Servidores Publicos Flashcards
Tempo de serviço do servidor público
estudamos, se o tempo de serviço é prestado a qualquer dos Poderes do DF ele é considerado como exercício efetivo, sendo computado para:
• progressão funcional,
• concessão de licença-prêmio e • aposentadoria.
A questão afirma que não vale para aposentadoria. Portanto, errada a questão.
Funções de confiança destinam-se apenas a:
Função de direção, chefia, e assessoramento
Para estabilidade
Quando o servidor público do DF passa por estágio probatório, ele estará sujeito a ser subme- tido a uma avaliação especial de desempenho (além da avaliação periódica). Para isso, será constituída uma comissão especial para essa finalidade.
Em caso de extinção de cargo público
, o servidor público estável do DF que o ocupava ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até o seu adequado aproveitamento em outro cargo.
Hipóteses do servidor perder o cargo público
Existem 3 (três) possibilidades para que o servidor público estável venha a perder o cargo: • sentença judicial transitada em julgado; • mediante processo administrativo em que lhe sejam assegurados o contraditório e a ampla defesa; • mediante procedimento de avaliação periódica de desempenho, na forma de lei comple- mentar, assegurado o contraditório e a ampla defesa.
A remuneração por subsídio não representa prerrogativa exclusiva de determinados agentes públicos, podendo ser fixada para servidores públicos organizados em carreira.
Excelente questão e que causou polêmica quando de sua aplicação. Atente-se para o que o examinador afirma: receber por subsídio não é exclusivo de alguns agentes públicos. Perfeito! É exatamente isso. Alguns agentes públicos recebem exclusivamente, mas isso não significa que outros também não possam receber, desde que organizados em carreira. Esse é o teor do art. 33, §§ 5o e 6o.
servidor estável cuja demissão for invalidada por sentença judicial será
Invalidada
Havendo compatibilidade de horários, servidor público do DF que ocupa cargo de professor pode acumular remuneração de cargo de professor ou de cargo téc- nico ou científico.
Servidores públicos do DF não estão lá ia com figurados na LODF
etência privativa do DF.
b) A administração fazendária e seus agentes fiscais, aos quais compete exercer privativamen- te a fiscalização de tributos do DF, terão, em suas áreas de competência e jurisdição, precedên- cia sobre os demais setores administrativos, na forma da lei.
10) Os servidores do DF têm direito a participar na elabora- ção e alteração dos respectivos planos de carreira