Aldosterona Flashcards
De onde é secretada a aldosterona?
Da zona glomerulosa do córtex suprarrenal das glândulas adernais
Qual a principal função da aldosterona?
Reabsorção renal de sódio e excreção de potássio
Quais efeitos secundários da secreção de aldosterona?
Aumento do volume sanguíneo, aumentando a pressão arterial
Explique porque a secreção de aldosterona aumenta o volume sanguíneo
Pelo fato de diminuir a excreção de sódio pela urina, o que faz com que sua concentração aumente, aumentando consequentemente o volume de água no sangue.
Qual a finalidade do complexo renina-angiotensina?
Regular a pressão arterial quando abaixo do normal
Explique o mecanismo do complexo RA
Quando a pressão sanguínea cai, o rim libera renina na corrente sanguínea. A renina estimula o fígado a liberar angiotensinogênio na corrente sanguínea, que quando entra em contato com a renina se converte em angiotensina 1. A angiotensina 1 vai para o pulmão e é convertida em angiotensina 2. A angiotensina 2 estimula a glândula suprarrenal a produzir aldosterona, que ajuda na retenção de água, aumentando p volume sanguíneo e a pressão arterial.
Quais fatores estimulam a liberação de aldosterona?
Aumento de angiotensina 2 no sangue, causada pela queda de pressão; aumento de potássio no sangue. Há ainda a secreção de ACTH quando em situações de estresse, mas exerce pouca influência sobre a quantidade de aldosterona secretada
Qual a influência do exercício físico na liberação de aldosterona?
Pouca, pois a resposta celular à maior produção de aldosterona é lenta, levando cerca de 45min para que se observe seus efeitos. Por isso, seus principais efeitos ocorrem durante a recuperação do exercício.
Quais consequências da secreção excessiva de aldosterona?
Hipocalemia (redução intensa da concentração de potássio no sangue), que pode causar fraqueza muscular grave por conta da alteração na transmissão dos potenciais de ação pelo SNC
Quais consequências da deficiência de aldosterona?
Hipercalemia (elevação anormal da concentração de potássio), excreção de sódio e cloreto e redução drástica do volume sanguíneo. Haverá grave toxicidade cardíaca pelo excesso de potássio no sangue, com diminuição da força de contração e desenvolvimento de arritmia. Concentrações cada vez maiores podem levar a insuficiência cardíaca e óbito.