Síntese Proteica Flashcards

1
Q

Sobre o processo da síntese de proteínas, explique qual é a função de cada um dos RNAs, como eles são originados e nomeie as etapas desse processo.

1) RNAm
2) RNAt
3) RNAr

A

1) O RNAm (mensageiro) surge de um DNA molde, já que esse RNAm codifica os genes (segmentos do DNA), transcrevendo, então, esses genes. Assim, os códons (as três letras) são formados. Existem as regiões codantes (exons) e as não codantes (íntrons), pois a diferença básica entre elas é que os exons atrairão aminoácidos, enquanto os íntrons não atrairão, embora participem da regulação do DNA como ativo (eucromatina) ou inativo (heterocromatina). Após isso, é feito o splicing, que retira os íntrons, restando apenas os codons. Esse processo ocorre no núcleo celular.
2) Após o splicing, dá-se início à tradução, em que o RNAt (transportador), fará o anti-códon, colocando 1 aminoácido correspondente para cada códon. Tal processo acontece no citoplasma.
3) O RNAr (ribossômico) é aquele que formará as ligações peptídicas, sempre num único sentido. Ele segue a lógica do códon inicial (AUG) e a dos finais (UGA, UAG ou UAA). Após todo esse processo, as proteínas estão formadas, prontas para serem exportadas para fora do citoplasma.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Onde ocorre o processo de transcrição e como ela ocorre?

A

A transcrição ocorre no núcleo da célula, onde se encontra o DNA. Assim, o RNAm transcreve o gene para levar a informação até o citoplasma, onde ocorrerá o processo de tradução e síntese das proteínas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é o pré-RNAm? Explique detalhadamente.

A

O pré-RNAm é aquele RNA recém transcrito, que deve ser processado para formar o RNAm. Em eucariontes (que possuem ribossomos 80s) a molécula de RNA resultante da transcrição é designada por pre-RNAm ou transcrito primário. Ele apresenta regiões codificantes (exóns) e não codificantes (íntrons) que são identificadas e removidas. Ao conjunto de alterações que ocorrem no pré-RNAm designa-se por processamento de RNA.

OBS.: Os íntrons são regiões não codantes que possuem papel importante na regulação da atividade gênica, embora seja inativo na codificação da proteína. O splicing é o processo que remove as regiões não codantes. É importante lembrar que alguns genes podem sofrer splicing alternativo, levando à produção de diferentes moléculas maduras de RNAm a partir de um mesmo transcrito inicial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Por que o código genético é considerado degenerado, e qual é um dos pontos positivos disso?

A

Como só existem 20 aminoácidos na natureza, é comum que um único aminoácido tenha mais de um códon, e isso é bom porque minimiza os efeitos de mutações, que seriam muito piores se fossem poucos aminoácidos que pudessem se designar a um códon.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual é o códon que indica o início do processo de tradução e síntese das proteínas? Existe algum semelhante para o códon que indica o fim dessa proteína?

A

O códon inicial é o AUG, enquanto existem três códons de parada, sendo um deles o UAA, UGA e UAG.

CURIOSIDADE | : Os três códons de parada foram nomeados como o âmbar (UAG), a opala ou o umber (UGA) e o ocre (UAA)!

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Qual o sentido da tradução do RNAm?

A

5’ para 3’

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quem é aquele que possui o anticodon e o códon, respetivamente?

A

O RNAt tem o anticodon.

O RNAm tem o códon.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly