Sistema De Informação Em Saúde Flashcards
O que é e qual o objetivo do sistema de informação em saúde (SIS)?
Oque são ➡️ Instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados.
Qual o objetivo ➡️ Fornecer informações para análise de situação de saúde nível federal, estadual e municipal.
O que é o sistema de informação sobre mortalidade (SIM) e qual a sua importância?
⚪Estabelecer perfil epidemiológico de mortalidade que pode subsidiar o planejamento em saúde.
⚪ É importante para que a região tenha o melhor preparo sobre essa situação de mortalidade por exemplo: se o SIM verificou O que houve uma aumento de mortes cardiovasculares essa região pode agora fazer o maior investimento em ações preventivas para eventos cardiovasculares para tentar reduzir essas modalidades cardiovasculares.
⚠️⚠️ A declaração de óbito é um documento emitido pelo ministério da Saúde para todo o território nacional ou seja a declaração de óbito é a mesma para o todo o território brasileiro, para que tenhamos justamente uma padronização das informações.
A declaração de óbito é uma atividade exclusiva do profissional médico?
Sim.
Quais são as três vias da declaração de óbito?
⚪ 1° via ➡️ a via branca é recolhida nas unidades notificadoras ficando no setor responsável pelo procedimento de dados na instância municipal ou estadual. Dica branca de banco de dados ou seja é o documento que vai para o sistema de informação sobre mortalidade (SIM)
🟡 2° via ➡️ havia amarela ela fica com os familiares, para que esse familiar vá até o cartório de registro civil e pegue a certidão de óbito. Ou seja certidão de óbito é diferente de declaração de óbito (a declaração é esse documento que nós médicos preenchemos quando o indivíduo falece e certidão de óbito é um documento que o cartório emite tendo em mãos a segunda via da declaração de óbito Para os fins jurídicos e legais e para que os familiares possa sepultar o cadáver). A dica é amarelo de antro familiar
🟣 3° via ➡️ a via Rosa vai anexada ao prontuário do paciente, seja no hospital ou no IML (o local onde foi preenchido). A dica é pink de prontuário.
Quando que devemos emitir uma declaração de óbito?
Imagem.
⚠️⚠️ No óbito não fetal quando a criança nasce viva e morre logo após o nascimento independentemente da duração da gestação do peso do recém-nascido do tempo que tempo é amanhecido vivo ela deve receber uma declaração de óbito. É considerado o nascimento vivo aquele que teve respiração, batimento cardíaco, movimento efetivo dos músculos de contração voluntária e pulsação do cordão umbilical.
Como deve ser preenchido a declaração de óbito?
Imagem. Observação que o preenchimento do Cid ele não é específico do médico para assinar ele pode ser assinado pelos codificadores da secretaria de saúde ou seja os funcionários da secretaria de Saúde isso é feito justamente para haver o maior padronizamento da declaração de óbito.
⚠️ Em caso de rasura ou emenda da declaração de óbitos devemos encaminhar para secretaria municipal de Saúde com ela anulada, isso se deve ao motivo de que a secretaria municipal de Saúde consegue rastrear cada declaração de óbito então se a gente jogar ela fora a secretaria municipal de Saúde vai saber que está faltando a declaração de óbito e vai nos perguntar onde está então devemos sempre anular e justificar.
No documento de declaração de óbito temos a parte para preencher chamada causas da morte parte 1. Como deve ser preenchida essa parte adequadamente?
No item A ➡️ sempre vai ser preenchida com a causa terminal que gerou a morte.
No item B, C, D➡️ vai depender se esse falecido teve causas intermediárias ou não. Por exemplo se esse falecido não teve causa intermediária então no item A vai ser a causa terminal e no item B vai ser a causa básica da morte (pois toda morte tem uma causa básica e uma causa terminal).
⚠️ Observe que tem um um item na lateral chamado “tempo aproximado entre o início da doença e a morte” onde devemos anotar esse tempo também.
No documento de declaração de óbito temos a parte para preencher chamada causas da morte parte 2. Como deve ser preenchida essa parte adequadamente?
Na parte 2 desse documento devemos colocar comorbidades que pode estar associados à morte desse paciente mas de maneira indireta ou seja que não contribuiu diretamente para o falecimento.
Quem que deve emitir a declaração de óbito?
Médico.
Falecimento por Causas naturais ➡️ ⚪Se foi dentro do estabelecimento de saúde como hospital o médico assistente ou plantonista. o serviço de verificação de óbito (SVO) FAZ A EMISSÃO DA DECLARAÇÃO DE ÓBITO SE O NEXO CAUSAL NÃO FOR POSSÍVEL (SE A CASCATA DE EVENTOS QUE COMINOU NO ÓBITO NÃO ESTIVER MUITO CLARA).
⚪Fora do estabelecimento de saúde como no domicílio, caso esse paciente tinha assistência médica a declaração de óbito deve ser pelo médico assistente ou serviço de verificação de óbito caso o nexo causal não for possível também. Agora esse falecido não tinha nenhuma assistência médica e na cidade dele tem o serviço de verificação de óbito (SVO) então a declaração de óbito é feita pelo SVO. Agora se o paciente não tinha assistência médica e o local onde ele mora não tem svo então o médico que vai emitir a declaração de óbito vai ser o médico do serviço público ou qualquer um médico.
FALECIMENTO POR CAUSA EXTERNA (VIOLENTA E/OU OCIDENTAL OU SUSPEITA) ➡️ O IML (instituto médico legal) que vai preencher a declaração de óbito. Caso a cidade não tenha instituto médico legal e houver um óbito por causa violenta quem vai preencher a declaração de óbito vai ser o médico perito nomeado por uma autoridade judicial ou policial.
Em localidade sem instituto médico legal (IML) de referência ou equivalente quem que preenche a declaração de óbito em caso de morte violenta?
Qualquer médico da localidade ou outro profissional investido pela autoridade judicial ou policial na função de perito legista eventual (ad hoc)
E o local que não tem médico quem deve fazer a declaração de óbito?
Cartório civil Pode emitir a declaração de óbito na presença de duas testemunhas.
Qual é o trâmite legal para fazer uma cremação de um corpo?
Necessidade de atestado de óbito assinado por dois médicos ou um medico legista.
Não se deve declarar o óbito quando se trata de criança nascida viva de gestação de 15 semanas e peso de 450 g e que morre logo após o nascimento. Verdadeiro ou falso?
FALSO. Devemos sim fazer a declaração de óbito. Toda criança nascida viva independentemente do peso da idade gestacional e que morre após o nascimento deve receber declaração de óbito.
O médico de uma unidade básica de saúde recebeu do agente comunitário de saúde comunicado de óbito de um paciente que o médico acompanhava a 10 anos, foi vítima de atropelamento. Quem deve preencher o atestado de óbito?
O instituto médico legal (IML) local já que a morte se caracteriza como violenta. MESMO QUE O PACIENTE TINHA ACOMPANHAMENTO COM TAL MÉDICO.
Qual o objetivo do SINAN (sistema de informação de agravos de notificação)?
Tem como objetivo coletar transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo sistema de vigilância epidemiológica das três esferas do governo.
Quais os critérios para uma doença ou agravo ser de notificação compulsória?
VC quer TEMPO
⚪ V de Vulnerabilidade
⚪C de Compromissos internacionais
⚪T de transcendência
⚪E de Epidemias
⚪M de Magnitude
⚪PO de Potencial de disseminação.
Quem deve e quem pode notificar?
🔵A notificação compulsória é obrigatória para todos os médicos e para os profissionais de saúde como um todo ou responsáveis pelo serviço público e privado de saúde que prestam assistência ao paciente.
🔵 Estabelecimentos públicos ou privados educacionais de cuidado coletivo além de serviços de hemoterapia unidades laboratoriais instituições de pesquisa também devem fazer a notificação.
🔵 A comunicação de doença agravo o evento de saúde pública de notificação compulsória pode ser realizada a autoridade de saúde por qualquer cidadão que tenha conhecimento. Ou seja, ele PODE mas não é OBRIGATÓRIO.