Somatotropina (GH) Flashcards
Quais são os efeitos da secreção de GH?
- Crescimento celular, principalmente o crescimento ósseo, pelo aumento do tecido cartilaginoso e aumento da atividade dos osteoblastos.
- Redução do catabolismo proteico
- Hiperglicemia, hiperinsulinemia e aumento da gliconeogênese hepática
- Aumento da lipólise e da beta oxidação de gorduras
Como é controlada a liberação do hormônio do crescimento?
Através dos Hormônios liberador e inibidor do hormônio do crescimento (GHRH/GHIH)
O que são as somatomedinas e quais os seus efeitos sobre o hormônio do crescimento?
As somatomedinas são mensageiros químicos intermediários, produzidos no fígado, que aumentam os efeitos do hormônio do crescimento sobre os tecidos-alvo. O GH, quando secretado, vai para o fígado e é convertido em somatomedinas. Isso ocorre pelo fato do seu tempo de ação (20h) ser significativamente maior do que o tempo de ação do GH na corrente sanguínea (20 minutos). As somatomedinas também são chamadas de Fatores de Crescimento Semelhantes à Insulina (IGF)
Explique a ação do GH sobre o metabolismo das proteínas
O GH facilita a síntese proteica, pois aumenta o transporte de AA através da membrana, aumenta a síntese proteica pelos ribossomos e a transcrição do DNA no núcleo para formar RNA, além de reduzir o catabolismo proteico por conta da menor utilização das proteínas como fonte de energia.
Explique a ação do GH sobre o metabolismo da glicose.
O GH aumenta a gliconeogênese hepática, ao mesmo tempo em que causa resistência periférica a insulina, diminuindo a captação de glicose pelos tecidos periféricos (como o tecido esquelético e o tecido adiposo), o que faz com que haja grande quantidade de glicose no sangue. Isso ocorre para que a glicose seja utilizada preferencialmente pelo tecido nervoso e muscular.
Explique a ação do GH sobre o metabolismo das gorduras
O GH promove a liberação de ácidos graxos do tecido adiposo para a corrente sanguínea, aumentando sua utilização como fonte de energia. A capacidade do GH de promover a utilização das gorduras leva ao aumento da massa magra corporal, por conta do menor uso das proteínas como fonte de energia e, também, facilita a hiperglicemia, por conta do menor uso dos carboidratos como fonte de energia.
Quais fatores estimulam a secreção de GH?
Em geral, fatores relacionados ao estado nutricional do indivíduo ou ao estresse.
São eles: Jejum prolongado, hipoglicemia, baixa concentração de AG no sangue, exercício físico, excitação, estresse ou traumas e a liberação de grelina.
O GH também aumenta nas primeiras 2h de sono profundo
“Sob condições graves de desnutrição proteica, a ingestão isolada de quantidades adequadas de calorias não é capaz de corrigir o excesso de produção de GH, em casos como a síndrome de kwashiorkor.” Por que essa afirmativa é falsa?
Porque, para que a concentração do GH retorne ao normal é necessário adição de quantidades adequadas de proteína. Se o aumento calórico vier de quantidades maiores de carboidratos, por exemplo, o efeito de redução do hormônio não acontecerá.
Porque os carboidratos são importantes para a ação do GH?
O GH não induz o crescimento se carboidratos forem excluídos da dieta, tanto por conta da necessidade de carboidratos e insulina para geração de energia para o metabolismo do crescimento, como por conta da capacidade da insulina de transportar alguns aminoácidos para as células.