Sociologia Brasileira Flashcards
Quais são as duas questões fundamentais que a sociologia tentou responder ?
- Como é possível definir o brasileiro em termos de identidade? (Quem é o brasileiro ?)
- Por que o Brasil não se desenvolveu tanto quanto outras áreas coloniais (comparações entre os EUA e o Brasil).
Quais foram as duas vertentes que forma dominantes no pensamento sociológico brasileiro do século XIX ?
- Darwinismo social
- Positivismo
Como o Darwinismo social influenciou a sociologia brasileira só século XIX ?
No Brasil, a Teoria Racial da História explicava que o brasileiro era resultado de uma miscigenação de raças (brancos, pretos e pardos), o que deteriorou os elementos positivos da raça branca e impediu o desenvolvimento do país.
Qual seria a solução para o desenvolvimento do Brasil de acordo com o darwinismo social na sociologia brasileira do século XIX ?
A solução para desenvolver o Brasil seria o branqueamento da população.
Qual sociólogo brasileiro da segunda geração (1930-1980) escreveu o livro “Casa Grande e Senzala” e o que tal sociólogo apresenta nesse livro ?
Gilberto Freyre escreveu o livro “Casa Grande e Senzala” e em tal obra o autor analisa a relação entre brancos (Casa Grande) e negros (Senzala), chegando à conclusão que a miscigenação no Brasil foi positiva, resultando em uma grande diversidade cultural no país.
O que é a “democracia racial” de Gilberto Freyre ?
Na óptica desse sociólogo, o racismo no Brasil era mais “leve” e possuía menos segregação do que em outras regiões do mundo, como por exemplo quando comparado com o racismo dos EUA. Desta forma, o autor conclui que em um futuro seria possível alcançar uma democracia de raças, na qual todas as raças possuem o mesmo peso.
Por que na visão Gilberto Freyre havia uma menor segregação racial no Brasil ?
Na visão do sociólogo, houve maior interação de raças no Brasil, pois o português (colonizador) era dotado de “plasticidade cultural”, ou seja, era mais permissivo e aceitava melhor a cultura do outro.
Qual sociólogo brasileiro da segunda geração (1930-1980) escreveu a obra “Raízes do Brasil” e sobre o que tal obra falava ?
Sérgio Buarque de Holanda escreveu o livro “Raízes do Brasil” e em tal obra tenta compreender o Brasil atual e seus frutos a partir do passado colonial brasileiro. Desta forma, o autor chega à conclusão de que a colonização do país se deu de forma improvisada pelo portugueses (espírito aventureiro) e a família se consolidou como a principal instituição social, responsável por moldar as relações sociais no Brasil e refletir o caráter patriarcal e clientelista da sociedade brasileira.
Sérgio Buarque de Holanda se inspirou no idealismo de Max Weber na formulação de seu pensamento social e assim criou um “tipo” ideal do brasileiro, o homem cordial. Explique as principais características do homem cordial.
- Estende afetividade em relações que não deveriam ser afetivas (trabalho, empresas, política…)
- Afetividade que oscila entre amor e ódio
- Aversão à burocracia (divisão de cargos)
- Falta de interesse e respeito pela lei e pela ordem
No que consiste o patrimonialismo de Sérgio Buarque de Holanda.
Para Sérgio Buarque de Holanda, o patrimonialismo é a origem da corrupção de Estado, pois o patrimônio público é tomado para fins pessoais.
Quais são os três principais sociólogos brasileiros da segunda geração (1930-1980) que estudamos ?
- Gilberto Freyre
- Sérgio Buarque de Holanda
- Florestan Fernandes
“Defendeu o racismo como um crime inafiançável na constituição de 1988”. A qual sociólogo brasileiro o comentário anterior se refere ?
Florestan Fernandes.
Qual sociólogo brasileiro da segunda geração classificou o racismo no país como “racismo cordial”.
Florestan Fernandes propôs que o racismo no Brasil é visto de forma mais disfarçada e escamoteada, criando assim o termo “racismo cordial”.
Qual a ordem, em relação ao valor simbólico dos indivíduos na sociedade, segundo Djamila Ribeiro ?
1) Homem Branco
2) Mulher Branca
3) Homem negro
4) Mulher negra
Djamila Ribeiro trabalha a questão social no Brasil de acordo com o conceito de interseccionalidade. Explique tal conceito.
Em sua análise, Djamila Ribeiro utiliza o conceito de interseccionalidade entre raça, etnia, classe e gênero na análise da opressão, desta forma, alguns indivíduos, como a própria mulher negra e pobre, sofre a influência de todos esse fatores na sociedade.