SNA Flashcards
O que distingue o SNS do SNP ao nível do neurotransmissor?
O neurónio pré-ganglionar é colinérgico e liberta Ach quer no parassimpático que no simpático. O que distingue o parassimpático do simpático é o neurotransmissor do neurónio pós-ganglionar: no SNS é noradrenérgico e no SNP é colinérgico
O que podemos encontrar no gânglio?
Para além da transmissão colinérgica (mediada por recetores nicotínicos) há um conjunto de outros mediadores (neuropéptidos, catecolaminas, eventualmente noradrenalina também, dopamina, etc), alguns mesmos inibidores da transmissão colinérgica (modeladores desta sinalização)
Qual a Importância da Suprarrenal na Farmacologia do SNA?
Quando se interfere com o sistema nervoso colinérgico vai-se afetar a produção de noradrenalina e portanto atuar sobre a Suprarrenal.
Qual a Importância da Suprarrenal na Farmacologia do SNA?
Quando se interfere com o sistema nervoso colinérgico vai-se afetar a produção de noradrenalina e portanto atuar sobre a Suprarrenal.
Qual a Particularidade da Inervação dos Vasos Sanguíneos Renais?
A Inervação dos Vasos Renais é noradrenérgica, mas tem também um componente dopaminérgico com função de modulação. A Dopamina atua em recetores que estão a controlar libertação de noradrenalina e nos vasos há também recetores que vão controlar a contração vascular e portanto controlar a absorção ao nível do rim.
Associe os Recetores nicotínicos, alfa, beta e muscarínicos aos neurotransmissores ACh e NA
ACh- Nicotínicos (ionotrópicos, no gânglio, também presentes no músculo esquelético) e Muscarínicos (metabotrópicos, no órgão efetor)
NA- recetores alfa e beta na junção neuroefetora.
Descreva a Interação entre terminais ACh e NA ao nível das junções neuroefetoras
Há colaterais dos axónios dos neurónios pós-ganglionares colinérgicos para a terminação nervosa noradrenérgica e vice-versa. Estes colaterais vão inibir o outro neurónio para controlar e tentar manter o equilíbrio (retroalimentação negativo). Assim, a nível local, quando ativamos o parassimpático inibimos a libertação de noradrenalina. A nível reflexo, posteriormente, se se ativar muito um sistema o outro vai entrar em ação para compensar, mas este é um processo mais lento.
O que acontece quando se aplica ACh a um animal de experiência?
Verifica-se que a ACh causa uma hipotensão marcada.
Sendo que não há tónus parassimpático nos vasos, como é que a ACh provoca uma diminuição da TA?
Por causa no NO: no endotélio há recetores muscarínicos que estão acoplados à proteína GK levando a um aumento de Ca2+ intracelular que permite a ativação da calmodulina que ativa a NO sintetase - aumento da concentração de NO que atua no músculo liso para aumentar a produção de GMP cíclico e induzir relaxamento.
Por outro lado os recetores colinérgicos na terminação nervosa noradrenérgica vão inibir a libertação de noradrenalina, aumentando este efeito.
Qual a prova farmacológica de que a ACh é mediada por recetores muscarínicos?
Quando se injeta antropina (antagonista dos recetores muscarínicos) antes de ACh a ação vasodilatadora da ACh vai ser bloqueada
Se administrar antropina seguida de ACh não se observará um efeito vasodilatador, no entanto, se for reforçada a dose de ACh vamos obter um aumento da PA, porquê?
Graças aos recetores nicotínicos - nos gânglios, há estimulação ganglionar que vai afetar o SNS (não afeta o SNP pois os recetores muscarínicos estão antagonizados). Por outro lado verifica-se uma segunda ação, também neste sentido, já que também encontramos recetores nicotínicos na suprarrenal havendo assim libertação de noradrenalina que vai resultar neste 2º efeito .
Quais os alvos importantes ao nível farmacológico para se controlar a ativação sináptica?
Os Recetores Pré e Pós-Sinápticos e intermediários do
Descreva a Inativação da ACh e como este mecanismo pode ser aproveitado para mecanismos farmacológicos
É enzimática na Fenda Sináptica - acetilcolinesterase originando colina e acetato. Se esta enzima for inibida (farmacologicamente) vai haver uma presença mais duradoura de ACh na sinapse, tendo esta maior probabilidade de interagir com os seus recetores e veicular informação para a célula onde vai atuar.
Distinga os Heterorrecetores dos Autorrecetores
Também alvos de recetores colinérgicos, podem ser diferentes dos recetores que recebem informação do neurotransmissor da terminação nervosa:
Heterorrecetores - recetores diferentes do daquele que é libertado na transmissão nervosa
Autorrecetores - recebem informação da mesma família.
Indique a função do Vesamicol
Fármaco com pouco interesse clínico mas que atua na inibição do armazenamento de ACh e com o tempo causa uma seleção da capacidade da terminação nervosa poder libertar ACh.