Sistema reprodutor Flashcards
O ovócito é uma célula completa, recoberta por um conjunto de células foliculares acopladas que formam a corona radiata e que servem para proteção e ampliação do volume para direcionamento nas tubas pelos cílios.
V ou F?
V
O ovário tem duas regiões, a _______(central) que é riquíssima em vasos sanguíneos, linfáticos e inervações, e o ____________ (externa) com os gametas femininos se desenvolvendo.
O ovário tem duas regiões, a medula (central) que é riquíssima em vasos sanguíneos, linfáticos e inervações, e o córtex ovariano (externa) com os gametas femininos se desenvolvendo.
Pra que servem os folículos ovarianos?
Servem para liberar o gameta feminino do ovário na tuba uterina.
O folículo ainda possui um líquido cheio de nutrientes e enzimas e proteínas transportadoras de hormônios sexuais produzidas nas células foliculares.
Onde estão e pra quê servem as fimbrias?
As fimbrias nas tubas uterinas varrem o ovário na procura da região de estigma, ou seja onde o ovócito vai ser liberado, e capturam-o.
O que acontece na ampola tubária?
A fecundação
Os primeiros espermatozoides a chegarem no óvulo serão os responsáveis pela fecundação. V ou F?
F) Na fecundação, os primeiros espermatozoides que chegam são os kamikazes, que tem que romper a corona radiata.
Pra quê serve a proteína ZP3?
A ZP3 reconhece o espermatozoide e permite a fusão dos dois gametas e dois núcleos.
Cite as três camadas do útero:
Interna: endométrio
Média muscular: miométrio
Externa : perimetrio
Pra que serve o endométrio?
O endométrio é cheio de vasos sanguíneos, e por isso é a camada responsável por passar os nutrientes para o embrião.
Como é o núcleo na cabeça do espermatozoide:
*Núcleo haploide com 23 filamentos de cromatina cuja compactação é dada por proteínas não histônicas que permitem uma condensação ainda maior.
Explique o Acrossomo (a):
é originado pela fusão de Complexos de Golgi, contém uma grande gama de enzimas hidrolíticas.
As células de Sertori
são células grandes multifuncionais, produzem uma série de substâncias nutritivas, protegem os espermatozoides contra uma ação imunológica no primeiro momento, produz proteínas envolvidas no transporte da testosterona; influência das células mioides (encontradas na parte externa para contração dos túbulos para liberação dos espermatozoides); coordenam o processo de gametogênese pois produzem dois hormônios (a ativina e a inibina, os nomes são bem autoexplicativos)
Explique as células de leydig:
são células produtoras de testosterona, e ficam externas aos túbulos seminíferos.
Os espermatozoides vão ser liberados do testículo por movimentos peristálticos no:
epidídimo.
Pra que serve o epidídimo:
Responsável por fazer a maturação dos espermatozoides, ou seja, tirar o excesso de citoplasma dessa célula e inserir açúcar/glicoproteínas na membrana dessa célula. Assim como armazená-los: os espermatozoides devem ficar por duas semanas nele.
Depois de sair do epidídimo pra onde os espermatozoides vão?
Ao sair do epidídimo eles passam por um ducto/canal deferente. Ele tem 30-40cm de musculatura bem desenvolvida, que vai do saco escrotal, dá uma volta por trás da bexiga e termina na uretra.
O ducto deferente passa pela vesícula seminal (glândula), onde recebe as secreções que ativam a cauda dos espermatozoides.
. para produção de atp para os flagelos, * proteínas associadas À coagulação do sêmen para a concentração dos espermatozoides no sistema reprodutor feminino (vesiculases),
Os espermatozoides passam por um líquido prostático produzido pela próstata, explique esse líquido:
Esse líquido tem muito ácido cítrico, zinco, fosfatase ácida, PSA e fibrinolisina.
Explique a PSA do líquido prostático:
é uma proteína com função de liquefazer o sêmen dentro da uretra do homem.
Explique a função das duas Glândulas Bulbouretrais:
produzem um líquido quando o homem está excitado, para fazer uma limpeza da uretra e é oleosa para facilitar a passagem rápida do sêmen depois. No interior desse líquido pode ter espermatozoide.
Como ocorre a ereção do pênis:
graças a uma boa circulação sanguínea na artéria peniana, que extravasa para um tecido esponjoso que recobre a uretra e um tecido cavernoso