Sistema De Informação Em Saúde Flashcards

1
Q

O que é e qual o objetivo do sistema de informação em saúde (SIS)?

A

Oque são ➡️ Instrumentos padronizados de monitoramento e coleta de dados.
Qual o objetivo ➡️ Fornecer informações para análise de situação de saúde nível federal, estadual e municipal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é o sistema de informação sobre mortalidade (SIM) e qual a sua importância?

A

⚪Estabelecer perfil epidemiológico de mortalidade que pode subsidiar o planejamento em saúde.
⚪ É importante para que a região tenha o melhor preparo sobre essa situação de mortalidade por exemplo: se o SIM verificou O que houve uma aumento de mortes cardiovasculares essa região pode agora fazer o maior investimento em ações preventivas para eventos cardiovasculares para tentar reduzir essas modalidades cardiovasculares.
⚠️⚠️ A declaração de óbito é um documento emitido pelo ministério da Saúde para todo o território nacional ou seja a declaração de óbito é a mesma para o todo o território brasileiro, para que tenhamos justamente uma padronização das informações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

A declaração de óbito é uma atividade exclusiva do profissional médico?

A

Sim.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais são as três vias da declaração de óbito?

A

⚪ 1° via ➡️ a via branca é recolhida nas unidades notificadoras ficando no setor responsável pelo procedimento de dados na instância municipal ou estadual. Dica branca de banco de dados ou seja é o documento que vai para o sistema de informação sobre mortalidade (SIM)
🟡 2° via ➡️ havia amarela ela fica com os familiares, para que esse familiar vá até o cartório de registro civil e pegue a certidão de óbito. Ou seja certidão de óbito é diferente de declaração de óbito (a declaração é esse documento que nós médicos preenchemos quando o indivíduo falece e certidão de óbito é um documento que o cartório emite tendo em mãos a segunda via da declaração de óbito Para os fins jurídicos e legais e para que os familiares possa sepultar o cadáver). A dica é amarelo de antro familiar
🟣 3° via ➡️ a via Rosa vai anexada ao prontuário do paciente, seja no hospital ou no IML (o local onde foi preenchido). A dica é pink de prontuário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Quando que devemos emitir uma declaração de óbito?

A

Imagem.
⚠️⚠️ No óbito não fetal quando a criança nasce viva e morre logo após o nascimento independentemente da duração da gestação do peso do recém-nascido do tempo que tempo é amanhecido vivo ela deve receber uma declaração de óbito. É considerado o nascimento vivo aquele que teve respiração, batimento cardíaco, movimento efetivo dos músculos de contração voluntária e pulsação do cordão umbilical.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como deve ser preenchido a declaração de óbito?

A

Imagem. Observação que o preenchimento do Cid ele não é específico do médico para assinar ele pode ser assinado pelos codificadores da secretaria de saúde ou seja os funcionários da secretaria de Saúde isso é feito justamente para haver o maior padronizamento da declaração de óbito.
⚠️ Em caso de rasura ou emenda da declaração de óbitos devemos encaminhar para secretaria municipal de Saúde com ela anulada, isso se deve ao motivo de que a secretaria municipal de Saúde consegue rastrear cada declaração de óbito então se a gente jogar ela fora a secretaria municipal de Saúde vai saber que está faltando a declaração de óbito e vai nos perguntar onde está então devemos sempre anular e justificar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

No documento de declaração de óbito temos a parte para preencher chamada causas da morte parte 1. Como deve ser preenchida essa parte adequadamente?

A

No item A ➡️ sempre vai ser preenchida com a causa terminal que gerou a morte.
No item B, C, D➡️ vai depender se esse falecido teve causas intermediárias ou não. Por exemplo se esse falecido não teve causa intermediária então no item A vai ser a causa terminal e no item B vai ser a causa básica da morte (pois toda morte tem uma causa básica e uma causa terminal).
⚠️ Observe que tem um um item na lateral chamado “tempo aproximado entre o início da doença e a morte” onde devemos anotar esse tempo também.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

No documento de declaração de óbito temos a parte para preencher chamada causas da morte parte 2. Como deve ser preenchida essa parte adequadamente?

A

Na parte 2 desse documento devemos colocar comorbidades que pode estar associados à morte desse paciente mas de maneira indireta ou seja que não contribuiu diretamente para o falecimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Quem que deve emitir a declaração de óbito?

A

Médico.
Falecimento por Causas naturais ➡️ ⚪Se foi dentro do estabelecimento de saúde como hospital o médico assistente ou plantonista. o serviço de verificação de óbito (SVO) FAZ A EMISSÃO DA DECLARAÇÃO DE ÓBITO SE O NEXO CAUSAL NÃO FOR POSSÍVEL (SE A CASCATA DE EVENTOS QUE COMINOU NO ÓBITO NÃO ESTIVER MUITO CLARA).
⚪Fora do estabelecimento de saúde como no domicílio, caso esse paciente tinha assistência médica a declaração de óbito deve ser pelo médico assistente ou serviço de verificação de óbito caso o nexo causal não for possível também. Agora esse falecido não tinha nenhuma assistência médica e na cidade dele tem o serviço de verificação de óbito (SVO) então a declaração de óbito é feita pelo SVO. Agora se o paciente não tinha assistência médica e o local onde ele mora não tem svo então o médico que vai emitir a declaração de óbito vai ser o médico do serviço público ou qualquer um médico.
FALECIMENTO POR CAUSA EXTERNA (VIOLENTA E/OU OCIDENTAL OU SUSPEITA) ➡️ O IML (instituto médico legal) que vai preencher a declaração de óbito. Caso a cidade não tenha instituto médico legal e houver um óbito por causa violenta quem vai preencher a declaração de óbito vai ser o médico perito nomeado por uma autoridade judicial ou policial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Em localidade sem instituto médico legal (IML) de referência ou equivalente quem que preenche a declaração de óbito em caso de morte violenta?

A

Qualquer médico da localidade ou outro profissional investido pela autoridade judicial ou policial na função de perito legista eventual (ad hoc)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

E o local que não tem médico quem deve fazer a declaração de óbito?

A

Cartório civil Pode emitir a declaração de óbito na presença de duas testemunhas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Qual é o trâmite legal para fazer uma cremação de um corpo?

A

Necessidade de atestado de óbito assinado por dois médicos ou um medico legista.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Não se deve declarar o óbito quando se trata de criança nascida viva de gestação de 15 semanas e peso de 450 g e que morre logo após o nascimento. Verdadeiro ou falso?

A

FALSO. Devemos sim fazer a declaração de óbito. Toda criança nascida viva independentemente do peso da idade gestacional e que morre após o nascimento deve receber declaração de óbito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O médico de uma unidade básica de saúde recebeu do agente comunitário de saúde comunicado de óbito de um paciente que o médico acompanhava a 10 anos, foi vítima de atropelamento. Quem deve preencher o atestado de óbito?

A

O instituto médico legal (IML) local já que a morte se caracteriza como violenta. MESMO QUE O PACIENTE TINHA ACOMPANHAMENTO COM TAL MÉDICO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Qual o objetivo do SINAN (sistema de informação de agravos de notificação)?

A

Tem como objetivo coletar transmitir e disseminar dados gerados rotineiramente pelo sistema de vigilância epidemiológica das três esferas do governo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais os critérios para uma doença ou agravo ser de notificação compulsória?

A

VC quer TEMPO
⚪ V de Vulnerabilidade
⚪C de Compromissos internacionais
⚪T de transcendência
⚪E de Epidemias
⚪M de Magnitude
⚪PO de Potencial de disseminação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Quem deve e quem pode notificar?

A

🔵A notificação compulsória é obrigatória para todos os médicos e para os profissionais de saúde como um todo ou responsáveis pelo serviço público e privado de saúde que prestam assistência ao paciente.
🔵 Estabelecimentos públicos ou privados educacionais de cuidado coletivo além de serviços de hemoterapia unidades laboratoriais instituições de pesquisa também devem fazer a notificação.
🔵 A comunicação de doença agravo o evento de saúde pública de notificação compulsória pode ser realizada a autoridade de saúde por qualquer cidadão que tenha conhecimento. Ou seja, ele PODE mas não é OBRIGATÓRIO.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Quais são os tipos de notificação?

A

🔵Notificação compulsória imediata. ➡️ Aqui fazemos a notificação ou para secretaria municipal de Saúde (SMS) ou para ministério da Saúde (MS) ou para secretaria estadual de Saúde (SES)
🔵Notificação compulsória semanal ou mediata. ➡️ Aqui a notificação deve ser feita para secretaria de saúde do município.
🔵Notificação compulsória negativa.

19
Q

Quais doenças é de notificação compulsória? (VA com FÉ que SAI)

A

🔵V de Violência ➡️ violência doméstica sexual ou tentativa de suicídio terrorismo óbito infantil e materno.
🔵A de Acidente ➡️ acidente de trabalho com material biológico grave / fatal ou em criança e adolescente intoxicação exógena.
🔵F de Febre ➡️ as doenças febris (NEM A TIA escapa) febre do nilo, ebola, febre maculosa, arena, vírus tifoide, arbovirose. (MAL com PURPURINA) Marburgo, Febre Passar, febre Purpurina brasileiro.
🔵E de Epidemia ➡️ os grandes epidemias da humanidade. (CPF) Colera, Peste e Febre amarela. Além do coronavírus.
🔵 S de Sexo só a 2 ➡️ sífilis e HIV são apenas as duas doenças sexualmente transmissíveis que entra a notificação compulsória.
🔵A de animal ➡️ acidente peçonhento raiva de cão toxoplasmose por exemplo de gato…
🔵I de Imunização ➡️ notifica as doenças que HÁ vacinas e os eventos adversos das vacinas.

20
Q

Quais são as doenças de notificação imediata? notiFICA VAI!

A

F de Febre ➡️ (nem a tia escapa) febre do nilo é bola febre maculosa, arenavirus, febre tifoide, arbovirose. (Mal com Purpurina) Marburgo, passar, purpurina brasileiro. Febre maculosa, febre tifoide, febre do nilo acidental, hantavirose, leptospirose, malária, doença de chagas aguda.
I de Internacionais ➡️ terrorismo como antraz pneumônico, paralisia flácida aguda…
C de CPF ➡️ cólera, peste e febre amarela
A de Acidentes ➡️ acidente de trabalho grave fatais ou em doenças e adolescentes são de notificação imediata.
V de Violência ➡️ apenas violência sexual e tentativa de suicídio
A de Arboviroses ➡️ notificar imediatamente óbitos por dengue Zika e chikungunya. Apenas caso de Zika em gestante e chikungunya em áreas sem transmissão também são edificação imediata.
I de Imunização ➡️ tetra viral como sarampo Belo e varicela.

21
Q

Qual o objetivo do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB)?

A

Individualizar o registro.
Integrar a informação.
Reduzir o retrabalho na coleta de dados.
Informatizado as unidades.
Gestão do cuidado.
Coordenação do cuidado.

22
Q

De onde Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica(SISAB) pega os dados?

A

Da unidade básica de saúde.
Núcleos de apoio à Saúde da família.
Consultório na Rua (CnR).
Programa de saúde na escola (PSE).
Academia da Saúde.

23
Q

O Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica(SISAB) é operacionado por quem?

A

Pelo e-SUS AB que é composto por duas plataformas: prontuário eletrônico do cidadão e coleta de dados simplificada.
🔵 Prontuário eletrônico do cidadão ele é feito para aquelas unidades onde existe computadores a disponibilização.
🔵 A coleta de dados simplificada ela é feita para aquelas unidades onde não existe computador na internet sendo necessário o preenchimento de fichas.
⚠️ Por isso que existe essas duas possibilidades uma para o UBS que tem computadores e outra para UBS que não existe computadores.

24
Q

Oque o sistema de informações sobre nascidos vivos (SINASC) faz?

A

⚪ coleta e processa todos os dados epidemiológicos acerca dos nascimentos do território brasileiro.
⚪ Identifica quais são as prioridades de intervenção necessárias para promover melhorias de atenção à saúde e gestantes e de recém-nascidos.
⚠️ O principal documento que alimenta o SINASC é a declaração de nascidos vivos (DNV).

25
Q

Fale da declaração de nascidos vivos (DNV).

A

São três vias, a semelhança da declaração de óbito.
⚪ A via Branca, vai para o setor responsável pelo processamento de dados. Lembrar que via Branca vai para o Banco de dados.
🟡 Segunda via entrega aos familiares para eles entregarem ao cartório para poder fazer a certidão de nascimento. Ou seja certidão de nascimento é diferente de declaração de nascidos vivos.
🟣 Permanece na unidade de notificadora.

26
Q

Pode-se emitir a declaração de nascidos vivo em caso de óbito fetal ou natimorto?

A

Não!
⚠️⚠️ Não confunda quando que devemos emitir uma declaração de nascido vivo (DNV) e quando que devemos emitir uma declaração de óbito (DO).

27
Q

Quem que pode ou quem deve preencher a declaração de nascido vivo?

A

A declaração de nascido vivo deverá ser emitida por profissional da Saúde responsável pelo acompanhamento da gestação do parto ou do recém-nascido inscrito no cadastro nacional de estabelecimento de saúde.
OU SEJA O MÉDICO PODE PREENCHER A DECLARAÇÕES NASCIDO VIVO A ENFERMEIRA PODE A TÉCNICA DE ENFERMAGEM PODE. DIFERENTE DA DECLARAÇÃO DE ÓBITO ONDE APENAS O MÉDICO PODE EMITIR A DECLARAÇÃO DE ÓBITO. AGORA A DECLARAÇÃO DE ÁCIDO VIVA QUALQUER PROFISSIONAL DE SAÚDE QUE FEZ A ASSISTÊNCIA AO PARTO DESDE QUE ESSE PROFISSIONAL DE SAÚDE SEJA CADASTRADO ELE PODE FAZER A EMISSÃO.

28
Q

Parto domiciliar sem assistência médica e família sem cadastro nenhum. Quem que faz a declaração de nascido vivo?

A

Cartório de Registro civil.

29
Q

Qual o objetivo e quais documentos base do Sistema informação ambulatorial do SUS (SIA-SUS) ?

A

⚪ objetivo é informar sobre atendimentos e procedimentos a nível ambulatorial.
⚪ Os documentos básicos são: boletim de produção ambulatorial (BPA) e autorização de procedimento de alto custo (APAC).

30
Q

Qual objetivo e qual documento base do sistema de informação hospitalar do SUS (SIH- SUS)?

A

⚪ o objetivo é informar sobre internamentos hospitalares financiados pelo SUS como todas as internações em hospitais públicos ou em alguns hospitais privados que tenha convênio com o SUS.
⚪ O documento base é autorização de internação hospitalar (AIH) para que o sistema de informação hospitalar tenha a informação para poder fazer o pagamento. E O PRONTUÁRIO.

31
Q

Qual o objetivo e qual o documento base do sistema de informação de regulação (SISREG)?

A

⚪ objetivo dele é gerenciar todo o complexo regulador do SUS por exemplo quando queremos encaminhar um paciente para um hospital terciário ou solicitar um exame de muita complexidade podemos fazer isso através do SISREG.
⚪ Sistema WEB.

32
Q

Qual o objetivo do programa nacional de telessaúde Brasil redes?

A

O objetivo é auxiliar Os profissionais de Saúde e gestores de saúde por meio da tecnologia.
Foi fundada em meados de 2013.
Esse programa não se refere à teleconsultas!

33
Q

Quais são os serviços disponíveis no programa nacional telesaúde do Brasil redes?

A

⚪Teleconsultoria.
⚪Telediagnóstico.
⚪Segunda opinião formativa.
⚪Tele-educação.

34
Q

No programa nacional telesaúde Brasil redes, tem o serviço de teleconsultoria. Como ela funciona?

A

É uma consulta registrada e realizada entre trabalhadores e profissionais da Saúde por meio de instrumentos de telecomunicação com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho. Podendo ser de dois tipos ➡️ SINCRONA (Tempo real por meio de web ou videoconferência). Ou por meio ASSINCRONA ➡️ Off-line tendo até 72 hora para dar resposta.

35
Q

No programa nacional de telessaúde Brasil redes temos o serviço de teleDiagnóstico. Como ele funciona?

A

Serviço autônomo que utiliza as tecnologias da informação e comunicação para realizar serviços de apoio ao diagnóstico através de distância geográfica e temporal.
⚪ Por exemplo ➡️ estamos em dúvida sobre o resultado do eletrocardiograma do nosso paciente nesse caso podemos utilizar esse serviço tele diagnóstico enviando esse eletrocardiograma para um cardiologista ele vai receber esse elétrocardiograma e dá um laudo.

36
Q

No programa nacional de telesaúde do Brasil redes temos o serviço e segunda opinião formativa. Como funciona?

A

Resposta sistematizada construída com base em revisão bibliográfica nas melhores evidências científicas e clínicas e no papel ordenado da atenção básica à saúde perguntas originadas das tele consultorias e selecionados a partir de critérios de relevância e pertinência em relação à diretriz do SUS.
⚪ Nada mais é do que dúvidas surgidas a partir da teleconsulta e que essas dúvidas sejam respondidas da melhor forma possível com a revisão bibliográfica e evidências científicas.

37
Q

O programa nacional de telesaúde Brasil e redes temos o serviço de Tele-educação. Como funciona?

A

Conferência, aulas e cursos. Ministrado por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação.

38
Q

Acidente de trabalho com exposição a material biológico é de notificação compulsória imediata ou semanal?

A

Semanal.
⚠️ Raciocínio é acidente de trabalho com exposição material biológico é comum no ponto de vista em profissionais da Saúde sendo assim não é necessário notificação imediata já que é um acidente relativamente comum.
⚪ Na imagem abaixo está as notificações compulsórias todas.

39
Q

Sífilis congênita é de notificação compulsória imediata ou semanal?

A

Semanal.
⚠️ Lembrar que todas as DST`S são semanais.

40
Q

A malária é de notificação compulsória imediata ou semanal?

A

Depende. Lembrar que a malária é típica da região amazônica então se temos uma um doente com malária dentro da região amazônica não é de notificação compulsória imediata. Porém se temos um paciente com malária na região Extra amazônica é de notificação compulsória imediata.
⚠️ Na imagem está as doenças de notificação compulsória imediata.

41
Q

As principais doenças das arboviroses como dengue Zika e chikungunya é de notificação compulsória imediata ou semanal?

A

⚪Se for doença aguda simples dessas doenças então é semanal.
⚪Se for óbito causado por essas arboviroses então a de notificação compulsória imediata.
⚪ Na chikungunya funciona do mesmo raciocínio da malária, ou seja, se for em area não endêmica então é notificação compulsória imediata. Se for em área endêmica notificação compulsória semanal.
⚪ Zika em gestante é de notificação compulsória imediata. Isso está relacionado a Zika ter relação com microcefalia fetal.

42
Q

Acidente com animais peçonhentos é de notificação compulsória imediata ou semanal?

A

Imediata!
Acidente com animais peçonhentos é de notificação compulsória imediata porque temos que notificar As instituições específicas para elaborar um soro contra esse animal específico.

43
Q

A toxoplasmose gestacional e congênita é de notificação compulsória imediata ou semanal?

A

Semanal.
Você trata de uma doença muitas vezes silenciosa onde a gestante já está com a doença muito antes de estar grávida e reconhece esse diagnóstico no exame PRÉ-NATAL. Fica como notificação compulsória semanal.

44
Q

Hanseníase, febre amarela, violência doméstica, malária e intoxicação exógena são notificação compulsória imediata?

A

Não. 🟣Hanseníase violência doméstica são de doença de notificação compulsória semanal. Atenção! Nem todas as formas de violência são de notificação semanal pois a violência sexual e a tentativa de suicídio deve ser de notificação imediata.
🟣 Intoxicação exógena é de notificação compulsória semanal.
🟣 Malária na região Extra amazônica deve ser de notificação imediata já a malária da região amazônica é de notificação semanal. Ou seja em lugares endêmicos da malária a notificação é semanal porque não é uma surpresa, agora em lugares que não é endêmica como lugares que não é a Amazônia a notificação deve ser imediato.
🟣 A febre amarela é de notificação compulsória imediata.