SISTEMA SENSORIAL VISÃO. Flashcards
O que é o sistema sensorial e o que constitui esse sistema?
•Com a ajuda do sistema sensorial o sistema nervoso é capaz de exercer a sua função de integração e coordenação. Os órgãos sensoriais são responsáveis pela captação de estímulo por serem dotados de receptores sensoriais.
Os órgão sensóriais constituem o sistema sensorial
Quais são os órgão da visão,o que é o bulbo do olho e onde ele está localizado?
1 Compreendem o olho e órgãos acessórios.
2 Olho – bulbo do olho
3 O bulbo do olho está localizado na órbita e funciona como uma máquina fotográfica dotado de um sistema de lentes capazes de convergir os raios luminosos para os fotorreceptores
O que é a órbita e o que ela apresenta?
É uma estrutura acessória do olho, consiste em uma cavidade que aloja o bulbo ocular,estruturas anexas (seus músculos, nervos e vasos) e aparelho lacrimal.
A órbita apresenta uma base, quatro paredes e um ápice.
Uma vez que a órbita apresenta uma base, quatro paredes e um ápice. Pelo que cada parede da órbita é formada?
1)A parede superior é quase horizontal e formada principalmente pela parte orbital do frontal e próximo ao ápice, é formada pela asa menor do esfenóide. Anterolateralmente, a glândula lacrimal ocupa a fossa da glândula lacrimal
2)A parede medial é formada principalmente pelo etmóide, juntamente com contribuições do osso frontal, lacrimal e esfenóide.
3)A parede lateral é formada pelo processo frontal do zigomático e pela asa maior do esfenóide.
4)A parede inferior é formada principalmente pela maxila, e parcialmente pelo zigomático e palatino.
Onde encontra-se o ápice da órbita e pelo que os ossos que formam a órbita são revestidos?
O ápice da órbita encontra-se no canal óptico, na asa menor do esfenóide, imediatamente medial a fissura orbital superior.
Os ossos que formam a órbita são revestidos pela periórbita (periósteo da órbita)
No canal óptico, quais estruturas passam pelo canal óptico? As fissura orbital superior e inferior e forma supra orbital dão passagem pra quais nervos?
O nervo óptico e a artéria oftálmica(ramo da carótida interna) . –> emite um ramo que é a artéria central da retina.
CORREÇÃO: Fissura orbital inferior está entre a asa MAIOR e a maxila.
No que consiste as sobrancelhas, qual a função delas e quais estruturas estão presentes debaixo da pele de cada sobrancelha?
1) Consistem em pequenos pêlos, espessos e posicionados transversalmente sobre os olhos ao longo da crista orbital superior.
2) Oferece um anteparo aos olhos contra o sol, evitam que partículas em queda entrem nos olhos.
3) Debaixo da pele de cada sobrancelha esta a porção orbital do músculo orbicular dos olhos e músculo corrugador do supercilio: a contração desses músculos movimenta a sobrancelha.(abaixam a sobrancelha)
As Pálpebras se desenvolvem como pregas reforçadas de pele com músculo esquelético no seu interior que as tornam móveis.Sendo assim, Explique onde o músculo levandator da pálpebra superior fixa-se e o que sua contração faz e o que a contração do músculo orbicular do olho faz.
O músculo levantador da pálpebra superior fixa-se ao longo da pálpebra superior e torna essa pálpebra mais móvel.
A contração do músculo orbicular do olho fecha a pálpebra sobre os olhos e a contração do músculo levantador da pálpebra superior eleva a pálpebra superior para expor o olho.
As pálpebras tem função de proteção , contra partículas, luz excessiva e ressecamento (espalham o liquido lacrimal), reflexo de piscar os olhos. Sendo assim, explique o que é a fissura palpebral e as comissuras do olho.
A fissura palpebral é o espaço entre a pálpebra superior e inferior
As comissuras do olho, são os cantos medial e lateral dos olhos.
A comissura medial consiste em uma elevação pequena, carnosa e avermelhada, por isso é chamada de carúncula lacrimal.
Cada pálpebra sustenta uma fila de cílios que protegem o olho de partículas transportadas pelo ar. pelo que as pálpebras inferior e superior são revestidas?
As pálpebras inferior e superior são revestidas por uma camada de tecido conjuntivo denominada tarso (Tarso superior e tarso inferior).
Onde as Glândulas sebáceas especializadas chamadas glândulas tarsais estão embutidas
nos tarsos. Essas glândulas produzem uma secreção lipídica que lubrifica a margem das pálpebras, evita a sua aderência quando se fecham.
A túnica conjuntiva reveste a superfície interna de cada pálpebra e a superfície anterior exposta de cada bulbo do olho.
A túnica conjuntiva palpebral é espessa e adere ao tarso das pálpebras. O que é o saco da conjuntiva?
O saco da conjuntiva é o espaço entre as túnicas e está presente quando as pálpebras se fecham. O saco tem função de proteção, impede que corpos estranhos passem além do saco para o bulbo do olho.
Defina o aparelho lacrimal.
•Consiste na glândula lacrimal que secreta o liquido lacrimal, rico em lisozima(ação bactericida) e fornece nutrientes e oxigênio para a córnea. O líquido é drenado por uma série de ductos que coam o líquido lacrimal para a cavidade nasal.
Onde está localizada a glândula lacrimal?
•A glândula lacrimal está localizada na porção supero-lateral da órbita.
O que secreta o líquido lacrimal para a conjuntiva?
•A glândula tubuloacinosa que secreta o liquido lacrimal para o saco da conjuntiva. Em cada piscar de olhos o liquido espalha sobre a superficie do olho.