Sistema sensorial Visão parte 2 Flashcards
O bulbo ocular apresenta três túnicas, quais são elas?
- Túnica fibrosa, é a mais externa;
- Túnica vascular, é a túnica média;
Túnica interna, a retina, onde se localizam os fotorreceptores
A túnica fibrosa compreende a esclera e a córnea. É o esqueleto fibroso que garante a forma e a resistência do bulbo do olho. Defina a córnea.
A córnea é a parte anterior da túnica fibrosa do bulbo ocular. É um meio dióptrico, isto é, tem função de refração para os raios luminosos.
A superfície externa da córnea está coberta com uma fina camada de epitelial chamada epitélio anterior da córnea, uma continuação da túnica conjuntiva da esclera.
A túnica fibrosa compreende a esclera e a córnea. É o esqueleto fibroso que garante a forma e a resistência do bulbo do olho. Defina a Esclera.
obs:como é nutrida a córne a e a esclera e como é a inervação da córnea?
o que é o limbo da córnea?
A esclera é a camada posterior da túnica fibrosa, serve como meio de proteção e inserção de tendões da musculatura extrínseca do olho ( músculos motores). Tem uma coloração esbranquiçada, “ o branco do olho”.
A esclera é uma região relativamente avascular, a córnea é avascular. A córnea é nutrida pelo humor aquoso e liquido lacrimal. A córnea é sensível ao toque e sua inervação é pelo nervo oftálmico, ramo do trigêmeo.
O limbo da córnea corresponde à junção corneoescleral.
Túnica Vascular: Compreende a túnica média e contém inúmeros vasos, constituída pelas partes: corióide, corpo ciliar e íris. O que são a corióide e o corpo ciliar
obs:onde a lente está presa?
A corióide é a camada posterior da túnica média e forra a esclera.
O corpo ciliar é um espessamento da túnica vascular e une a corióde com a íris. Apresenta uma série de elevações em sua superfície interna, os processos ciliares, nos quais se prendem as fibras do ligamento suspensor da lente. A lente está portanto presa ao corpo ciliar.
O componente mais importante do corpo ciliar é o músculo ciliar. O que a contração desse músculo permite?
. A contração do músculo ciliar permite o foco para objetos mais próximos, já que empurra o corpo ciliar anteriormente e diminui a tensão do ligamento suspensor da lente. Essas propriedades aumentam o poder de refração ( mecanismo de acomodação) .
O que compo~e a íris e quais as suas funções?
Constituída de fibras de músculo liso.
A Íris é a porção colorida do olho, tem uma abertura chamada pupila
Controla a dilatação da pupila (M. esfinceter da pupila, Músculo dilatador da pupila)
Na luz intensa a pupila se contrai (SNAP);miose pupilar
Na luz baixa a pupila dilata(SNAS); midriase
Como é a inervação dos músculos esfíncter da pupila e músculo dilatador da pupila e quais suas funções?
Na túnica interna do olho, há a RETINA, o que ela apresenta?
Apresenta fotorreceptores na porção do olho conhecida como fundo do olho; esses fotorreceptores são os cones e bastonetes;
No fundo do olho distinguem-se a mácula, fóvea e o disco do nervo óptico. Explique o que são cada um desses componentes.
O disco do nervo óptico que corresponde ao ponto de onde o nervo óptico emerge da retina. É o ponto cego do olho , pois é ausente de fotorreceptores.
A mácula é o ponto de maior acuidade visual, por conter uma grande quantidade de cones e fotorreceptores especiais . A mácula contorna a fóvea central
Os impulsos luminosos são levados ao cérebro pelo nervo óptico.
A fóvea é a depressão na área da mácula
Defina a parte óptica da retina.
imagem direção da luz
•Consiste em uma camada pigmentada (externa), reforça a propriedade da coroide de absorção de luz, ou seja, evita a dispersão da luz no bulbo do olho
O estrato nervoso é sensível à luz.
O que é a parte cega da retina?
•A parte cega da retina é uma continuação anterior do estrato pigmentoso e uma camada de células de sustentação. A parte cega da retina estende-se sobre o corpo ciliar, parte ciliar da retina e a face posterior da íris, parte iridica da retina.
Como é a vascularização da retina?
Vascularização
1 A retina é suprida pela artéria central da retina, ramo da artéria oftálmica, que é ramo da carótida interna.
2 Os cones e bastonetes recebem nutrientes da lamina capilar corioide.
3 O sangue venoso é drenado pela veia central da retina.
1) Nervo sensitivo, visão
2) Nervo óptico – II par de nervos cranianos.
qual a constituição do nervo óptico?
É constituído de um grosso feixe de fibras nervosas que se origina, da retina, emergem próximo ao polo posterior de cada bulbo do olho, penetrando no crânio pelo canal óptico. Cada nervo óptico se une com o do lado oposto, formando o quiasma óptico, onde há cruzamento parcial de suas fibras, as quais continuam no tracto óptico até alcançar o corpo geniculado lateral (tálamo).
TRACTO GENICULO CALCARINO –ÁREAS VISUAIS
A visão é tão importante que cerca de 75% do córtex cerebral está dedicado a análise do que vemos. Explique qual a função do Lobo occipital,lobos temporais e parietais,colículo superior e núcleo supraquiasmatico no papel da visão.
qual a função do GIRUS FUSIFORME?