Sindrome Coronariana/IAM Flashcards
O que é a Síndrome coronariana?
Envolve dois grandes grupos: síndromes coronarianas agudas sem elevação do segmento ST (angina instável e o infarto agudo do miocárdio (IAM) sem elevação do segmento ST) e as síndromes coronarianas agudas com elevação do segmento ST (ou IAM com elevação do segmento ST).
O que significa estar com supra ou sem supra?
Com supra há obstrução total da artéria coronária e sem supra há uma obstrução parcial.
Como classificar?
■■ classe I: assintomático ou angina aos esforços extenuantes;
■■ classe II: angina aos esforços extra-habituais;
■■ classe III: angina aos esforços habituais;
■■ classe IV: angina aos mínimos esforços ou angina ao repouso.
Qual é o pródromo?
Pródromo: desconforto precordial inespecífico, dor prolongada com mais de 20min, em aperto, esmagamento ou compressão, retroesternal, irradiando frequentemente para o lado esquerdo (confunde-se com indigestão); em outros irradia-se para ombros, pescoço, maxilares e região interescapular.
DX?
História de desconforto torácico é o mais importante; exame físico, ECG de 12 derivações em até 10 min e troponina e CKMB.
Como saber que há isquemia miocárdica?
Alterações de repolarização, como inversão de onda T ou infradesnivelamento de segmento ST, e presença de onda Q patológica (área eletricamente inativa).
Qual a conduta para sem supra? E com supra desnivelamento?
- Oxigênio: suplementar por cateter nasal, 2 ou 4 ℓ/min, por 2 a 3 h ou enquanto persistir hipoxemia ao ar ambiente.
- Antiagregaçao plaquetária: AAS
- Clopidogrel
- ECG e enzimas
- Reperfusao: fibrinolítico/trombólise com alteplase nas primeiras 12h de dor.
Qual o tto após estabilizar?
- IECA: agem no processo de remodelação ventricular. Usa-se o captopril, por ser um fármaco já bem estudado e por sua posologia com meia-vida mais curta. Uso por tempo indefinido.
Captopril 6,25-12,5 mg, VO, a cada 8 horas, podendo-se avaliar a resposta e ampliar a dose nas administrações seguintes, se necessário. - Estatinas: Tem o objetivo de manter o LDL-c alvo < 70 mg/dL. Habitualmente, dispõe-se de sinvastatina (20-40 mg, VO, à noite), atorvastatina (20-80 mg) e rosuvastatina (10-40 mg, preferencialmente à noite);
- Cirurgia.