sistema urinário Flashcards
função
- depurar o sangue de produtos nitrogenados;
- balancear a concentração de líquidos e eletrólitos do corpo;
- recuperar por meio da reabsorção pequenas moléculas, íons e água;
- regular a pressão arterial;
- produzir eritropoetina;
- ativar precursores da vitamina D envolvidos no metabolismo do cálcio
rim
possui uma cápsula externa e frouxamente aderida, composta de tecido conjuntivo denso não modelado (proteção) e rico em colágeno externo com fibroblastos e fibras elástica, além de uma camada interna composta principalmente de células mioepiteliais (função semelhante a muscular, percebe qnd tem aumento ou diminuição de sódio).
- é subdividido em um córtex externo e uma medula interna
córtex renal
composto por corpúsculos renais, juntamente com os túbulos contorcidos e retos do néfron, túbulos conectores, ductos coletores e um extenso suprimento vascular
medula renal
caracteriza-se por túbulos retos, ductos coletores e uma rede especial de capilares, os vasos retos. tem a parte externa da medula que é dividida em uma faixa externa (ductos e tubos com células epiteliais cúbicas) e uma interna, e a medula interna.
componentes dos néfrons
corpúsculo renal, incluindo o glomérulo e a cápsula de Bowman - túbulo contorcido proximal - túbulo reto proximal - ramo delgado descendente ramo delgado ascendente - ramo ascendente espesso (túbulo reto distal) - mácula densa (final do ramo ascendente espesso) - túbulo contorcido distal - túbulo conector (arqueado do néfron justaglomerular) - ducto coletor cortical - ducto coletor medular externo - ducto coletor medular interno.
quando os néfrons começam a perder funcionalidade?
quando atinge a meia vida (após os 40 anos), perde cerca de 1% a cada ano
se um paciente tiver uma lesão nos néfrons, eles podem ser regenerados?
não. vai precisar de mais água para manter sua força motriz e, embora não tenha regeneração, o paciente não chega em um quadro de insuficiência renal devido o mecanismo de compensação, as células restantes vão trabalhar mais.
componentes dos glomérulos
possui 3 componentes celulares:
- podócitos que se projetam para dentro do espaço urinário, está na camada visceral da cápsula de Bowman;
- células endoteliais fenestradas que revestem os capilares glomerulares para permitir passagem;
- células mesangiais que servem de suporte mecânico para a filtração e está próxima ao glomérulo, na entrada da cápsula, embebidas na matriz mesangial.
podócitos
atuam diretamente no processo de filtração. são células especializadas pós mitóticas derivadas de mesênquima, possui processos primários longos (prolongamentos) que surgem do corpo celular, ramificam-se e dão origem a terminações múltiplas - processos podocitários (secundários) ou pedicelos que rodeiam e se prendem à superfície do capilar glomerular impedindo que substâncias muito grandes passem para a região dos túbulos.
papel dos podócitos no crescimento endotelial glomerular
eles produzem esse fator de crescimento para estimular o desenvolvimento do endotélio e a manutenção de suas fenestrações (p continuar com o papel de filtração caso haja alguma lesão).
barreira de filtração
podócitos + células endoteliais fenestradas formam a lâmina basal, seu conjunto origina a membrana basal glomerular MBG (colágeno tipo IV com cadeias a3, a4 e a5; laminina; fibronectina; proteoglicanos) que é um membro da barreira de filtração glomerular. o endotélio é permeável a água, ureia, glicose e pequenas proteínas.
corpúsculo renal
a camada visceral é revestida por células epiteliais, os podócitos, sustentados por uma lâmina basal. a camada parietal consiste em um epitélio simples pavimentoso contínuo ao epitélio simples cúbico do túbulo contorcido proximal.
pq a lâmina basal possui 3 camadas?
porque as substâncias precisam passar por cada uma até chegar nos podócitos, que é o padrão ouro do sistema de filtração, então é preciso garantir que algo bloquei antes deles
camadas da lâmina basal
camada densa média (lâmina densa) - colágeno IV; camada menos elétron densas (lâminas raras) - laminina. fibronectina e proteoglicanos agrina; em alguns lugares é falado da lâmina rara interna que fica entre as células endoteliais do capilar e a lâmina densa; lâmina rara externa - entre a lâmina densa e a camada visceral da cápsula de Bowman.
síndrome de Alport
mutações na cadeia alfa 3 e 4 do colágeno tipo IV, ele não faz a interação da forma que deveria e ele fica mais frouxo. essa síndrome vai ser caracterizada por uma tríada sintomática:
- nefropatia, o dano no sistema nefrótico vai estar diretamente associado com a perda parcial de sangue na urina (hematúria microscópica);
- alterações na capacidade auditiva (hipoacusia);
- alterações oculares.