Semiologia Vascular Flashcards

1
Q

É o primeiro sistema orgânico que começa a funcionar aos 22 dias de desenvolvimento, pela necessidade respiratória, nutritiva e excretora.

A

Sistema Vascular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Pode ocorrer durante toda a vida, deriva da formação de capilares a partir do brotamento de vasos preexistentes.

A

Angiogênese.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O exame clínico vascular se baseia em 5 Ps. Quais são eles?

A

Pain (dor), palidez, parestesia, paralisia e pulso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

A natureza da lesão do vaso pode ser: degenerativa, inflamatória, _______, compressiva, _______ ou ______.

A

Traumática; Funcional; Embólica.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Também conhecida como doença de Buerger, é uma doença vascular inflamatória oclusiva. Envolve artérias e veias de pequeno e médio calibre, em geral nas porções distais dos membros. Atinge mais homens, menores de 40 anos e tem uma forte relação com o tabagismo.

A

Tromboangeíte Obliterante.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

A ____ consiste no bloqueio ou estreitamento de uma artéria nas pernas ou braços, geralmente devido a aterosclerose e resultando em diminuição do fluxo sanguíneo. Atinge mais homens com mais de 50 anos.

A

DAOP (Doença Arterial Obstrutiva Periférica).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

A Arterite Primária da Aorta (Arterite de Takayasu), atinge mais ______ com menos de __ anos.

A

Mulheres; 40.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Pessoas que trabalham em câmaras frias ou com produtos químicos são mais predispostas a desenvolver o _______ de _______.

A

Fenômeno de Raynaud.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

________ intermitente é patognomônico de doença arterial obstrutiva crônica

A

Claudicação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Dor ou sensação de cansaço que surge durante deambulação, desaparecendo com o repouso, é progressiva com o tempo (pode aumentar ou diminuir - circulação colateral).

A

Claudicação Intermitente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Na obstrução aguda surge com forte intensidade, com outros sinais: palidez e esfriamento do segmento afetado, parestesias e perda de função.

A

Dor em repouso.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A dor em repouso é aliviada quando o paciente deixa as extremidades _______ - “aumento da cabeça de pressão”, elevação da pressão ______ pela gravidade.

A

Pendentes; Hidrostática.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Ausência ou diminuição da circulação torna a pele _____.

A

Pálida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Coloração azul-arroxeada causada pela congestão sanguínea, devido ao fluxo diminuído (mais lento), que se acumula em certas regiões, o qual acaba por reduzir o O2 nas hemácias, alterando sua coloração.

A

Cianose.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Livedo reticular ou ____ _______, é uma alteração vascular que ocorre em resposta ao ____, principalmente em jovens do sexo feminino.

A

Cutis marmorata; Frio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Síndrome decorrente da obstrução da aorta terminal e ilíacas, mais comum em homens. Gera uma tríade clássica: Claudicação de glúteos, ausência de pulsos femorais e impotência sexual.

A

Síndrome de Leriche.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

O tabagismo está diretamente relacionado com duas afecções, quais são?

A

Tromboangeíte obliterante e Aterosclerose periférica.

18
Q

Presença de tumor ou hematoma pulsátil pode indicar?

A

Aneurisma ou falso-aneurisma.

19
Q

Qual o teste em que se eleva o membro inferior em 60º e quando o sinal é positivo para doença arterial ocorre o surgimento de palidez no membro afetado?

A

Prova de Buerger

20
Q

Qual o nome do teste que coloca o membro em posição pendente após elevação, e se positivo (indica obstrução) ocorre demora para o enchimento sanguíneo (normal = enchimento em 10 segundos), e quando acontece gera uma hiperemia do membro, pela vasodilatação.

A

Prova de Collens-Wilersky ou teste da Hiperemia reativa.

21
Q

Teste que avalia a circulação colateral da mão através da avaliação das artérias ulnar e radial.

A

Teste de Allen.

22
Q

Teste que consiste em comprimir com o polegar as artérias radial e ulnar, e pedir para o paciente abrir e fechar o punho 10x, gerando palidez do membro, após é aberta uma das artérias, o teste é positivo se a cor/sangue demorar mais de 5 segundos para voltar a palma da mão (artéria com obstrução). Faz-se o teste nas duas artérias.

A

Teste de Allen.

23
Q

Atrofia parcial do membro, da massa muscular, pele seca, descamativa, perda de pelos e unhas espessadas e quebradiças, são sinais de?

A

São sinais de baixa nutrição sanguínea, ou seja, o fluxo sanguíneo dessa região está comprometido, provavelmente em decorrência de uma obstrução.

24
Q

Respectivamente na palpação e ausculta, o fluxo turbilhonar gerado por uma estenose severa arterial ou fístula arteriovenosa pode ser observado como?

A

Na palpação = Frêmito; Na ausculta = sopro.

25
Quais artérias devem ser palpadas no exame físico vascular?
Artérias: temporal, carótida, subclávia, axilar, ulnar, radial, aorta abdominal, ilíacas externas, femorais, poplíteas, tibial posterior e dorsal do pé
26
A ausculta dos pulsos arteriais deve ser feita sobre as artérias carótidas, subclávias, aorta e seus ramos, femorais e poplíteas, ou onde há suspeita de doença arterial. Quanto maior a _______ maior será o _____ sistólico.
Estenose; Sopro.
27
Nos ______ poderá ser ouvido sopro suave. E nas FAV sopro ______ e _______, intenso e rude - chamado maquinaria.
Aneurismas; Sistólico e Diastólico.
28
O _____ _____-_____ (ITB) é o primeiro, o mais simples e o mais importante teste não invasivo para detecção de doença arterial obstrutiva periférica. Objetivo: media a integridade da circulação arterial dos membros inferiores.
``` Índice Tornozelo-braço. >1,3 - não compressível 0,91 - 1,29 - normal 0,41 - 0,90 - DAOP leve a moderada 0 - 0,4 - DAOP grave ```
29
Nos membros inferiores existem as veias denominadas _______, que conectam as veias profundas com as superficiais.
Perfurantes.
30
Varizes só acontecem com as veias do sistema venoso _______. Varizes são veias dilatadas da pele.
Superficial.
31
85-90% do deságue é feito pelo sistema venoso ______.
Profundo.
32
As Insuficiências venosas crônicas são mais comuns no sexo _______ e quanto _____ a idade são mais frequentes. A história ______ é determinante no aparecimento das doenças venosas. A profissão (longos períodos de exposição ortostática), aumenta os riscos de varizes.
Feminino; Maior; Familiar.
33
A __ pode ser em caráter de queimação, peso ou cansaço. Ocasionada pela distensão das paredes venosas ou por aumento da tensão nos tecidos.
Dor.
34
Na inspeção (em pé), é importante observar os membros inferiores, e ter em atenção os sinais de insuficiência venosa crônica: ________, veias varicosas (varizes), veias reticulares, _____, alterações cutâneas ou úlceras.
Telangiectasias; Edema.
35
Teste de _____, consiste em desencadear impulsões com o dedo sobre um segmento venoso e interceptá-las a montante (contrário ao fluxo sanguíneo), A dificuldade consiste em distinguir as impulsões transmitidas pelo trajeto venoso, das transmitidas pelo tecido adiposo.
Schwartz.
36
Teste Rima-Brodie-__________: Manobra para diagnóstico de refluxo venoso. Após elevação membro inferior a 45o e esvaziamento das veias, coloca-se garrote na raiz da coxa para compressão da JSF, solicitando, então, que o paciente levante. O não enchimento das varizes, sugere refluxo exclusivamente proveniente da JSF (manobra positiva). A retirada do garrote com enchimento das varizes confirma o achado. O enchimento das varizes mesmo com o garrote na coxa caracteriza presença de refluxo proveniente de ________ (manobra duplamente positiva).
Trendelenburg; Perfurantes.
37
Provas de permeabilidade do sistema profundo: Prova de ______. Paciente em pé, coloca-se garrote abaixo do joelho ou ao nível da coxa e solicita-se ao paciente que faça exercício – deambulação. Se o sistema profundo estiver aberto, haverá esvaziamento das varizes (sistema superficial estará ocluído). Prova positiva há o aumento da turgência das varizes e surgimento de dor, indica obstrução do sistema venoso profundo. Ou seja, se as varizes não encherem novamente, a insuficiência venosa está somente no sistema superficial, e se elas encherem o sistema venoso profundo também é insuficiente.
Perthes;
38
Existem 3 sinais associados a Trombose Venosa Profunda (TVP): ______: Dor na panturrilha após dorsiflexão passiva do pé. Moses ou Bancroft: Dor na compressão da musculatura da ______ contra o plano ósseo. ______: Menor mobilidade da panturrilha quando comparada com o outro membro.
Homans; Panturrilha; Bandeira.
39
o ______ é uma doença crônica e incurável, onde acontece uma insuficiência do sistema linfático, acarretando a um transporte irregular de linfa, aumentando assim o acúmulo de líquido intersticial (3º espaço) = edema.
Linfedema.
40
O linfedema _______, aparece antes dos 2 anos de vida (congênito), de 2 a 35 anos de vida (primário precoce) e primário tardio aparece após os 35 anos. Acontece por uma insuficiência linfática congênita, pode viver normal ou se apresentar após alguns anos ou devido a alguma causa externa.
Primário.
41
O linfedema _______ pode ser pós-infeccioso, pós-cirúrgico, pós-traumático, pós radioterapia e neoplásico.
Secundário.