fisiológicos fornecem poucas pistas para a sua história evolutiva.
Como podemos inferir as relações evolutivas através do RNA ribossomal?
Analisamos a sequência de RNA ribossomal e verificamos as diferenças. Quanto mais afastados estiverem os organismos mais diferenças no RNA ribossomal vão ter.
Enumera os cientistas que tentaram descrever a história evolutiva de todas os organismos.
Haeckel em 1866 agrupou os organismos unicelulares no grupo Monera.
Whittaker em 1969 sugeriu 5 reinos onde os fungos eram uma linhagem distinta.
Woese nos anos 70 percebeu que as moléculas da sequência de RNA ribossomal e os genes que as codificam podiam ser usados para inferir relações evolutivas entre organismos porque: 1 - estam presentes em todas as células, 2 - tem funções constantes, 3 - são altamente conservadas e 4 - tem um comprimento adequado.
Descreve Bacteria.
Organismos procarióticos pequenos, filos com grande diversidade de espécies e enorme diversidade fisiológica (respiração, fermetação, fototrofia e metabolismos quimiolitotróficos)
Características de Alphaproteobacteria.
Maioria das espécies são aeróbios obrigatórios ou facultativos e muitos são oligotróficos, ou seja, crescem preferencialmente em ambientes com baixa concentração de nutrientes.
Características de Gammaproteobacteria.
Inclui patogénicos humanos (Escherichia) e podem ter metabolismos respiratórios ou fermentativos
Características de Actinobacteria.
Produtores de antibióticos (maioritariamente Streptomyces).
Características de Firmicutes.
Bactérias láticas (convertem a lactose em ácido lático que coagula o leite dando origem aos iogurtes).
Descreve Archaea.
Organismos procarióticos, 5 filos bem descritos, associadas a ambientes extremos, não possuem peptidoglicano na parede celular e a estrutura da RNA polimerase é muito parecida á da Eukarya.
Descreve Eukarya.
Organismos eucarióticos, formados por endossimbiose com bactérias (formaram organelos).