Síndrome dos Ovários Micropolicísticos Flashcards
Quais são diagnósticos diferenciais que devem ser descartados para diagnóstico de SOP?
Hipotireoidismo, hiperprolactinemia, hiperplasia adrenal tardia, síndrome de Cushing, tumor ovariano ou suprarrenal produtor de testosterona
Qual exame deve ser solicitado para descartar hiperplasia adrenal tardia?
17-OH-progesterona
Quais são as possíveis alterações menstruais?
Amenorreia, devido ciclos anovulatórios por deficiência de progesterona
Quais são alterações metabólicas da SOP?
Resistência insulínicia (acantose nigricans e acrocordons), dislipidemia
Qual o medicamento de escolha para regularização do ciclo menstrual?
ACO combinado com progestágeno anti-androgênico
Qual o medicamento de escolha para resistência insulínica?
Metformina
Qual o medicamento de escolha para hirsutismo?
ACO combinado com progesterona anti-androgênico
Quando recomenda-se espironolactona?
Mulheres obesas com hirsutismo, especialmente se níveis pressóricos elevados
Qual o mecanismo de infertilidade na SOP?
Anovulação
SOP é a causa mais comum de oligo/anovulação em mulheres que apresentam infertilidade. V ou F?
Verdadeiro
Quais são os critérios diagnósticos de Rotterdam?
(1) Hiperandrogenismo clínico ou laboratorial
(2) Distúrbio menstrual ou anovulação
(3) USG TV ou pélvico sugestivo
Quais são os achados sugestivos de SOP em USG?
Presença em pelo um ovário de: 12 ou mais folículos entre 2-9 mm e/ou aumento no volume ovariano > 10 mL
[HOA - GO - 2020]Não representa um benefício do uso da Metformina em pacientes com Síndrome dos Ovários Policísticos:
A. Facilita a perda de peso
B. Aumenta a chance de ovulação
C. Diminui cólicas intestinais
D. Diminui níveis de colesterol e andrógenos
C. Diminui cólicas intestinais
Qual a progesterona de maior efeito anti-androgênico?
Ciproterona
[SES-GO - GO - 2019]No diagnóstico diferencial do hirsutismo, se decorrente da síndrome dos ovários micropolicísticos ou das suprarrenais, é fudamental a dosagem de:
A. Pregnenolona
B. ACTH
C. Testosterona
D. 17-OH-progesterona
D. 17-OH-progesterona
[SES-GO - GO - 2019]Leia o caso clínico a seguir. Menina de 12 anos, sem menarca, com telarca em estágio M4 de Tanner, chega ao pronto-socorro com quadro de dor aguda, em cólica, intensa, em hipogástrico, associada a náuseas, vômitos e posição antálgica. Ao exame físico, palpa-se tumoração de cerca de 10 cm, intensamente dolorosa em FIE. A ultrassonografia mostra útero púbere, com eco endometrial = 5 mm, ovário direito = 6,0 cm³, ovário esquerdo não visualizado e região parauterina esquerda ocupada por tumoração cística com maior diâmetro de 12 cm. Diante do quadro, a hipótese diagnóstica e o tratamento são, respectivamente:
a) malformação mulleriana com obstrução do fluxo sanguíneo - laparotomia.
b) megaureter - tratamento clínico
c) cisto de ovário torcido - laparotomia.
d) megacólon - tratamento clínico.
c) cisto de ovário torcido - laparotomia.
[HOA - GO - 2017]Mulher anovuladora crônica realiza biópsia endometrial no vigésimo dia do ciclo menstrual. Referente a esse quadro, aponte a alternativa que contém o resultado MAIS provável do anatomopatológico:
a) Endométrio atrófico.
b) Endométrio proliferativo.
c) Endométrio misto.
d) Endométrio secretor inicial.
b) Endométrio proliferativo.
Pelo estímulo contínuo de estrógenos sem progesterona, há maior risco de hiperplasia endometrial e câncer de endométrio em mulheres com SOP. V ou F?
Verdadeiro.
[HCG - GO - 2017]A doença dos ovários policísticos, também conhecida como síndrome de Stein-Leventhal:
a) É uma condição patológica comum, que acomete até 20% das mulheres em idade reprodutiva, geralmente mulheres na terceira década de vida.
b) Tem como características sintomatológicas: ovários escleróticos, oligoamenorreia, hiperplasia endometrial precoce e adenocarcinoma de endométrio.
c) Apresenta como características principais: alopecia, acne, hirsurtismo, infertilidade e obesidade.
d) É consequência da produção exacerbada de andrógenos ovarianos: maturação folicular anômala com formação de múltiplos cistos foliculares, atresia folicular prematura e anovulação crônica.
c) Apresenta como características principais: alopecia, acne, hirsurtismo, infertilidade e obesidade.
- [SES-GO - GO - 2017]A Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) é um distúrbio no eixo neuroendócrino reprodutor, associado à alteração morfológica ovariana e à produção androgênica elevada. A característica mais marcante nesta afecção é o hiperandrogenismo associado ao estado de anovulação crônica que, também, pode ser encontrado em outras doenças. Em relação ao diagnóstico diferencial de SOP e a deficiência de 21-hidroxilase de manifestação tardia, o exame auxiliar mais importante é a dosagem de:
a) 17-hidroxiprogesterona
b) Testosterona
c) Cortisol
d) Deidroepiandrosterona
a) 17-hidroxiprogesterona