SIMULADO 2 Flashcards
- A adaptação à vida terrestre levou à evolução de sistemas fisiológicos para manter a composição do meio interno dos animais, incluindo seres humanos. Esses sistemas incluem uma variedade de tampões químicos e mecanismos altamente especializados dos pulmões e rins que trabalham em conjunto para regular (1) água, (2) eletrólitos e (3) o pH entre compartimentos intracelular e extracelular. Pequenas mudanças (perturbações) no equilíbrio dinâmico que existem para (1) água, (2) eletrólitos e (3) o pH podem surgir a partir de fontes externas, tais como (1) trauma, (2) mudanças de altitude, (3) ingestão de substâncias tóxicas ou (4) fontes internas, tais como o metabolismo saudável e estado da doença. A correção endógena destes desequilíbrios não pode estar sempre adequada; nesses momentos, o laboratório clínico traz informações valiosas para guiar a terapia.
Verdadeiro
- A água e o sódio corporais estão em um estado de fluxo. Somos vulneráveis a alterações em nossos compartimentos de fluidos e existem vários mecanismos homeostáticos importantes para preveni-las ou minimizá-las. A chave para a sobrevivência e o bem-estar é a manutenção do volume do líquido extracelular (LEC). Os seres humanos privados de fluidos morrem de colapso circulatório após alguns dias como resultado da redução da água corporal total. A falha em manter o volume do LEC e seu impacto no prejuízo da circulação sanguínea leva rapidamente à morte tecidual devido à falta de oxigênio e de nutrientes e à falha da remoção de produtos residuais
Verdadeiro
- A hipernatremia é definida como uma diminuição da concentração plasmática de Na+ . A hipernatremia normalmente se manifesta clinicamente por (1) náusea, (2) fraqueza generalizada e (3) confusão mental.
Verdadeiro
- Desequilíbrio ácido-base é um transtorno fisiológico sistêmico geralmente causado por problemas respiratórios, renais, intoxicações ou problemas metabólicos. Em relação ao desequilíbrio ácido-base, correlacione o grupamento de frases a seguir, de forma que o diagnóstico e ou os sintomas sejam coerentes com o tipo de alteração observada em cada condição clínica.
a) Acidose metabólica
b) Acido respiratória
c) Acidose mista
d) Alcalose metabólica
e) Alcalose respiratória - Crise asmática em portador de hiperglicemia.
- Os rins, se normais, estarão liberando H+ para tentar compensar Essa condição pode ser causada por doenças como enfisema pulmonar, asma e broncopneumonia.
- Os pulmões se normais estarão compensando e tentando manter a pressão parcial de gás carbônico mais alta. Isso pode ocorrer na Intoxicação acidental com bicarbonato de sódio.
- Oxigênio terapia excessiva com baixa pressão parcial de gás carbônico
- Os rins, se normais, estarão liberando H+ para tentar compensar, assim como o pulmão estará tentando manter maior a pressão parcial de oxigênio. Pode ocorrer em situações onde há greve de fome
b) 1-e; 2-b; 3-a;4-c; 5-d
- Em relação ao equilíbrio ácido-base é correto afirmar:
- Alterações nas concentrações de: H+, bicarbonato e pO2 alteram o pH sanguíneo;
- A hemoglobina exerce função tamponante no sangue, assim como o tampão bicarbonato e o tampão fosfato;
- A anidrase carbônica é uma enzima extremamente importante na manutenção do equilíbrio ácido-base. Essa enzima pode ser encontrada em diferentes tecidos como os rins e pulmões;
- Dor e ansiedade podem interferir na gasometria.
- A coleta ideal da gasometria consiste em não usar torniquete, usar agulha e seringa durante a coleta e evitar o contato com o ar;
d) Todas as alternativas são corretas;
- Dois pacientes, coincidentemente chegam no início da tarde ao pronto atendimento de COVID-19 queixando-se de mal estar respiratório. Embora, ambos não apresentem sintomas específicos relacionados ao vírus SARS-Cov-2, rapidamente são atendidos. Os pacientes apresentam PCR para COVID negativo e os demais resultados dos exames são mostrados na tabela a seguir.
- Paciente 1 poder estar com acidose respiratória e o paciente 2 com alcalose metabólica.
- O paciente 2 está compensando a alcalose metabólica via tentativa pulmonar. De acordo com os resultados obtidos, a compensação do desequilíbrio acido-base por via renal pode estar comprometida no paciente 2.
- Tanto o paciente 1 como o paciente 2 são diabéticos, sendo que o paciente 1 encontra-se em acidose devido ao descontrole glicêmico.
- A hiperventilação mecânica, com aumento da pressão parcial de oxigênio pode ser uma das causas do quadro clinico observado no paciente 1.
Em relação ao quadro clínico fornecido, analise as frases e escolha a alternativa correta
b) São corretas apenas as alternativas I e II..
1. Paciente 1 poder estar com acidose respiratória e o paciente 2 com alcalose metabólica.
2. O paciente 2 está compensando a alcalose metabólica via tentativa pulmonar. De acordo com os resultados obtidos, a compensação do desequilíbrio acido-base por via renal pode estar comprometida no paciente 2.
- Enquanto os erros (1) são imprevisíveis e se distribuem aleatoriamente ao redor do valor verdadeiro, os erros (2) são consistentes e tendem a afetar todas as medições de maneira previsível, desviando-as em uma direção específica. A identificação e correção desses erros são essenciais para garantir a precisão e a confiabilidade dos resultados experimentais.
Um exemplo de erro (3) é de uma balança de laboratório que sempre indica um valor ligeiramente maior do que o verdadeiro peso devido a uma calibração imprecisa. Outro exemplo de erro (4) ocorre quando uma pipeta de 1000 uL está com um erro de 0,5% a menos no valor medido. Os números 1, 2, 3 e 4 podem, respectivamente, serem substituidos por:
d) Aleatórios, sistemáticos, sistemático; sistemático
- (FUVEST-SP) O limite máximo de “ingestão diária aceitável” (IDA) de ácido fosfórico, aditivo em alimentos, é de 5 mg/kg de massa corporal. Calcule o volume de refrigerante que uma pessoa de 60 kg deve ingerir para atingir o limite máximo de IDA. Considere que o refrigerante contém ácido fosfórico na concentração de 0,6 g/L.
a) 0,5L
- Determinado aparelho realiza a análise de 15 exames por hora. Indique quantos exames esse laboratório realizara em uma rotina de oito horas semanais de segunda a sábado.
b) 720 exames
Laboratório é condenado a indenizar devido a erro no resultado de exame. O 2º Juizado Cível de Ceilândia condenou um laboratório a indenizar uma paciente em virtude de falha na prestação dos serviços. O laboratório recorreu, mas a sentença foi mantida, à unanimidade, pela 3ª Turma Recursal do TJDFT” (Fonte: https://www.tjdft.jus.br)/. O texto relata um acontecimento temido na área de saúde: o erro. O erro do tipo reprodutível, ou seja, aquele que se repete n vezes, caso a medida seja realizada n vezes, seguindo sempre o mesmo procedimento é chamado de:
c) Erro sistemático
UEZO/2012 – modificada) Na Lei de Lambert-Beer:
c) Verifica-se uma relação linear entre absorbância ou densidade ótica e concentração, e de uma relação logarítmica entre transmitância e concentração
- (IADES/ PC-DF/ 2016 - modificada) A espectrofotometria é uma técnica analítica utilizada para determinação de espécies químicas usando a luz. Essa técnica utiliza-se dos princípios propostos por Lambert-Beer (1852). No que se refere aos conhecimentos a respeito dessa técnica, e considerando a Lei de Lambert-Beer, assinale a alternativa correta.
c) A concentração de uma substancia química é diretamente proporcial a absorbância de luz em uma determinada faixa de concentração.
- A Colorimetria e a Espectrofotometria podem ser conceituadas como:
a) Um procedimento analítico através do qual se determina a concentração de espécies químicas mediante a absorção de energia radiante (luz).
- Analise as frases a seguir indicando se as mesmas são verdadeiras (V) ou falsas (F). Posteriormente escolha a alternativa que representa a sequência correta de verdadeiros e falsos.
( ) O hipotálamo controla a sede assim como sinaliza para a hipófise acerca da diurese adequada, sendo um órgão importante na manutenção do equilíbrio hídrico.
( ) São sintomas da desidratação: boca seca, pele seca e taquicardia, ou seja, batimentos cardíacos superiores a 100 batimentos por minuto.
( ) Na sudorese, o equilíbrio hídrico é parcialmente mantido pela diminuição no sangue de aldosterona.
( ) O hormônio antidiurético, também conhecido como angina-vassopressina (AVP) controla o volume urinário. Ou seja, quando aumenta a ingestão de água, aumenta a concentração de hormônio antidiurético no sangue e o indivíduo urina mais.
( ) A perda insensível de água ocorre através da perspiração e da respiração.
( ) Doença renal crônica, caracterizada por fibrose de células justaglomerulares renais, pode resultar em menor síntese de renina
b) V; V; F; F; V; V;
- Mariah, uma senhora de 46 anos, queixa-se de edema, tonturas e cansaço generalizado. São realizados alguns exames de sangue cujos resultados são demonstrados na tabela a seguir. Analise as assertivas e escolha a alternativa correta:
i- Os sintomas da paciente condizem com o excesso de aldosterona sérica observada.
ii- Devido as alterações observadas deve-se atentar-se a uma possível possibilidade de a paciente apresentar alcalose metabólica.
iii- O fato da concentração de renina e de ECA estarem normais e de aldosterona aumentado indica a suprarrenal como um alvo a ser melhor pesquisado.
iv- As células justaglomerulares estão respondendo a hipernatremia, indicando que o problema pode não ser renal.
e) I, II, III e IV