Hegel, Marx e Engels Flashcards
Hegel por ser um idealista valoriza a emoção como o único critério de validação da realidade ?
Falso, por ser um idealista, Hegel valorizava a razão e a mente como os únicos critérios capazes de validarem a realidade.
“Tudo que é racional é real”, explique tal frase de Hegel.
Para Hegel, algo só é real quando conseguimos formular conceitos mentais sobre isso.
Explique o esquema abaixo que explora o pensamento de Hegel acerca do tempo e das ideias.
Para Hegel, no momento final, o indivíduo compreende que todas as etapas foram necessárias para a síntese, desta forma, a contradição é característica fundamental para a síntese do indivíduo.
Karl Marx em sua tese sobre o burguês e o proletariado se baseou em qual filósofo alemão ?
Karl Marx se baseou na ideia de contradição no processo de síntese proposto por Georg Hegel. Desta forma, Marx afirma que há uma contradição na relação entre burguês e proletariado, pois percebe que o primeiro depende completamente do segundo, semelhante a relação entre um escravo e seu senhor, pois esse último depende da mão de obra do escravo, ou seja, o senhor depende mais do escravo do que o escravo do senhor.
Para Hegel, existem três estágios de consciência, consciência simples, consciência infeliz e consciência absoluta. Explique cada uma delas.
- Consciência simples: o indivíduo se conscientiza de si mesmo, das suas relações e do mundo.
- Consciência infeliz: o indivíduo descobre que não há sentido nas coisas em si, nós que atribuímos sentidos às coisas.
- Consciência absoluta: o indivíduo decide agir a partir do seu próprio sentido e dominar o mundo, moldando a existência a partir de si mesmo.
No que difere a dialética platônica e a dialética hegeliana ?
Na dialética platônica é necessário que haja uma ideia A e uma ideia contrária B, para assim se complementarem ao mesmo tempo que se opõem e assim constituírem o conhecimento. Já na dialética hegeliana, não é necessário que haja uma ideia contrária B, mas já na própria ideia A reside a sua própria contradição, que permite a conscientização do indivíduo.
Para Marx, qual a principal contradição da história humana ?
A luta de classes, pois para ele, ao mesmo tempo que há uma relação de exploração entre o detentor dos meios de produção e o trabalhador, também há uma relação de dependência, sendo que o primeiro depende deste último para ter a sua produção, semelhante a um senhor feudal e seus servos, um senhor de escravos e seus escravos.
Qual a crítica que Marx tece a Hegel por meio do Materialismo Histórico ?
Marx critica o pensamento idealista de Hegel, pois para ele não somos o que imaginamos, somos resultado das nossas condições materiais, ou seja, Marx analisa o indivíduo a partir das relações de trabalho e das condições de sobrevivência.
Na Dialética de Marx, quais são as contradições exploradas ?
Marx por meio de sua Dialética explora as contradições dentro da luta de classes.
Quais são as três estratégias ideológicas de manipulação segundo Marx
- Pacificação
- Naturalização
- Generalização
Relacione as colunas da direita com as colunas da esquerda.
Qual a relação estabelecida entre a infraestrutura e a superestrutura segundo Marx ?
Para Marx a classe que domina a infraestrutura , ou seja, a economia e os meios de produção, determina e controla a superestrutura (religião, política, leis, educação, modas, ideias, direitos, sociedade,etc…).
Obs: devemos ter uma visão da infraestrutura como a base de um edificação e a superestrutura como os andares dessa edificação.
Para Marx, em qual momento deve ser realizada a revolução do proletariado ?
Para Marx, a revolução do proletariado deve ocorrer no momento de auge da contradição capitalista.
Qual a diferença e a semelhança entre socialistas a anarquistas ?
Embora ambos os lados desejem uma sociedade sem classes sociais, os socialistas defendem a transição do capitalismo para o comunismo por meio da etapa intermediária do socialismo, de modo que em tal etapa a existência do Estado é fundamental para a edução e convivência entre ex burgueses e ex proletariados. Já para os anarquistas essa etapa é perigosa e pode gerar problemas e revoltas, desta forma o socialismo é descartado e a ausência do Estado deve ser priorizada.