T1 e T2 (Coração) Flashcards
cavidade esplânica contém 3 aparelhos
respiratório, digestivo e urogenital
Descrição geral do coração
Coração é a parte central que bombeia o sangue. A função das artérias é transportar o sangue para fora do coração e as veias transportam-no para dentro do coração. O ventículo direito (-R) é semilunar e o ventrículo esquerdo (-L) é circular. O sangue passa do átrio para o ventrículo/cavidade inferior, por gravidade. Quando a pressão do ventrículo aumenta, o sangue sai.
parede ventricular tem 3 planos
A parede ventricular tem 3 planos: Epicárdio (lâmina distal), Miocárdio (mais espessa e mais desenvolvida) e Endocárdio (camada interna).
O coração bombeia mais sangue para a parte pulmonar ou sistémica
R: Apesar de haver mais sangue na parte sistémica, como é um circuito fechado, o sangue a ser bombeado é exatamente o mesmo. A renovação do sangue e a quantidade de sangue que é enviado depende da quantidade q os pulmões conseguem receber
Forma e orientação do coração
forma cónica achatada lateralmente e localiza-se obliquamente = eixo mais longo é oblíquo(em carnívoros e suínos) ou verticalmente (ruminantes e equinos) na cavidade torácica, dentro do saco pericárdico, com a sua base orientada dorsocranialmente e o seu vértice ventrocaudalmente. A base do coração está ao nível do plano médio da 1ª costela.
Existe um achatamento lateral do tórax e coração nos quadrúpedes como os ruminantes, equinos, suínos e carnívoros, ao contrário dos humanos.
peso do coração
É o órgão mais volumoso que se encontra no mediastino médio ventral, com seu peso correspondente a 0.7% do peso corporal (varia consoante o animal é de corrida ou mais sedentário. Quanto mais exercício o animal fizer, maior a percentagem do peso corporal).
Divisões do coração
o coração é dividido por um septo interventricular numa porção direita e esquerda, cada uma parcialmente dividida numa cavidade recetora de sangue, átrio, e impulsora, ventrículo.
Esta divisão interna está indicada na superfície do coração pela presença de sulcos.
Sangue que cada metade recebe
A metade esquerda recebe sangue oxigenado-arterial- proveniente dos pulmões pelas veias pulmonares e bombeia-o para o circulação corporal através da aorta, enquanto a metade direita recebe sangue venoso de todo o organismo pelas veias cavas e o bombeia para os pulmões através do tronco pulmonar. (lado direito: sangue venoso / lado esquerdo: sangue arterial)
Revestimento interno do coração
Toda a superfície interna do coração é revestida por uma membrana fina e brilhante, o endocárdio, que é contínuo com a túnica íntima dos vasos que entram e saem dele.
Faces do coração
A sua face auricular (esquerda) é onde se encontram as extremidades das auriculas enquanto sua face atrial (direita) é onde se encontram os átrios.
As faces auricular e atrial do coração são separadas pelos bordos ventriculares cranial e caudal.
Superfície Cardíaca
A base do coração é o ponto de entrada e saída dos grandes vasos arteriais e venosos, enquanto o vértice é uma acumulação de fibras miocárdicas na ponta do ventrículo esquerdo.
Sulcos
O sulco coronário separa as aurículas (forma de orelha e é mais musculada que o átrio porque se vai contrair) dos ventrículos e rodeia todo o coração exceto a sua porção cranial, onde se encontra o cone arterial (base do tronco pulmonar).
Os sulcos interventriculares separam os ventrículos direito do esquerdo, sendo o sulco que atravessa a face esquerda (face auricular) designado por sulco interventricular paraconal (encontra-se próximo do cone arterial, extendendo-se até a incisura apical), e o sulco que atravessa a face direita (face atrial) designado por sulco interventricular subsinuoso (encontra-se sob o seio das veias cavas).
Pericárdio
O coração encontra-se no interior do pericárdio (género saco), que é composto por 3 partes: pleura do pericárdio (camada mais externa, faz parte da pleura e ajuda a formar o saco que é o pericárdio), pericárdio fibroso e pericárdio seroso. Há ainda líquido pericárdico e cavidade pericárdica.
Pericárdio fibroso
a camada do meio (mais densa e maior), está ligada ao esterno e ao diafragma através do lig. esternopericárdico (ruminantes e equinos) e lig. frenicopericárdico (carnívoros e suínos). Ligamento esternopericárdico encontra-se ventralmente ao pericárdio fibroso. Está também ligado aos grandes vasos
Pericárdio seroso
internamente delimita o pericárdio e tem uma lâmina parietal intimamente aderida à face profunda do pericárdio fibroso, e uma lâmina visceral (epicárdio) intimamente aderida ao coração. A lâmina visceral está ligada ao músculo, o miocárdio (epicárdio). As duas lâminas são separadas pela cavidade pericárdica preenchida por líquido seroso (cor translúcida) que favorece o deslizamento (diminui o atrito) de ambas as lâminas durante as contrações, e ao nível da base do coração as lâminas serosa e visceral são contínuas seguindo uma linha conhecida por linha de reflexão do pericárdio.
Seio transverso do pericárdio
a nível da base do coração o líquido seroso do lado esquerdo comunica com o do lado direito através do seio transverso do pericárdio. Separa artérias das veias. Separa pedúnculo arterial do pedúnculo venoso. Como o coração nunca para de bater, o líquido pericárdico impede a fricção e o aquecimento, lubrificando-o.
Circulação coronária
por imagem circulação
Anatomia comparada: Equinos:
- A veia ázigos direita desemboca no átrio direito;
- A gordura nos sulcos interventriculares paraconal e subsinuoso e sulco coronário é amarela;
- O ramo interventricular subsinuoso é emitido pela artéria coronária direita.
- A transição entre a v. cardíaca maior e o seio coronário é marcada pela v. oblíqua do átrio esquerdo;
- A v. cardíaca média desemboca diretamente no átrio direito;
- Ambas as aa. subclávias saem do tronco braquiocefálico;
- Têm tronco bicarotídeo.
Anatomia comparada:
Ruminantes:
- A veia ázigos esquerda desemboca no seio coronário e marca a transição entre a v. cardíaca maior e o seio coronário;
- Os trígonos ossificam para dar origem aos ossos cardíacos;
- O ramo interventricular subsinuoso é emitido pela artéria coronária esquerda
- Ambas as aa. subclávias são emitidas pelo tronco braquiocefálico;
- Têm tronco bicarotídeo. Nos bovinos predomina o sangue e irrigação do lado esquerdo. De resto, as espécies são perfeitamente bilaterais.
Anatomia comparada:
Suínos:
- A v. ázigos esquerda desemboca no seio coronário e marca a transição entre a v. cardíaca maior e o seio coronário;
- O ramo interventricular subsinuoso é emitido pela artéria coronária direita;
- A a. subclávia esquerda é emitida pelo arco aórtico;
- Têm tronco bicarotídeo.
Anatomia comparada:
Carnívoros:
- A veia ázigos direita desemboca na veia cava cranial;
- O ramo interventricular subsinuoso é emitido pela artéria coronária esquerda;
- A transição entre a v. cardíaca maior e o seio coronário é marcado pela v. oblíqua do átrio esquerdo;
- A a. subclávia esquerda é emitida pelo arco aórtico;
- Não têm tronco bicarotídeo.
Lado esquerdo:
- Extremidade das aurículas, especialmente a esquerda;
- Ventrículo direito mais cranial de onde sai o tronco pulmonar que interrompe o sulco coronário;
- Sulco interventricular paraconal que separa ambos os ventrículos.
Lado direito:
- Sulco interventricular subsinuoso e atrio direito à direita;
- Circulação sistémica com a Veia cava cranial, Veia cava caudal e Veia Ázigo.
Trajeto até a porção direita do septo interventricular em equinos e de volta
ventrículo esquerdo » bulbo da aorta » a. coronária direita » ramo interventricular subsinuoso » septo interventricular » v. cardíaca média » átrio direito