Problemas Ambientais Flashcards
Por que a multiplicação excessiva das algas
A eutrofização ocorre em ecossistemas aquáticos, em que a quantidade de nutrientes (nitratos e fosfatos) são absorvidas pelas algas, reproduzindo-se então em excesso, cobrindo a superfície da água e bloqueando a entrada da luz solar, prejudicando a fotossíntese das plantas do substrato e consumindo oxigênio. Com a morte de plantas e peixes, a decomposição aeróbica consome o oxigênio restante
Maré Vermelha é um problema de eutrofização.
Eutrofização antrópica, mais nutrientes, águas mais quentes e calmas
Crescimento das algas que liberam biotoxinas, na relação ecológica de amensalismo, impedindo o crescimento/desenvolvimento de outros seres. Algas dinoflagelados
E natural mas também pode ser estimulado pela ação humana.
Alteração na cor da água causada pela proliferação de microalgas. Possíveis causas, luz solar intensa, aquecendo a água
Consequências comuns: mais clorofila, menos oxigênio,
Poluição biológica
Resulta da presença de micro-organismos patogênicos (bactérias, virus, protozoários, vermes), especialmente na água não tratada. Cuja maior causa é devido à falta de saneamento
Bioacumulacao ou magnificação trófica
Relacionada a componentes tóxicos DDT (organofluorados) e grupos de agrotóxicos que se acumulam nos tecidos biológicos e são passados ao longo da cadeia alimentar. Metais pesados: mercúrio e cádmio. Cádmio de celulares
Acúmulo progressivo de substâncias ao longo dos diferentes níveis da cadeia alimentar. Acumula-se toxinas no fígado, que não consegue liberar
Pirâmide ecológica invertida (produtores menor quantidade de toxinas, últimos consumidores maior quantidade de toxinas)
A bioconcentração acumulada em concentração superior ao ambiente que o organismo habita.
Espécies invasoras / exóticas
Caramujo africano
Abelha europeia
Mexilhão dourado
Também não tem predadores naturais
Javali x Porco
Filhotes de javaporco
Peixe leão, soltos no Oceano. Ataca várias regiões da Costa americana.
Coral sol -
Ou as espécies se adaptam ou morrem.
Competição direta, competição excludente, essas espécies interferem na biodiversidade local.
Por exclusão competitiva, afeta outras espécies locais, diminuindo a biodiversidade.
Explique o ciclo do nitrogênio.
Ocorre em 4 etapas: Fixação, Nitrosacao, nitratação e desnitrificação.
1) Fixação: Transforma o N2 (nitrogênio na atmosfera) em NH3 (amônia). É assimilável/absorvida por poucas plantas — as leguminosas — que possuem as bactérias Rhizobium em suas raízes, numa relação de mutualismo.
2) Nitrificação: É subdividida em nitrosação e nitratação. Na nitrosação, a amônia é transformada em nitrito pelas bactérias Nitrosomonas (NH3 vira NO2).
3) Nitratação: As bactérias Nitrobacter transformam o NO2 em NO3 (nitrito em nitrato). Assim, somente nesta formada (nitrato) é que as plantas podem absorver o nitrogênio através de suas raízes, para então produzirem proteínas.
OBS.: As bactérias realizam quimiossíntese, utilizando a energia química da nitrificação para produzir o próprio alimento.
O gás N2 é devolvido à atmosfera pelas bactérias Pseudomonas, que transformam o nitrato em gás novamente. Assim, o ciclo é fechado.
O que é uma especie exótica? Cite exemplos.
É um tipo de poluição biológica caracterizada pela introdução de uma espécie num ecossistema que não corresponde ao seu natural. Assim, essa espécie invasora não possui predadores nem parasitas naturais e se reproduz muito, tornando-se até um tipo de praga. Essas espécies competem com as originárias do local, o que pode ser muito prejudicial à biodiversidade.
Alguns exemplos são: o caramujo africano, os javalis, o tucunaré da Bacia Amazônica, a formiga Argentina, entre outros.
O que é a eutrofização que ocorre nos ecossistemas aquáticos?
A eutrofização é caracterizada pelo aumento de nutrientes na água, que causa uma reprodução acentuada das algas no local. Essas algas cobrem a superfície da água, bloqueando a entrada de luz. Esse bloqueio levará à diminuição da fotossíntese pelas plantas do substrato, que então vão ir morrendo. Assim, bactérias começaram a fazer a decomposição desses seres, utilizando O2. Basicamente, todo o oxigênio da água vai sendo consumido, até que ela se torne anóxica. No fim, restarão apenas as bactérias anaeróbicas, que já não precisam de oxigênio para decompor.
O que é a chuva ácida é quais gases estão envolvidos?
A chuva ácida é um processo natural que é intensificado pela queima de combustíveis fósseis. Os óxidos mais comuns que reagem com a água para formar a chuva ácida são:
• SO2 + H2O = H2SO3 (ác. Sulfuroso)
• SO3 + H2O = H2SO4 (ác. Sulfúrico)
• NO2 + H2O = HNO2,3 (ácido nitroso, nítrico)
• CO2 + H2O = H2CO3 (ácido carbônico)
Poluição edáfica
Do solo