sistema circulatório IX Flashcards
porque as artérias pulsam?
porque a pressão sanguínea nelas é variável->na sístole a pressão é alta e vale 120 mmHg, fazendo as artérias dilatarem; na diástole a pressão é menor e vale 80 mmHg, fazendo as artérias contraírem(contrair e relaxar=pulsar)
o que se deve fazer em casos de acidente onde a artéria foi rompida?
pressão direta na região e Torniquete/Garrote para cortar o fluxo sanguíneo
Artérias são mais profundas em relação as veias. No entanto, há duas regiões do corpo onde elas são mais superficiais e é onde normalmente medimos o ritmo cardíaco, são elas:
pulso e pescoço
arteríolas são artérias de menor calibre. Quanto menor o diâmetro do vaso, maior a pressão. No entanto, a pressão em uma artéria é maior do que a de uma arteríola só. Porque?
Porque as artérias não originam uma só arteríola, mas várias. Por isso, a pressão da artéria é dividida em todas essas arteríolas que ela origina–> a soma da pressão/diâmetro de tomas as arteríolas é maior que a pressão/diâmetro da artéria, mas comparando a pressão da artéria com uma arteríola só, a pressão obviamente é menor na arteríola
os capilares são tão delgados que conseguem passar no meio entre duas células, levando sangue para praticamente todas as células do corpo. qual a consequência disso?
temos uma rede de capilares muito grande(cerca de 20 mil km)
É ao nível dos vasos sanguíneos que se transforma sangue arterial em sangue venoso: arteríolas carregam sangue em direção aos capilares, onde o O2 sai em direção aos tecidos; tecidos liberam CO2 que, por sua vez, entram nos capilares e o sangue agora é venoso. Sendo mais preciso, da extremidade arterial do capilar, sai plasma contendo O2; da extremidade venosa do capilar volta plasma contendo CO2. Para que o plasma saia e volte, existem , no capilar, pequenos espaços(que não dá pra passar uma célula, como a hemácia) chamados de
Poros Endotelial
Para que o plasma saia e volte existem algumas pressões envolvidas, quais são essas pressões?
Pressão de Saída->faz o plasma sair do capilar com O2;
Pressão de retorno->faz o plasma voltar ao capilar com CO2
Existe uma lei que regula o funcionamento das P de saída e P de retorno no capilar, que recebe o nome de Lei das Pressões de Frank-Starling. o que diz essa lei?
a P de saída é, principalmente, a pressão Hidrostática capilar(seria equivalente a pressão arterial, só que no capilar);
P de retorno é, principalmente, a pressão osmótica do plasma, que se dá pela proteína mais abundante do plasma: Albumina(dentro do capilar tem mais albumina do que fora, ai o plasma é “atraído” e volta)
A P de saída e a P de retorno são iguais, de modo que todo plasma que sai tende a voltar. No entanto, esse equilíbrio pode ser quebrado por algum motivo. Quais são as principais causas desse cenário?
P de saída> P retorno. Para tanto, ou a pressão de saída está muito alta ou a pressão de retorno está muito baixa
se, por algum motivo, P de saída> pressão de retorno, parte do plasma que sai não volta para os capilares e se acumula nos tecidos, a consequência disso é a formação de
edemas